Arquivos mensais: setembro 2012

Área Serrana de Aracaju organizou a Convocação aos Candidatos 2012 em Itabaiana

Seguindo orientação da coordenação nacional da Pastoral da Criança, a Área Serrana da Arquidiocese de Aracaju, organizou a Convocação aos Candidatos 2012 em Itabaiana – Sergipe e os recebeu na Câmara de Vereadores (Casa do Povo). Na tarde do dia 25/09, recebemos o prefeito e candidato a reeleição, Luciano Bispo de Lima; o vereador e candidato a vice prefeito Olivier Ferreira das Chagas e 18 dos candidatos a vereador do seu grupo político. E na manhã do dia 26/09, recebemos o vereador e candidato a prefeito, Valmir dos Santos Costa; a vice prefeita e candidata a reeleição, Maria de Lourdes Machado e 10 dos candidatos a vereador do seu grupo político.

Todos os candidatos tiveram a oportunidade de expressar sua posição diante das propostas discutidas no encontro e manifestaram publicamente seu compromisso de que uma vez eleitos, estarão dispostos a administrar com honestidade os recursos públicos, para o bem de todos.

Contamos com a presença de Pe. Francisco de Assis de Souza, autoridade Eclesiastica do Evento nos dois dias; Josefa Salete de Matos, coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Aracaju no primeiro dia e Ir. Eloiza Medeiros (Ir. Fausta), coordenadora Estadual da Pastoral da Criança no segundo dia e eu Valter Costa, coordenador da área Serrana da Arquidiocese de Aracaju e mediador da discussão das propostas. O evento contou com a participação dos lideres e coordenadores dos 3 ramos presentes no município de Itabaiana. Além da visita do nosso vizinho, padre José Ionilton da Paróquia Nossa Senhora da Boa Hora e São Roque em Campo do Brito e a coordenadora paroquial da Pastoral da Criança do mesmo município.

Valter Costa

Voluntário da Pastoral da Criança e Assessor de Impresa Voluntário da Pastoral da Criança

Eleitas 14 novas Coordenadoras de Ramos na Diocese Tubarão/SC

Neste ano de 2012  foram eleitas  14  novas Coordenadoras de  Ramos na  Diocese 331  TUBARÃO /SC. Nesta capacitação de Missão  e Gestão, aprofundamos a mística da Pastoral da Criança, e, a  participação do Conselho Economico neste encontro veio fortalecer a gestão e o compromisso com a missão.
Rogamos a Trindade Santa que nos  acompanhe, para que sejamos sempre fiéis e fraternos. MAS NÃO ESQUECEMOS DAS COORDENADORAS ANTERIORES, que com muita dedicação a missão,acolheram as novas coordenadoras e   que  firmes continuam apoiando incentivando, fazendo que a Pastoral da Criança em seus Ramos dêem  muitos frutos.
NOSSO CARINHO A
MARILÉIA N BOAVENTURA    Tubarão
NIEVES C FERNANDES          Imbituba
CARMELINA S ROSSI      –      Braço do Norte
MALVINA CARARA         –       Treze de Maio
TANIA NOGAREDO          –      Tubarão
ZELIA D PINTER              –      Tubarão
JOSI F GOMES               –      Jaguaruna
ANTONIA R FERNANDES       Capivari de Baixo
JUCELIA M GORDO         –      Laguna
MARIA ABATTI PAVEI      –     Orleans
CARMEN N CORREA       –     Armazem
VALDA W VANDRESEN   –     Sta Rosa de Lima
GLADYS S ALCANTARA         Laguna (02Ramos)
Coord. Diocese Setor 331.

Diocese de Conceição do Araguaia realiza capacitação para novos llideres

A Diocese de Conceição do Araguaia, no estado do Pará, realiza capacitação para novos llideres da Pastoral da Criança, esta capacitação aconteceu na sede do Setor, e foi assessorada pela Missionaria Benedita Ana, que fez parte do Projeto Missionario  da Pc em  2010 e ao retornar para Belém, se coloca a disposição para  estar a serviço da vida e da esperança nesta grande missao da PC.
Agradecemos muito a Misionaria Leiga Benedita Ana, pelo sua disposição em servir ao projeto de DEUS. Agradecemos também a Coordenação do Setor na Pessoa de Irma Graça Maria, que esta desevolvendo uma grande missão na Diocese,
Parabens aos Lideres que ajudam a  Promover a vida em abundancia….DEUS ABENÇOE A TODOS !!!!
Att Coordenação Estadual   Irma Veneranda Alencar.

Diocese de Conceição do Araguaia realiza capacitação para novos llideres

A Diocese de Conceição do Araguaia, no estado do Pará, realiza capacitação para novos llideres da Pastoral da Criança, esta capacitação aconteceu na sede do Setor, e foi assessorada pela Missionaria Benedita Ana, que fez parte do Projeto Missionario  da Pc em  2010 e ao retornar para Belém, se coloca a disposição para  estar a serviço da vida e da esperança nesta grande missao da PC.
Agradecemos muito a Misionaria Leiga Benedita Ana, pelo sua disposição em servir ao projeto de DEUS. Agradecemos também a Coordenação do Setor na Pessoa de Irma Graça Maria, que esta desevolvendo uma grande missão na Diocese,
Parabens aos Lideres que ajudam a  Promover a vida em abundancia….DEUS ABENÇOE A TODOS !!!!
Att Coordenação Estadual   Irma Veneranda Alencar.

Festa da Padroeira- Jordânia/MG

 

Paz e Bem..

 

Aconteceu nesse mês de setembro a festa de Nossa Senhora do Desterro, padroeira de Jordânia-MG. A festa contou com a presença de todas as entidades, movimentos e pastorais. Na programação religiosa de 30/08 a 08/09 de 2012, ficou responsável por cada dia uma entidade pela organização e realização da missa.

A Pastoral da Criança ficou no 9º dia- 07/09 sexta-feira, com o tema: Maria, (Mãe) a jovem que se tornou protetora da humanidade. Onde foi realizado o terço e a celebração da missa com a participação dos líderes.

Houve também a programação festiva de 21/09 a 23/09 com leilões, pescaria, músicas, lazer e muita diversão. Marcando presença na 1ª noite de leilão o nosso coordenador de setor Dionísio Pereira Franco Filho, curtindo demais!

 

Um forte abraço a todos…

 

Andrêssa e Emília

Paróquia Nossa Senhora do Desterro- Ramo 2238

Jordânia/MG

Área Poços participa de Desfile como forma de divulgar a Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança da Árrea Poços ( Diocese de Guaxupé), participou do Desfile, em comemoração aos 31 anos do Conjunto Habitacional Sr. Pedro Afonso Junqueira, com base no lema da Campanha da Fraternidade de 2012: ” que a saúde se difunda sobre a terra”, quue tem como objetivo ” Fraternidade e saúde pública”, e apresentou, através de banners e faixas, todas as ações, desenvolvidas no município, para a proteção e cuidado das gestantes e crianças menores de 06 anos, em favor da vida.

“Participar dete desfile foi uma forma de mobilizar e conscientizar a população de Poços de Caldas a abraçar esta causa em favor da vida”, destaca o Coordenador da Área Poços, Pedro Alexandre Neto.

O evento aconteceu na zona sul da cidade , no dia 16 de setembro de 2012 e contou com ainda com a apresentação dos alunos das Escolas Municipais, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Guarda Municipal e Equipes da Saúde.

Por Pedro Neto

Coordenador da Área Poços

Diocese de Guaxupé – MGG

Realizada a 4ª Capacitação de Alimentação e Hortas Caseiras

 A Área de Cássia abrigou o 4º Curso de Capacitação de Alimentação e Hortas Caseiras da Diocese de Guaxupé na cidade de Ibiraci – MG, nos dias 21,22 e 23 de setembro de 2012. Estiveram reunidos integrantes das Áreas de Cássia, Paraíso, Passos e Alfenas. Foram capacitados 15 voluntários que se entusismaram com as novidades, criatividades e dinâmicas utilizadas nesta capacitação. Pedro Alexandre Neto, capacitador nesta ação dentro da Diocese de Guaxupé, conduziu o curso , contando com os colaboradores José Carlos e Pedro Filho na realização do evento.

As turmas foram divididas em 03 grupos, cada qual com um nome diferente: o Grupo das Couve Flor realizaram a apresentação de plantas medicinais utilizando cartazes e ainda tiveram que vender seu produto ( um suco de cenouras com laranjas) para os cursandos; O Grupo das Erva Doce foram para a cozinha preparar uma deliciosa Farofa de talos e folhas e o Grupo das laranjas apresentarram seus trabalhos através de entrevista jornalística ao vivo e ainda nos ensinaram a confeccionar vasos de plantas, utilizando materiais recicláveis. No período da tarde de sábado, a equipe se dirigiu para a cozinha, onde fiizeram , em equipe, um bolo de fubá com milho para o nosso café da tarde. Já no domingo a turma apresendeu a plantar, cuidar e cultivar da terra, palantando sementes de várias hortaliças e plantas medicinais.

O almoço foi preparado, utilizando as sobras do jantar e só olhando as fotos para vonferirrmos o resultado desta ação , que deixará saudades na equipe e com certeza, com gostinho de quero mais.

 

 

                                                                                                  Por Pedro Neto

                                                                                                                           Capacitador na  ação Alimentação e Hortas Caseiras da Diocese de Guaxupé

Pastoral da criança comemora 15 anos de trabalho

A Pastoral da criança de Santa Izabel do Oeste, comemorou sábado, 15, em celebração litúrgica, na Igreja Matriz, 15 anos de caminhada no município com muito trabalho e dedicação das líderes que realizam visitas nas famílias para acompanhar as gestantes e o desenvolvimento das crianças de zero a 06 anos de idade.

A celebração, segundo a coordenador amunicipal, Carmem Sezepanik, serviu para que a comunidade fortaleça este trabalho, pois além da dedicação, as líderes são fortalecidas pela fé e pela ação do espírito santo para a construçãe um melhor, com qualidade de vida.

A celebração contou com a presença de líderes de pastorais de outros municípios, destacando a participação de Carmem Cerutti, de Realeza e de Mariviane Grezzio, de Planalto. As famílias izabelenses também participaram e participaram da homenagem às líderes, com a presença das crianças.

O padre César Poggére presidiu a celebração e destacou o papel das pastorais na comunidade izabelense. “O fortalecimento da fé, o bem estar comum e o desenvolvimento do ser humano se dá com caridade, com persistência e dedicação. A Pastoral da Criança tem reconhecimento mundial e teve em Drª Zilda Arns, o alicerce para envolver a sociedade e os líderes mundiais em uma causa nobre: alimentar as crianças e cuidar das gestantes para que o ser gerado possa se desenvolver completamente, sem esquecer da força espiritual. O trabalho da Pastoral da Criança tem o alicerce na fé e por isso, é reconhecido no mundo”, destacou.

A Pastoral da Criança agredece o apoio, a participação de toda a comunidade izabelense.

Pastoral da criança comemora 15 anos de trabalho

A Pastoral da criança de Santa Izabel do Oeste, comemorou sábado, 15, em celebração litúrgica, na Igreja Matriz, 15 anos de caminhada no município com muito trabalho e dedicação das líderes que realizam visitas nas famílias para acompanhar as gestantes e o desenvolvimento das crianças de zero a 06 anos de idade.

A celebração, segundo a coordenador amunicipal, Carmem Sezepanik, serviu para que a comunidade fortaleça este trabalho, pois além da dedicação, as líderes são fortalecidas pela fé e pela ação do espírito santo para a construçãe um melhor, com qualidade de vida.

A celebração contou com a presença de líderes de pastorais de outros municípios, destacando a participação de Carmem Cerutti, de Realeza e de Mariviane Grezzio, de Planalto. As famílias izabelenses também participaram e participaram da homenagem às líderes, com a presença das crianças.

O padre César Poggére presidiu a celebração e destacou o papel das pastorais na comunidade izabelense. “O fortalecimento da fé, o bem estar comum e o desenvolvimento do ser humano se dá com caridade, com persistência e dedicação. A Pastoral da Criança tem reconhecimento mundial e teve em Drª Zilda Arns, o alicerce para envolver a sociedade e os líderes mundiais em uma causa nobre: alimentar as crianças e cuidar das gestantes para que o ser gerado possa se desenvolver completamente, sem esquecer da força espiritual. O trabalho da Pastoral da Criança tem o alicerce na fé e por isso, é reconhecido no mundo”, destacou.

A Pastoral da Criança agredece o apoio, a participação de toda a comunidade izabelense.