Arquivos mensais: julho 2012

Lançamento de livro beneficia Pastoral da Criança do Ceará

 

Lançamento do livro “Descascando a grande Maçã – Histórias de uma família brasileira em Nova Iorque” da jornalista e escritora cearense Celma Prata – editora Sete. Dez por cento da arrecadação com a venda do livro será destinado à Pastoral da Criança do Ceará.

O evento aconteceu quinta-feira – 26 de julho de 2012 no mercado dos Pinhões em Fortaleza-CE, e contou com a presença de Marister Guimarães (coordenadora estadual), acompanhada de coordenações de setores e algumas líderes.

A Pastoral da Criança do Ceará agradece!!!

Lúcia Bernardes Vieira –  Fortaleza-CE

.

Conferência Nacioal dos Direitos da Criança e Adolescente(2012)

Óla,nós da Pastoral da Criança estamos em festa…

É com orgulho que agrademos a colaboração de todos, em especial nossos lideres, coordenadores e demais pela participação na Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, a nossa lider e capacitadora Marli Barbosa dos Santos representou nosso estado Paraná entre os demais representantantes dos outros estados.Essa Conferência foi decidido Plano decenal(…) realizada em Brasilia de 11 de julho a 14 de julho de 2012.

abraços e que Deus sempre ilumine todos .e bom trabalho com carinho Pastoral da cidade de Corbélia Paraná.

A Paraíba celebra 25 anos de Pastoral da Criança

convite pastoral da criana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diocese de Patos

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição –Malta -PB

Convite

Uma grande festa está sendo preparada na Diocese de Patos – PB , para este final de semana sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de julho. A preparação é pelas Bodas de Prata da Pastoral da Criança no estado da Paraíba. Com a presença da nossa Coordenação nacional Irmã Vera e também a coordenadora estadual Irmã Irma e todos(as) que fazem a Pastoral da Criança no Estado da Paraíba. Venha Participar! Você é nosso(a) convidado(a) especial.

Euzenia Gregório dos Santos

Coordenadora Paroquial

A Pastoral da Criança no distrito de São Domingos no Brejo da Madre de Deus comemora seis anos de ação e evangelização

A Pastoral da Criança no distrito de São Domingos no Brejo da Madre de Deus comemora seis anos de ação e evangelização. Essa comemoração teve como objetivo mostrar os trabalhos realizados pela pastoral na paróquia, com uma exposição de fotos e de material usados na pastoral contamos um pouquinho da nossa história na paróquia. Motivo de muita alegria para todos os lideres e voluntários que puderam  falar a importância da pastoral nas suas vidas e a transformação que sofreram na vida depois de se tornarem voluntários. A culminância da festa foi com a celebração da Santa Missa onde estiveram presentes a coordenação paroquia na pessoa de Rita de Cassia, lideres e voluntários.

Na sua homilia o Pe.  Severino Ezio  falou da importância em valorizar a vida e do resgate de tantas famílias que se sentem a margem da sociedade. Lembrou o empenho de Drª Zilda Arns que nunca desistiu de seu sonho que era levar o evangelho a transformar vidas. Um bolo foi feito e partilhado com todos que estavam na celebração gerando assim um clima de confraternização e acolhida.

 

Dalmo Leite, Multiplicador da Ação Comunicação Popular da Pastoral da Criança – Diocese de Pesqueira-PE

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

Pastoral da Criança de Santa Rita do Pardo realiza Palestra

No dia 07 de julho, às 14h30, deu-se início à palestra com a participação de várias gestantes e uma delas acompanhada do esposo.

O primeiro momento do encontro se deu com a oração e apresentação dos participantes. A primeira palestra foi ministrada pela enfermeira Hellen, que abordou o tema “A Importância do Pré Natal e os Cuidados com Recém-Nascido”, explanando sobre o teste do dedinho, exames de sangue, urina e ultrassos, mudanças no corpo da mulher, cuidados pós partos, amamentação, importância do teste do pezinho e acompanhamento com pediatra.

Houve a participação dos presentes. Em seguida, foi servido o coffee break, organizado pela participante da Pastoral Familiar – Ivone Faustino e a líder da Pastoral da Criança – Sueli Castro.

A segunda palestra teve como tema “A Arte do Amor a partir do Ventre Materno”. Iniciou-se com uma dinâmica “Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores”.

No final do debate, todos partilharam seus sentimentos e reflexões. Esta dinâmica foi o ponto de partida para a palestra “As fases do desenvolvimento do ser humano e suas relações com a aprendizagem”.

Antes do encerramento do evento, foi feita a dinâmica de avaliação, quando puderam redigir a conclusão da palestra, apresentando um resultado satisfatório e com propostas para próximo.

As sugestões indicadas foram a realização de outras palestras após o nascimento. Fez parte ainda da programação um sorteio de dez presentes para os futuros bebês, mimos patrocinados pelos lojistas da cidade.

cada mãe foi contemplada com um presente. As gestantes receberam da Pastoral da Criança um folder com mensagem constando os 10 Mandamentos para a Paz na Família e Laços de Amor.

Comemoração

Em comemoração aos 25 anos de Pastoral da Criança em Mato Grosso do Sul, Santa Rita do Pardo em reconhecimento a este importante trabalho, realizou um evento com palestras dirigido às gestantes, com a participação da enfermeira Hellen de Campos Nadia e da Coordenadora de Área Psicopedagoga Nilcélia Suzi Campos Rocha, com o auxilio do Padre Antonio Barbiero.

A Pastoral da Criança no Mato Grosso do Sul teve início na Diocese de Coxim. Por solicitação de Dom Ângelo Domingos Salvador, Bispo prelado de Coxim convidou a Irmã Adiles Barcella, da Congregação das Irmãs Divina Providência, que se dispôs a dar início a esta Pastoral da Criança. No dia 28 de junho de 1987, foi oficializado e implantado a Pastoral da Criança, com a missa e quatorze líderes.

Assim a Pastoral da Criança foi implantada nas demais Dioceses do Estado, nos seguintes anos: Em 1989 foi iniciada na arquidiocese de Campo Grande e a diocese de Jardim, em 1990 na diocese de Dourados na Paróquia de Iviema, hoje pertence à diocese de Naviraí.

Em 1992 na diocese de Corumbá, e 1995 na diocese de Três Lagoas e em Santa Rita do Pardo iniciou-se com a capacitação realizada pela religiosa Irmã Silvana R. Almeida, da congregação das Servas Agostiniana de Paranaíba, a pedido do Padre Mauricio, no dia 28 de junho de 2003.

A Pastoral da Criança com coordenadores líderes e voluntários desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação. cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades.

As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Todo mês, líderes fazem visitas às crianças e às mães gestantes e suas famílias para viver uma vida saudável e cheia de esperança, pois este é o projeto de Jesus “para que todos tenham vida e Vida em abundância” (João 10, 10).

Coordenadora nacional da Pastoral da Criança visitará a Diocese de Colatina


Irmã Vera: o que faz bem para nós e para os outros precisa ser divulgado e partilhado ainda mais

A Diocese de Colatina receberá, no próximo dia 3 de agosto, uma visita muito especial: da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé. Neste dia, às 19 horas, no Edifício João Paulo II, em Colatina, ela conversará com líderes e coordenadores da Pastoral da Criança de nossa diocese.

Sobre a missão e o compromisso dos voluntários, irmã Vera Lúcia afirmou em determinada ocasião: “Assim como a missão alegra o coração de vocês, quem sabe podemos também animar outras pessoas a se tornarem líderes da Pastoral da Criança. O que faz bem para nós e para os outros precisa ser divulgado e partilhado ainda mais”.

Irmã Vera Lúcia vai permanecer no Estado até o dia 7 de agosto para participar da Assembleia Estadual que irá eleger o novo coordenador estadual da Pastoral da Criança.

Missão
A missão da Pastoral da Criança é continuar o projeto de Jesus que, com sua presença transformadora, anunciava a esperança de um mundo mais humano e solidário. A Pastoral da Criança vem salvando vidas e cuidando para que as nossas crianças e gestantes possam ter mais qualidade de vida em todas as suas dimensões.

Coordenadora nacional da pastoral da criança, Irmã vera Lúcia, visita Bragança/PA.

Irmã Vera Lúcia ( Coordenadora Nacional) e Irmã Lucidrene (Coordenadora Diocesana)

Irmã Vera Lúcia ( Coordenadora Nacional) e Irmã Lucidrene (Coordenadora Diocesana)

Irmã Vera Lúcia Altoé (Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança), concedeu uma coletiva com as imprensas locais (Rádios e TVs). O local da entrevista aconteceu na Sala de imprensa da Fundação Educador de Comunicação (FEC). Na coletiva, estavam presentes, Irmã Veneranda (Coordenadora estadual), Irmã Lucidrene (Coordenadora Diocesana) e Carmeci Lendengues (Líder Pastoral da Criança). Nas várias perguntas elaboradas pelos presentes, Irmã Vera Lúcia elogiou o trabalho desenvolvido pela Pastoral da criança na Diocese de Bragança e, destacou o acompanhamento das vinte sete mil, duzentas e cinquenta e uma (27.251) crianças que são acompanhadas por agentes da Pastoral da Criança e, com isso, ganhou destaque no cenário nacional.

A Pastoral da Criança tem como foco do seu trabalho as crianças, mas os cuidados com as famílias e comunidades não podem faltar. É como diz a Dra Zilda Arns Neumann:“se as famílias vão bem, a criança vai bem”.Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

A Pastoral da Criança nasceu com a ousadia da Dr. Zilda Arns Neumann (Morreu no Haiti durante um forte terremoto) em salvar e dar melhore condições as crianças do Brasil e Países pobres. Após as entrevistas, Irmã Vera Lúcia visitou a casa Episcopal e o atual Bispo da Diocese, Dom Luís Ferrando.