Arquivos mensais: agosto 2012

VISITA DA COORDENAÇÃO ESTADUAL NO SETOR 142 – PARNAIBA

Aconteceu  nos dias 24 e 25/08/2012 no Setor 142 – Parnaiba (PI) a visita da Coordenadora Estadual Jeane da Silva Nascimento, com a presença de Daniele Aparecida Orlovski – Missionária da Pastoral da Criança no Estado do Piauí. Foi um momento precioso de formação contínua para os Coordenadores de Ramo além de esclarecimentos sobre o papel do Coordenador de Ramo em sua Missão e Gestão, e na ocasião foi realizado o estudo do Ciclo Resolutivo (cf. p.15 Missão do Coordenador da Pastoral da Criança, Curitiba, 2009.). Posteriormente no mesmo dia, foi realizadA uma reunião exclusivamente com a Equipe Setorial para estudar e rever a Gestão do Setor e esclarecimentos.

Durante a tarde do dia 24/08 Jeane (Coordenadora), Daniele (Missionária) e Bernarda Marques de Lima (Equipe Setor) visitaram o Ramo Santo Antonio Santana Galvão onde se reuniram com os Líderes do Ramo e a Coordenadora de Ramo: Sra Edileusa Silva Bezerra para estudar os Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOC), a importância do envio das FABS mensalmente e relatórios trimestrais. Este momento foi enriquecido pela partilha dos Líderes e regado pelo carinho e presença da Equipe Estadual junto a este Ramo em desenvolvimento.

No dia 25/08  Jeane, Daniele e equipe de Setor visitaram 03 Ramos de Parnaiba, para sentir quais eram os anseios, dificuldades e conquistas dos Líderes da Pastoral da Criança no Setor 142. Pela manhã o Ramo visitado foi o Santa Ana,  com a  presença da Coordenadora de Ramo – Adriana Oliveira dos Santos , comunidade São João Batista no Baixa do Aragão, sendo realizado uma reunião na qual foi revisto a aplicabilidade dos Indicadores de Oportunidades e  Conquistas (IOC), envio mensal das Fabs, além de uma alegre partilha dos dons e talentos de cada Líder atuante no Ramo. 

Durante a tarde os Ramos contemplados com a visita da Coordenadora Jeane e da Missionária foram os Ramos de São Sebastião, Comunidade de Santa Cecília e o Ramo Santa Luzia. Em Santa Cecília foi realizada a Celebração da Vida com a presença  do Cooordenador de Ramo o Sr. José Maria Soares da Costa e a Coordenadora de Comunidade, Líderes da  Pastoral da Criança atuantes na Comunidade. A Celebração  contou ainda com a presença dos Estudantes de Odontologia, André e Alana que trabalharam com as crianças e suas mães, a importância do cuidado com a saúde bucal, além da aplicação de fuor nas crianças maiores de dois de idades. Na ocasião todo as crianças maiores de dois anos receberam da Coordenação  de Comunidade uma escova e uma pasta dental. Foi um momento rico, onde foi possível perceber que a parceria com a saúde local, só tem a somar no acompnhamento de nossas crianças e de suas famílias, para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).

Visitamos a Equipe ainda visitou o Ramo Santa Luzia que na ocasião dava inicio as atividades da Pastoral da Criança com a Primeira Celebração da Vida com um expressivo numero de crianças que serão acompanhadas nas ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania pelos Líderes da Pastoral da Criança. A Coordenadora de Ramo Sra Cirliane fez-se presente, incentivando os Líderes que na sua maioria são jovens que assumiram o trabalho de levar vida plena as nossas crianças e gestantes acompanhadas.

Pode-se dizer que a visita de acompanhamento do Setor 142  foi muito gratificante para a Coordenação Estadual e Equipe do Setor, que percebem e agradecem o empenho e o amor que cada Líder deposita no acompanhamento de nossas crianças e gestantes. Voltamos com o coração agradecido por tantas conquistas e responsabildade de cada voluntário da Pastoral da Criança.

Visita Pastoral do Dom Jacinto

 A coordenadra de Ramo Santa Luzia (6462) – cidade Lagoa Alegre Maria do Perpétu Socorro da Silva Sampaio, reuniu as Líderes para os pré-festejos nos bairos da cidade com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que realizou-se 15 de julho de 2012 às 9h:00 houve Missa do Crisma e a acolhida de Dom Jacinto Brito na Paroquia, que esteve reunido com toda a comunidade, inclusive a prefeita Gessimar Neves Borges Costa que acolheu o Bispo Dom Jacinto.

Estas celebrações motivaram todos os líderes a nunca desistir de prestar auxílio aos mais necessitados e aos que nos procuram quando necessitam de ajuda. A Pastoral da Criança no Ramo Santa Luzia – Lagoa Alegre oportunizou um resgate em homenagem a saudosa memória da dra Zilda Arns Neumann por tudo o que fez em prol da Pastoral da Criança onde seus ensinamentos continuam vivos e atuantes em os Líderes da Pastoral da Criança.

Somos reconhecidos por todo bem que ela realizou, nossa admiração e saudade é grande, mas permanece acesso graças a sua pessoa nosso amor e dedicação as nossas crianças para que elas tenham mais vida e vida em abundância.

Pastoral da Criança realiza reunião em Lamarão.

Nesta estiveram presentes a Coordenadora Diocesana Maria Angelina, o Coordenador Paroquial Jacinival e alguns Lideres.  Este foi o segundo momento para esclarecimento de dúvidas sobre a Pastoral da Criança.

muitos já conhecem o trabalho, admira e estão dispostos a abraçar mais esta missão de se tornarem Líderes voluntários e sendo assim já ficou agendado par os dias 1º e 04 de setembro de 2012 o inicio da capacitação.

“A messe é grande, mas os operários são poucos, por isso enviai Senhor operário para vossa messe”.

Agência Boa Notícia de Comunicação

Colaboração Mª Angelina – Coord. Diocesana


Pastoral da Criança realiza encontros de formação e troca de coordenadores de ramo

A pastoral da criança da diocese de Santarém, através de sua coordenadora Irmã Graça, está realizando nas comunidades rurais e urbanas, encontros com os lideres da pastoral.

Os encontros têm como finalidade acompanhar o trabalho que está sendo realizado pelas equipes junto às famílias, nas diversas comunidades na cidade e zona rural da diocese.

Além de acompanhar os trabalhos as vistas também têm a finalidade de formar mais pessoas que possam atuar nas atividades da pastoral junto às famílias.

Ir Graça coordenadora da pastoral da criança na diocese de Santarém disse que, nas visitas realizadas durante o primeiro semestre deste ano e as que já foram realizadas no inicio de agosto, foi possível perceber o trabalho dos lideres.

Irmã Graça disse ainda que mais de 10 comunidades e equipes já foram visitadas, e novos líderes foram formados.

Outras visitas estão previstas para este segundo semestre.

josé gomes

No dia 22 de agosto aconteceu  na paróquia Nossa Senhora das Dores em são josé do belmonte-Diocese de Afogados da Ingazeira-pe , um multirão de cadastramento de crianças e gestantes na comunidade josé mandú, com o objetivo de implantar a pastoral da criança naquela comunidade.Contamos com a presença dos lideres das comunidades que já desenvolvem a missão e do nosso coordenador paroquial josé gomes.Foi uma tarde de muitas bençãos,pois as familias nos receberam com muita alegria, e nos abriram as portas de suas casas.Na ocasião distribuimos a colher medida do soro caseiro e oriemtamos as mães a importância de lavar as mãos das crianças antes das refeições.Na comunidade foram cadastradas 17 cianças menores de6 anos e uma gestante. As lideres Camila e Carla irão atuar na comunidade junto as familias ,são duas jovens que com muita disposição aceitaram o chamado de Jesus.

Que Deus abençõe a todos que fazem parte desta grande corrente pela vida, que é a Pastoal da Criança.

Colaboração :José Gomes da Silva

Multiplicador da ação em comunicador popular ,na Diocese de afogados da Ingazeira.

capacitação de alimentação e hortas caseiras

Neste dia 29/07/2012 aconteceu no ramo Nossa senhora das Dores na Diocese de Afogados da Ingazeira em Pernanbuco a capacitação de alimemtação e hortas caseiras.Foi um dia abençoado por Deus,onde como lideres da pastoral da criança aprendemos como orientar as mães a prepararem uma alimentação saúdavel, gastando pouco e cuidando melhor da saúde do seu filho.Contamos também com a presença do coordenador de núcleo lucinaldo e da nossa coordenadora diocesana Maria Bernadete ,que puderam presenciar os esforços dos lideres junto as familias  na missão da pastoral da criança na nossa paróquia.

Dia ESTADUAL PASTORAL DA CRIANÇA EM SANTA CATARINA

No dia 25 de Agosto comemora-se o Dia Estadual da Pastoral da Criança no Estado de Santa Catarina conforme Lei 15.466 de 17de Maio de 2011.

Neste dia do Soldado, nascia uma guerreira ,  Dra Zilda Arns, que viria a fundar a Pastoral da Criança, para salvar vidas de muitas crianças, e tudo começou com uma colher de soro caseiro..

Hoje seu exército de líderes  acompanham muitas crianças  nas comunidades do nosso Estado de SC,berço da Dra Zilda Arns,levando carinho e conhecimento sobre saude educação e cidadania a muitas familias.

Neste dia a Diocese de Tubarão roga ao Pai que nasça em muitos  a vontade de participar desta rede de solidariedade,e que venham compartilhar seus talentos, conhecimentos e amor com o mais necessitados de nossa sociedade, desejo este da nossa saudosa  irmã Zilda Arns.

Coordenação Diocesana

Setor 331 – Tubarão SC

Pastoral da Criança realizou capacitação para Comunicadores em Rádio



Nos dias 17, e 18, de Agosto no Centro de Pastoral Dom Wagner na cidade de Caicó. Foi realizada Capacitação para Comunicadores em Rádio da Pastoral da Criança.
Com uma programação que envolveu oração, animação, formação e aprimoramento das ações da pastoral na área comunicativa. Assim foi realizada a capacitação para os comunicadores da vida.

Cerca de (25), comunicadores de diversas paróquias da região do seridó, estiveram participando do encontro que teve como facilitadores, Francisco Chagas Silva, que trabalhou: A Comunicação na Pastoral da Criança, Jeruza Araújo Dantas que debateu as práticas desenvolvidas por cada comunicador, e Davidson Medeiros, que trabalhou o Tema: Comunicação no Rádio.
A Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Fabiana Silva, esteve participando de todo encontro, a mesma falou sobre o intuito da pastoral em preparar seus comunicadores: “Nosso objetivo é intensificar a comunicação da Pastoral em todo seridó, levando cada vez mais as ações da pastoral da Criança ao conhecimento das pessoas”. Frisou Fabiana Silva Coordenadora Diocesana.

PALESTRA SOBRE SAÚDE

SETOR 90 – 3ª REGIÃO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR – BAHIA
PALESTRA SOBRE SAÚDE
A Pastoral da Criança do Ramo Cristo Libertador, Rei do Universo, Vila Canária, Salvador-Ba, realizou no dia 18 de agosto de 2012 na Comunidade São José Operário, o Encontro com a Pastoral da Saúde, com o Tema: Saúde e Amor. Encontro foi marcado com palestras sobre: Saúde Bucal, Violência contra a mulher, Alimentação Saudável, Remédio Caseiro, entre outras. Os líderes da pastoral da criança e os agentes da pastoral da saúde focaram hiper felizes pela realização do encontro, que ainda contou com a participação das catequistas e catequizandos da paróquia. A coordenadora da Pastoral da Criança Ana Lúcia e a coordenadora da Pastoral da Saúde Josefa está de parabéns pelo belissimo trabalho.
COLABORAÇÃO;
Edson dos Santos de Jesus – Comunicador Popular

BRECHÓ DA PASTORAL DA CRIANÇA

 

No dia 18 de agosto aconteceu o BRECHÓ da Pastoral da Criança, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus-Matriz, Santa Rosa/RS, que organizou e colocou à disposição da comunidade roupas e calçados doados pelo comércio e demais pessoas. Num total aproximadamente de 1.500 peças. Todas em ótimo estado e preço muito acessível.

Por ser o primeiro brechó e havendo bastante divulgação nos meios de comunicação, em especial, a Rádio Noroeste, queremos de público agradecer a todos que acolheram o nosso convite, e consideramos que foi um sucesso esta nossa atividade! Muito obrigada a todos.

 

Dagmar Leila Zamboni

Comunicadora Popular da Pastoral da Criança