Arquivos mensais: abril 2012

MOMENTO DE FORMAÇÃO NO SETOR BREJO- MA

Nos últimos dias 22 e 23 aconteceu no Setor Brejo/MA a primera capacitação em Mobilização e tratamento da agua para Capacitadores a mesma aconteceu no Ramo Nossa Senhora da Natividade em Urbano Santos e contou com 18 participantes o momento  foi assessorado por Mazé do Ramo São Bernardo,Gloria de Coelho Neto e Alfredo do Setor Coroatá, aconteceu tambem uma Capacitação de lideres em OFCI no ramo N.Sra. de Nazaré em Tutoia a segunda no setor o momento foi acessorador pelo capacitador Alfredo e Thiago Bastos e com a presença da coord. de setor D. Sonia, e a tarde acompanhamos um momento de celebração da vida na comunidade Mangueira no Ramo N.Sra. da Conceição em Tutoia Velha foi um momento de grande alegria para os lideres e familias acompanhadas desses dois ramos. Um Grande Abraço  a todos.

MOMENTO DE FORMAÇÃO NO SETOR COROATÁ- MA

Aconteceu no Setor Coroatá MA no Ramo São Raimundo Codó, uma capacitão para Capacitadores em OFCI,a mesma aconteceu no dia 30 e 31 de março de 2012 A capacitação foi dividida em 2 momentos a primera foi trabalhadas a OFCI acessorada por Antonia Figueiredo coord. do Setor e Oficina das campanhas acessorada por Arleia da equipe do setor da pastoral,no segundo momento foi um momento de espiritualidade acessorado pelo Pe. José Francisco do Ramo São Raimundo Codó que falou sobre a importancia da oração do Pai nosso.

lembrando ainda que aconteceu no dia 27 de abril um OFCI dessa vez aconteceu No Ramo Nossa Senhora da Conceição em Nina Rodrigues Ma esta incluiu todos os ramoS que compoe a area 3, sem mais para o momento abraço a todos

QUERIDAS LIDERES

 

 

  A PAZ DE JESUS A TODAS!!

 

     BOM DIA, SOU VANESSA PARTICIPO DA PASTORAL DA CRIANÇA DE CAMPO GRANDE/MS, E HOJE ESTOU AQUI PARA PEDIR TROCAR IDÉIAS COM VOCÊS, TRABALHAMOS A POUCO TEMPO COM APSTORAL TEM UM ANO SOMENTE, NOS CAPACITAMOS E REABRIMOS A PASTORAL DE NOSSA COMUNIDADE QUE ESTAVA INATIVA POR FALTA DE VOLEUNTÁRIOS, E HOJE SOMOS EM 4 PARA REALIZAR ESTE TRABALHO, PEÇO ENCARECIDAMENTE A VOCES QUE ESTAO A TANTO TEMPO TRABALHANDO COM PASTORAL, IDÉIAS QUE NOS POSSAM A AJUDAR A CRESCER OS NUMEROS DE FAMILIAS ATENDIDAS CADA VEZ MAIS..

 

OBRIGADA E OTIMO DIA!!

Setor Santarém

Caros lideres da Pastoral de Santarém

Graçpa e Paz!

   A Pastoral da Criança da Diocese de Santarém convida a avançar para as águas mais profunda lc 5,4.

 

          Este ano, priorizamos as visitas aos ramos para:conhecer,escutar e sentir a realidade dos líderes,coordenadores e famílias que a Pastoral da Criança acompanha nesta imensa Diocese de Santarém-PARÁ.Aos poucos vamos descobrindo os rostos de tantos líderes voluntarios que são movidos por Cristo.

Nas visitas feitas aos ramos, percebemos a generozidade dos líderes em se doar para Pastoral da Criança, enfrentado as enchentes do rio amazonas  e tapajós, sempre ali emissão indo e vindo de canoa a pé,eles estão nas visitas, celebração da vida,e reunião de reflexão avaliação. Presenciamos depoimentos de vida e coragem  das lideres em superar limites , distâncias , cansaços ,incompreensões para que todas as crianças e gestantes tenham uma vida melhor.

Desejamos que a semente da pastoral seja semeada em outras paróquias onde não existe.

Agradecemos o apoio e o incentivo de todos.

Saudações em Cristo Equipe do setor 27 Santarém- Pará

 

Trilha ciclista em Dom Eliseu/PA

Aconteceu no dia 22 de abril no Ramo Nossa Senhora Aparecida, município de Dom Eliseu /PA uma TRILHA CICLISTICA em prol da construção da Sede Paroquial da PC. O evento foi organizado pela coordenadora de Ramo  Irmã Mrieta de Jesus Alexandre (Missionária de Santa Teresinha) juntamente com sua equipe e os voluntários e parceiros da Pastoral da Criança neste municipío.

O mesmo teve inicio com a Santa Missa presidida pelo Pároco Pe. Ronaldo seguido da bênção e largada dos ciclistas percorrendo algumas ruas da cidade com destino ao Parque Municipal de Exposição, com vendas de comidas típicas e entrega de troféus para os que chegaram em 1º, 2º e 3º lugar. O resutado foi bem vpositivo e agradecemos a todos os colaboradores, organizadores e participantes

Colaboração das Irmãs Veneranda, Lucidrene e Marieta (MST) trio parada dura rsrsrsrs

     

 

     

 

 

 

 

PASTORAL DA CRIANÇA E SENAR

Desde o ano de 2012 a Pastoral da Criança do município da Lapa – Paraná vem realizando cursos em parceria com o SENAR- para líderes e mães acompanhadas pela Pastoral. Nesta parceria também estão agricultores, sendo a maioria da agricultura familiar, de onde adquirimos os produtos necessários e também integrantes do Lar e Educandário São Vicente de Paulo, onde a Pastoral da Criança tem sua sala da coordenação para a formação contínua e a cozinha comunitária usada para as oficinas de alimentação.

No ano anterior aconteceram cursos sobre conservas, geléias, panificação, culinária básica, receitas aproveitadas para enriquecer o lanche das crianças no dia da celebração da vida. Esse ano o primeiro curso foi sobre a transformação da mandioca, produto bastante conhecido e produzido no município: desde o polvilho, a farinha de mandioca, o sonho, pão, tapioca e vaca atolada foram ensinadas ao grupo. As líderes que já participaram dos cursos relatam que em suas próprias famílias utilizam o que aprendem e partilham com as famílias acompanhadas pela Pastoral em sua comunidade. Algumas até aproveitam para reforçar o orçamento familiar fazendo e vendendo os pães alternativos que aprenderam a fazer..

O objetivo é contribuirmos para a melhoria da saúde das crianças, gestantes, pois desde as noções de higiene, preparo dos alimentos, medidas que evitam o desperdício são ensinadas em cada oficina. E com isso o lanche fica mais variado e gostoso atraindo as crianças e despertando nas mães o interesse pela culinária, utilizando o que podem plantar e produzir em seu quintal. Esse curso vem fortalecer a capacitação de hortas comunitárias da Pastoral da Criança. Os cursos geralmente são de dois dias, onde as participantes tomam café e almoçam consumindo pratos feitos por elas sobre a orientação da professora Joelma Kapp do SENAR. No final do curso os produtos são divididos em partes iguais entre as participantes para as mesmas levarem para suas famílias.

Pastoral da Criança da Diocese de Oeiras realiza sua assembleia eletiva

Durante o fim de semana de 13 e 14 de abril, as coordenadoras paroquiais da Pastoral da Criança estiveram reunidos no Centro Diocesano de Pastoral Frei Jordão em Oeiras-PI para sua assemblea eletiva.

A atual coordenadora, profª Maria do Espirito Santo acolheu as 19 pessoas presentes com votos de boas vindas. Agradeceu a dom Juarez e às líderes da Pastoral pelo apoio e confiança depositada nela durante os dois anos à frete da Pastoral da Criança na Diocese de Oeiras. Mesmo com algumas dificuldades, colocou-se à disposição para os trabalahos pastorais, inclusive uma possível reeleição.

A senhora Raimundinha, representante da Pastoral da Criança Regional, conduziu a escolha da lista tríplice dos nomes concorrentes à Coordenação Diocesana da Pastoral da Criança que ficou assim constituida: concorrendo à reeleição, profª Maria do Espírito Santo Silva, no segundo nome vem o jovem Kaio Fernano da Silva Barros, atual assessor de comunicação da Pastoral da Criança Diocesana e completando a lista, a Ir. Dária Polito da Congregação da Imaculada Conceição-Irmãs Azuis.

Conforme a metodologia da Pastoral da Criança, o nome definitivo da pessoa que irá assumir a Coordenação Diocesana da Pastoral da Criança ficará por conta do bispo diocesano dom Juarez, depois de analizar a lista tríplice. O nome será oportunamente divulgado. A assembleia foi concluida com o almoço.

 

Confira fotos:

 

 

 

 

 

        Kaio Barros                  

(Coord. Núcleo Sul – Piauí)

Benção da Pastoral da Criança em Tanque do Piauí.

“Caríssimos irmãos dirijamos uma fervorosa oração a Cristo, que se dignou nascer da Virgem Maria e habitou entre nós para que também se digne entrar sob este teto e abençoar com sua presença este centro de evangelização.”

 

Dom Juarez deu-nos a alegria da benção e nos fez enxergar o quanto é importante estarmos na presença do Senhor, relembramos a fala de Cristo aos seus discípulo escrito por Lucas: “Em qualquer casa que entrardes dizei primeiro: A paz esteja nesta casa!”

Que a paz de Cristo reine em nossos corações, a palavra de Cristo habite entre nós, para que tudo o que fizermos em palavras e obras o façamos em nome do Senhor.

Encontro Diocesano da Pc em Castanhal -Pa

  Nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2012, no Centro de Formação-Cenóbio da Transfiguração acontece o encontro diocesano da PC, onde reune as coordenações diocesana, paroquial, áreas, Núcleo e Estadual.

     O Encontro tem como objetivo principal:

Fortalecimento da missão;

Repasse da Assembléia Estadual;

Aplicação de RRA;

Apresentação de relatórios pelo sistema de informação da PC.

   “Que o Cristo Ressucitado renove a nossa fé fortaleça nossa missão…”

 

 

 

 

 

Colaboração: Ir. Veneranda Alencar(coord. Estadual)

                   Pirí Santana (coord. do Núcleo Carimbó)