Arquivos mensais: junho 2012

Oficina de Formação Continua Integrada em Vargem Grande/MA

Aconteceu nos ultimos dias 23 e 24 de junho no Ramo São Sebastião em Vargem Grande,MA uma capacitação em OFCI,a mesma aconteceu devido a necessidade que a coordenação do Ramo percebeu com a queda no numero de crianças,gestantes e familias acompanhadasna cidade,nesta capacitação foi trabalhadas em formas de oficinas três temas muito interressante para fortalecer a caminhada,no dia 23 foi trabalhada a Oficina Sobre os Relatorios e novas estrategias de acompanhamento no Ramo,no dia 24 foi trabalhada duas oficinas uma de R.R.A na comunidade e Ramo acessorada por Francilene coordenadora do Ramo e oficina de Brinquedos e Brincaderas acessorada por Alfredo da Equipe do Ramo e Setor, tivemos a participação de 18 pessoas sendo equipes de apoio,briquedistas,lideres,monitores da EJA e menbros do Projetos Vencer Juntos.  

Pastoral da Criança da Diocese de Picos Realiza Encontro

No dia 18 de junho 2012, a Pastoral da criança da Diocese de Picos, realizou um encontro com as coordenadoras de Ramo (Paróquias) para:

– Avaliar as atividades do primeiro semestre;

– Partilhar as conquistas realizadas;

– Programar atividade para o segundo semestre.

A reunião aconteceu na sede da Pastoral da Criança, sede. O  início se deu coma oração e um momento de dinâmica de entrosamento feito pela jovem noviça Calvariana Ana Lúcia, tendo como Tema: Lucidez da Missão.  Neste encontro se fizeram presentes 14 coordenadoras de Ramos (paróquias), a coordenadora estadual Jeane da Silva Nascimento e a coordenadora do setor (diocesana) Ir. Margarida.

Após a oração fizemos um momento de partilha das paróquias cada uma foi colocando as conquistas e os desafios do primeiro semestre. Como conquistas foram destacadas:

*  As capacitações de líderes acontecidas em Paulistana criando a pastoral da criança em outras comunidades;

*  Em São Francisco de Assis (Junco) novas capacitações e mais duas novas comunidade, outro ponto positivo foi a visita da coordenadora do setor com uma irmã Africana: Ir. Nathalie;

*   Em Santa Cruz do Piauí foram realizadas também novas capacitações e criado mais três comunidades, só faltam três comunidades para que a pastora da criança atinja os 100% das comunidades do município já são 34 com a presença da Pastoral. Foi realizada neste primeiro semestre, pelas líderes, uma arrecadação de alimentos para uma comunidade com dificuldade e com crianças desnutridas.

*  Em Pio IX novas capacitações e visita da coordenadora ás comunidades sem vida.

*  O Ramo Imaculado Coração de Maria (Santo Antônio de Lisboa) estão iniciando com três grupos.

*  São Cristóvão foi realizado novas capacitações de líderes e também capacitação para brinquedistas dos Ramos de São Cristóvão e Simões animando assim as celebrações da vida nestas comunidades.

*  E com grande alegria tivemos a retomada da comunidade do Ipiranga (Ramo Nossa Senhora da Conceição) com realização da capacitação de 20 líderes realizada no mês passado e que já começam as visitas e celebração da vida e enviam FABs.

Ø  Simões também está crescendo muito, o trabalho, já com 39 comunidades com a presença da pastoral da criança. Neste mês, a coordenadora do setor juntamente com a coordenadora de área visitou a comunidade de Caridade articulando algumas pessoas para a criação da pastoral ali naquela comunidade.

*  Em Fronteiras estão programando novas capacitações para líderes no segundo semestre.

Como desafios: poucos líderes e muitas comunidades sem a pastoral ainda, a grande dificuldade que tem encontrado para conseguir voluntários, pedem, portanto aos padres, para incentivar nas celebrações. Neste sentido está programado para o segundo semestre nas diversas áreas da diocese, algumas atividades para despertar, acordar a criação em novas comunidades.

Neste encontro também tivemos a presença de Dr. Krenedy, médico naturalista, com a proposta de um trabalho em parceria com a pastoral da criança indo nas comunidades, indo até as paróquias dando palestras e orientações sobre a alimentação saudável. A proposta foi acolhida por todas e já foi feito um calendário para o segundo semestre. Obrigada Dr. Kenedy pela sua iniciativa a pastoral agradece de coração.

A Pastoral da criança está aberta para acolher propostas de parceria e com certeza voluntários, pois a messe é grande e poucos os operários. A pastoral da criança se assumida como garra e determinação, poderá transformar comunidades, pois seu trabalho é com as crianças sim, mas com suas famílias, comunidades e a sociedade. Unamos forças!

 

Irmã Margarida

-Coordenadora do Setor 143-

Paróquia São Cristóvão de Arcoverde, Diocese de Pesqueira – PE,

 

Com a presença dos lideres e voluntários a Pastoral da Criança da Paróquia São Cristóvão na comunidade do jardim da serra na cidade de Arcoverde-PE, festejou com muita alegria a celebração da vida e aproveitando o mês de maio no qual comemoramos do dia das mães aproveitamos para celebrar também o dia a elas dedicado. Cotamos com a presença de mais de 500 pessoas, um momento muito forte para nos motivar a prosseguir nossa missão que é levar vida e vida em abundancia.

Estamos com nosso blog sempre atualizado quem quiser conhecer nossos ações é só acessar: pastoraldacriancaarcoverde.blogspot.com/

 

“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”

 

 

Dalmo Leite

Multiplicador da Ação Comunicação Popular da Pastoral da Criança

Diocese de Pesqueira-PE

 

Novos Comunicadores Populares

A Pastoral da Criança da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia-PI, conta com novos comunicadores. Nos dias 23 e 24 de junho de 2012, no Centro São Pedro Nolasco na cidade de Bom Jesus na paróquia Bom Jesus da Boa Sentença onde aconteceu uma para Capacitação de Comunicadores.

O encontro iniciou com um momento de mística, refletindo sobre a missão de um comunicador dentro da Pastoral da Criança. A capacitação buscou o aperfeiçoamento dos comunicadores que já desenvolviam este papel e a ampliação do conhecimento dos novos que participaram.

A capacitação foi ministrada pelo coordenador estadual de comunicação da Pastoral da Criança, João Paulo, que de maneira simples e dinâmica através de teatros, exercícios vocais, alongamentos, confecções de cartazes e etc, contribuiu para o nosso desempenho como comunicador.

A coordenadora de setor, Luiza Ribeiro (Luizinha), esteve presente em todo encontro e motivou os novos comunicadores para o grande papel do comunicador dentro das comunidades, o encontro terminou com as apresentações de grupos sobre temas propostos para o desenvolvimento do Comunicador.

 

Comunicadores Populares

Daniela Fernades J. Fonsêca

Elcienes F. J. Fonsêca

Jaiane C. de Sousa

Janderson M. de Andrade

Maria Aparecida P. Santos

Marileide Jacobina Guerra

Waldiran de S. Dias

Capacitação de Missão e Gestão

Acontecerá nos dias 29/06 a 01/07 no setor 142 – Parnaíba a Capacitação de Missão e Gestão para novos/as coordenadores/as de ramos e de área. A capacitação acontecerá no convento São Sebastião com a participação de varios municipíos da Diocese de Parnaíba/PI. 

O objetivo da capacitação é treinar, bem como orientar os/as novo/as coordenadores/as para melhor desempenhar suas funções.  A mesma terá como capacitores Mauricio Moureira e Bernarda Lima. 

Caravana missionaria pela vida

A Pastoral da Criança do Estado do Piauí participou nos dias 04 a 08 de junho da Caravana Missionária pela Vida, a mesma é uma iniciativa da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, com apoio da Paróquia de Santa Filomena da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. 

Os missionários da caravana foram recebidos com muita alegria, cerca de 80 pessoas participaram da Santa Missa de acolhida, que aconteceu no CISEC. O Pe. Jose Manuel falou da importancia do serviço prestado pelos missionários nas comunidades e tambem da evangelização através da familia: “reza em família e pela família”. 

As visitas foram feitas às familias da zona rural nas comunidades de Brejo da Ovelhas, Almecegas, Brejo da meninas e Fortaleza. Dentre os missionários estavam presente da Pastoral da Criança:  Jeane Nascimento (coord. Estadual), Antonio Francisco (eq. Estadual), Edirene (eq. Apoio), Edilmar (coord. ramo Divino Salvador) e Gislane (coord. ramo Santa Filomena).

Foram milhares de quilômetros percorridos, dezenas de horas em ônibus nas estradas empoeiradas e esburacadas de uma terra distante, mas abençoada pela presença de um povo revelador da presença de Deus entre nós. Pessoas que revelam sua fé pelo carinho, cuidado e o acolhimento uns com os outros. 

Encontrão de líderes em Brejo da Madre de Deus/PE

Pastoral da Criança da cidade de Brejo da Madre de Deus  Diocese de Pesqueira-PE, realizou no dia 17 de junho de 2012 um grande encontrão de lideres. Com o objetivo de  fortalecer e animar a missão, a coordenadora diocesana Maria Adrianna e Silva falou da importância da força vocacional dos lideres diante de uma sociedade que prioriza a cultura do ter e do poder.

A coordenadora paroquial, Ivanice Nascimento  fez  uma bela abertura saudando a todos e falou com muita propriedade que precisamos enxergar sempre o lado positivo das coisas, como dizia Dr. Zilda. O Padre Danilo falou da boa semente e reforçou que a pastoral da criança da sustentabilidade as famílias e evangeliza nas ações de saúde, educação, nutrição e cidadania.

Estiveram presentes, Deydson Araújo capacitador do guia do líder e Clécio Bezerra multiplicador do mesmo que são da equipe diocesana. Clécio com seu entusiasmo mostrou que é possível motivar com alegria e servir com perseverança  nos dias atuais. Foram varias dinâmicas, apresentações e muitas reflexões motivadoras.

 

Maria Adrianna e Silva, Coordenadora Diocesana

Assembleia indicativa do setor Parnaíba- Piauí

            Aconteceu neste final de semana de 22 a 24 de junho assembleia indicativa no setor de Parnaíba, que foi realizada no convento São Vicente  no municipio de Esperantina-PI com a participaçáo de Coordenadores de ramo, área, setor e coordenação estadual, contamos tambem com a prsença de alguns líderes que desenvolvem as ações da pastoral da criança no municipio,estiveram presentes  algumas entidades parceiras: SASC e Sindicato dos trabalhadores rurais.

       Padre Ernesto  motivou e animou, falando da importancia da pastoral da criança nas comunidades. em um momento do encontro, na avaliação das ações a líder Jéssica do ramo nossa senhora dos remédios (Ilha grande) expressou sua felicidade em estar na Pastoral da Criança com a seguinte frase:  ” eu gosto de propagar a vida, e assim, celebrar com amor e carinho!

      Dentro da progamação houve  momentos de espiritualida que foram colocado as sombras mas tambem as luzes, onde a coordenadora de setor Francisca trouxe um relatório das ações,  o encontro foi concluído com a formação da lista tríplice  e a bênção do Padre Ernesto e do Senhor Jesus para que  todos retornassem à seus lares com mais ardor missionario. PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS TENHA VIDA E EM ABUNDANCIA.  

Pastoral da Criança completa 25 anos

Uma grande festa está sendo preparada em Vila Nova para este domingo, dia 24. A preparação é pelas Bodas de Prata da Pastoral da Criança. A comemoração inicia com missa ás 8h, presidida pelo bispo Dom Jacinto Flach, no salão comunitário do bairro, onde estarão presentes as 14 comunidades atendidas. Após a celebração haverá o corte do bolo, apresentação do projeto do livro que irá contar sobre a história da pastoral e, na sequência, almoço. No cardápio churrasco, saladas e maionese, no valor de R$15,00 por pessoa.

Em Içara, aproximadamente 700 famílias estão cadastradas na pastoral, destas atende cerca de 50 gestantes por mês com orientações e doando enxoval para as mães carentes. As voluntárias da pastoral pesam as crianças e as desnutridas recebem a multimistura. Trata-se de uma alimentação enriquecida numa mistura feita com farinhas e cereais, farelo de trigo e de arroz, pós de folhas verde-escuras, de sementes e de casca de ovo. Tudo isso ajuda a recuperar da desnutrição milhares de crianças e gestantes.

“Todas as histórias referentes a pastoral estão impressas num livro que será lançado até o final deste ano”, estima a coordenadora da Pastoral da Criança Anair Calegari. Segundo ela, a ideia inicial era que fosse lançado no dia da festa, mas o projeto ganhou uma proporção tão grande devido o volume de informações que não conseguiram finalizar a tempo. Para escrever e ajudar na organização foi convidado o secretário municipal de Saúde de Içara, Fernando Mazucchetti, sobrinho de dona Anair.

No total, são mais de 200 páginas com registros fotográficos, depoimentos de pessoas que fizeram e ainda fazem parte dos trabalhos da Pastoral da Criança, como médicos, enfermeiros, voluntários e pessoas da comunidade, além das famílias que se beneficiaram com os atendimentos. “Os leitores também irão encontrar receitas de remédios com ervas medicinais e de alimentos produzidos pela pastoral. As declarações são muito bonitas e enriquecem a obra. Tenho guardado recortes de jornais onde saíram matérias sobre a pastoral que também serão incluídos na obra”, destaca Anair.

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. O objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade, contribuindo assim, para a redução da mortalidade infantil. O serviço foi fundado pela médica pediatra e sanitarista Zilda Arns que faleceu em 12 de janeiro de 2010, no terremoto que atingiu o Haiti.