Arquivos mensais: fevereiro 2012

Crianças recebem diplominhas ao completar 6 anos

A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da cidade de Monte Aprazível, Diocese de Saõ José do Rio Preto, no dia 5/2/2012 fez a entrega de  diplominhas para 18 crianças que competaram seus 6 aninhos, após a entrega dos mesmos, teve a benção para as crianças e um delicioso lanchinho para celebrar esta data. Que Deus abençoe todas essas crianças. Amém!{jcomments on}

ENCONTRO ESTADUAL NO PARÁ

Nos dias 24 a 27 de fevereiro de 2012, realizou-se no estado do Pará um encontro com todos os coordenadores de setor e de núlcleo tendo como assessoria de Jaqueline Reinaldi da coordenação nacional, com o apoio de Ir. Irma Silva coordenadora estadual do estado da Paraiba, e Ir. Veneranda Alencar coordenadora do estado do pará.

O mesmo teve como objetivo o repasse da assembleia nacional, realização de oficinas de Reunião de Avaliação e reflexão – RRA. Vivenciamos a espiritualidade com o tema ” Nova Evalização” coordenada por Dom Jesus bispo responsavel pela Pastoral da Criança no regional norte II da CNBB. No domingo tivemos a Santa Eucaristia celebrada por Dom Teodoro bispo auxiliar da Arquidiocese de Belem. Agradeço a Deus por esta oportunidade em poder contribuir com a formação dos coordenadores do estado do Pará, foi um encontro muito rico e proveitoso, a troca de experiencia entre os coordenadores enriqueceu nossas oficinas. Muito obrigada estado do Pará pela acolhida e experiencia missionária.

 

colaboração

Ir. Irma Silva

pequenos gestos grande conquista

Entrega da maquina de moer graos

 

Pra fazer caridade não necessita ir ao longe, basta olha para o lado! Dom Helder. Com base nessas palavras muitas empresas estão se mobilizando em contribuir pra os mais próximos. Um grande exemplo é a Rotary club que tornou um grande parceiro da nossa arquidiocese e o primeiro passo que deram foi a doação de 4 maquinas de moer grãos. O setor recife foi contemplada com uma que ficou na comunidade do ipsep na paróquia de nossa senhora da conceição aparecida, onde é um ponto central do setor.

A maquina é de ultilidade para todas as comunidades, com serventia maior a pastoral da criança para moer todos os tipos de grãos, com finalidade de preparar alimentação alternativa para as crianças em desnutrição. Estavam presentes representantes do Rotary Sra. Oneida Galvão e Sr. Eduardo Galvão Sr. Antonio Maciel e da pastoral da criança Sra. Nadja rebelo, Sra Socorro Aguiar, Sr. Francisco Ferreira coordenador do setor recife, Sra kilma coordenadora de área, Sra. Ernestina coordenadora da comunidade escolhida.

As demais maquinas estão situadas na comunidade de caetés em abru e lima na paróquia de são José com o padre Manoel (diretor espiritual da pastoral da criança na arquidiocese), também esta na comunidade do município de cabo de santo Agostinho na paróquia de são José com o padre Rivadavio, na comunidade de vasco da gama com o padre Amaurilio. Estamos muito felizes e agradecidos a deus e ao doadores que nos propocionaram esse maravilhoso presente.

                                                                      Wandson santos

                                                     Multiplicador de ação comunicação popular

                                                                         Setor Recife

ASSEMBLEIA ESTADUAL DO PARÁ

A Pastoral da Crinança realizou a Assembléia Estadual na Casa de Encontro Monte Tabor no Distrito de Icoraci- Belém-PA nos dia 24, 25,26 e 27 de fevereiro de 2012. Com a finalidade de planejar as ações e repassar as informações da Assembléia Nacional.

Estiveram presentes as coordenadoras de setor, núcleo, estadual e nacional. Tivemos um momento de Espiritualidade com o tema: A nova Evangelização coordenada por Dom Jesus Maria, Bispo da Prelazia de Cametá e acompanhante da Pastoral. Tivemos também a colaboração de Dom Teodoro Mendes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Durante a Assembléia tivemos a participação de 10 líderes para participarem da RRA(Reunião para Reflexão e Avaliação) coordenada pela Jacqueline da coord. Nacional e Ir. Irma coordenadora do Estado da Paraíba.

 

Colaboração: Eliana Rodrigues, Carmem Lucia e Pirí.

Encontro de Missionários Leigos da Pastoral da Criança no Amazonas

Missionarios Amazonas

Missionários de diversas regiões do país estão reunidos no Amazonas, de 12 a 18 de fevereiro para avaliar e planejar os trabalhos das seis equipes missionárias no ano de 2012, estão reunidos no Centro sócio-educativo Vicente Pallotti em Manaus.

O encontro tem também a presença de membros da coordenação nacional. Ana Ruth Rezende Góes abordou os temas de Oficina Contínua Integrada e falou sobre a atualização do Guia do Líder para países da língua portuguesa, Padre Ademar Rover falou sobre os assuntos de psicologia para melhor se viver em comunidade, a Marluzia Maria Pessoa e Adriana Aleixo Sena abordam os temas de planejamento participativo.

São 15 missionários leigos atuando em comunidades do Maranhão e Amazonas, em ações de implantação e fortalecimento da Pastoral da Criança em ramos (paróquias) onde o trabalho não existe, ou é insipiente. Cada grupo, geralmente de três pessoas, atua numa determinada paróquia durante 11 meses, capacitando e estruturando a Pastoral da Criança. Ao final do ano, promove a indicação da equipe de coordenação que manterá o trabalho depois da partida do grupo.

Os missionários vieram da Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Amazonas, São Paulo, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Com quatro grupos, o Amazonas tem o maior número de equipes de missionários. Dois estão no Maranhão.

Além da participação dos coordenadores de dioceses onde estão atuando, os missionários contaram com a presença da coordenadora estadual do Amazonas Delzimar onde acolheu a todos de braços abertos.

Pastoral da Criança de Pesqueira-PE e o Projeto Pedro Pernambuco

aleitura

O projeto de leitura infantil que recebe baús de livros do empresário Pedro Pernambuco tem fortalecido a Ação Brinquedos e Brincadeiras da Pastoral da Criança no mundo da leitura.

A iniciativa do projeto vem buscando a motivação infantil e a dinâmica para incentivar as crianças a viajar no mundo da leitura.

Toda criança tem direito a leitura!

Dalmo Leite

Multiplicador da Ação Comunicação Popular

Diocese de Pesqueira-PE

 

aleitura1 aleitura3

aleitura2

Pastoral da Criança do Estado da Paraíba tem participação na comissão de “CEBs” .

 

Comissão de “CEBs” Comunidades Eclesiais de Base na Paraíba se reuniu para debater tema da Campanha da Fraternidade 2012

CF 2012 – Tema: “Fraternidade e saúde pública”, Lema: Que a saúde se dinfunda sobre a terra. (cf. Eclo. 38,8).

Objetivo do encontro é que as comissões de cada Diocese façam esse estudo de aprofundamento nas paróquias de todas as dioceses, uma vez que o tema da Campanha da Fraternidade 2012 é de suma importância para as nossas comunidades. Movidos pela fé e esperança em busca de comunidades unidas promovendo a dignidade de vida e a melhoria da saúde pública nas comunidades. Com esses pensamentos aconteceu nos últimos dias em Campina Grande-PB um encontro de formação em Saúde Pública / SUS com a presença do Professor, Medico Sanitarista, Sindicalista o Dr. Edinaldo e Controle social na saúde com a Facilitadora: Irene da Conceição de Freitas, como também da Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança a Ir. Irma Rodrigues e outros Coordenadores Paróquias e Lideres.   Durante três dias as comissões Diocesanas se capacitaram para atuarem juntos a cada comunidade e grupos pastorais. Essa comissão que na Diocese de Cajazeiras é composta por Ir. Natalia Coordenadora das CEBs Comunidades Eclesiais de Base, Padre Beto que o mesmo representa a Diocese de Cajazeiras no Regional da CNBB Nordeste II e representantes da  Paróquia de Aparecida, Paróquia do Lastro, Paróquia de Vieirópolis, Paróquia de Jericó, Paróquia de Sousa, Paróquia de Pombal.  Devemos sem duvida trabalhar nessa campanha da fraternidade 2012 a união e o acolhimento na visão das nossas unidades de saúde seja ela de baixa complexidade ou alta complexidade, que a igreja com as suas pastorais possa trabalhar em cima da prevenção e conscientização dos povos das nossas comunidades, hoje vivemos em mundo onde não há uma educação para a saúde e se não houver a prevenção nada vai mudar por que a conscientização é lenta e transformadora. A sociedade esta a cada dia mais alienada hoje virou moda ir ao medico todos os dias!  A igreja deve mostrar aos profissionais da saúde o cuidado missionário que cristo teve com os mais necessitados disseminar a espiritualidade do cuidar, difundir e dar continuidade a ação de Jesus que seja resgatada a dignidade movimento do meio social qualificando a comunidade cristã e esclarecendo o conceito de saúde numa perspectiva de qualidade de vida. O lema da Campanha da Fraternidade é muito oportuno porque, baseado no livro do Eclesiástico, clama que a saúde se difunda sobre a Terra. Quer dizer, sabemos que fazer saúde e promover saúde não são simplesmente tratar o doente. Com bem disse: José Bernardi,
frei capuchinho
.

É, talvez, mais ainda, prevenir as doenças. Daí a importância das igrejas, das comunidades, de todas as pastorais se envolverem nessa campanha para que ela de fato seja promotora de saúde, para que a população tenha acesso à saúde quando precisa, e, sobretudo para que possa ter uma vida saudável.

 

Da redação com Aparecida Ferreira comunicadora da Pastoral da Criança/ PASCOM: Pastoral da Comunicação na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Aparecida-PB.

Missa celebrada nos festejos de Padroeiro em Jataúba-PE recorda 2 Anos da Morte da Dra. Zilda Arns

azilda2

Missa celebrada na ocasião dos festejos do padroeiro São Sebastião em Jataúba-PE, recordou dois anos da morte da Dra. Zilda Arns Neumann, vítima do terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, e fez homenagem, agradecimento e reflexão sobre a importância das Ações da Pastoral da Criança junto às famílias e às crianças, para lembrar o amor e dedicação a fundadora Zilda, que multiplicou com seu amor a importância de fazer com que todos tenham vida em abundância.

Padre Samuel Briano, junto com os líderes e toda comunidade, lembrou o trabalho realizado na paróquia e a importância da força voluntária dar continuidade ao trabalho que eles realizam.

Dalmo Leite

Multiplicador da Ação Comunicação Popular

Diocese de Pesqueira-PE

           azilda1       azilda

itapissuma na confraternizaçao de natal

Festa de natal no ramo de são Gonçalo em itapissuma PE

 

Depois de passarmos o ano trabalhando juntos com a colaboração de mães e crianças assistidas pela pastoral no dia 23 de dezembro de 2011 as 18:00h nos unimos a elas pra o ultimo evento do ano pela pastoral da criança que foi uma festa natalina em frente da igreja matriz de são Gonçalo do Amarante na cidade de itapissuma-PE.

Não podíamos deixar de contar com nossos parceiros nessas horas importantes, onde contamos com a colaboração da escola necy amazonas, do padre flavio administrador paroquial, das lideres e apoio da pastoral da criança.

com essa unidade fizemos uma belissima festa de natal, onde tivemos a apresentaçao de crianças que cantaram musicas natalinas e canto gregoriano. apos um bela oraçao tivemos um jantar maravilhoso e a presença de papai noel que destribuiu presentes a todas as crianças.

                                                                           Maria helena cordeiro

                                             

              Multiplicadora em ação comunicação popular

                                                                               Setor Olinda-PE

MULTIRÃO EM BUSCA DE LÍDERES

                           “Tudo posso naquele que me fortalece”

        O Ramo São Miguel Arcanjo, municipio de São miguel do Guamá/PA, pertencente a Diocese de Bragança/PA, iniciou um multirão em busca de líderes,  o mesmo  acontece no período  de 11 a 13 de fevereiro de 2012. Temos o objetivo de também resgatar líderes que evadiram por algum motivo e conquistar novos lideres, apoios, parceiros enfim, queremos ampliar nossa missão de levar vida as familias gestantes e crianças do nosso ramo. Na ocasião acontece também na sede da Pastoral local   capacitação para 15 líderes. Que o bom Deus abençõe nossa missão!

 

colaboraçaõ

Ir. Elizete Pires