Arquivos mensais: outubro 2012

Paróquia São José Operário comemora 25 anos da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança da Paróquia São José Operário, na Vila Operária – Rondonópolis, completou 25 anos de existência. Hoje (27), uma série de atividades foi realizada em comemoração. Entre elas, missa, apresentações culturais e café da manhã. Dezenas de agentes pastorais e crianças participaram.

No distrito de bairros, são atendidas de entre 1.300 e 1.500 crianças de zero a seis anos. De acordo com o pároco, Padre Lothar, há muito o que comemorar. “Evitamos que muitas crianças morressem de desnutrição com a multi mistura”, conta.

A coordenadora diocesana, Rose Marie Telles, afirma que o trabalho está desenvolvido de forma significativa com cerca de 80 agentes pastorais. “E não só crianças católicas são atendidas, de qualquer religião também. As gestantes que aceitarem ser acompanhadas mesmo não pertencendo a Igreja Catolica também podem ser assistidas. As comunidades indígenas também são alcançadas pelo trabalho”, disse.

As crianças são pesadas mensalmente. Os cadastros são enviados para a Central da Pastoral da Criança em Curitiba-PR, que faz o monitoramento e até investigações sobr situações irregulares envolvendo crianças em todo país

Maria de Fátima de Ferreira leva o filho de um ano e quatro meses para fazer o acompanhamento na pastoral, desde os seis meses de vida do bebê. “O trabalho é excelente porque sabemos se ele está se desenvolvendo com saúde”, comenta.

GAROPABA, DIOCESE DE FLORIANÓPOLIS/SC CAPACITA LÍDERES QUE JÁ ERAM APOIOS.

Nos meses de Setembro e Outubro, foram capacitadas no Ramo Paróquia São Joaquim, nas comunidades de Macacu, Ambrósio e centro, 10 líderes sendo que 05 delas já eram apoio. Salientamos que toda a alimentação usada na capacitação foi totalmente natural, agradecemos a Srª Marinês Coordenadora de Ramo, que foi a responsável pela alimentação. Um agradecimento especial às novas líderes que responderam ao chamado e se colocaram a disposição para contribuir com a construção do Reino de Deus, para que todas as crianças tenham vida em abundância.

 

IARA PAES/CAPACITADORA GUIA DO LÍDER DA PARÓQUIA SAÕ JOAQUIM/GAROPABA/SC

SENSIBILAZAÇÃO E VISITA AO RAMO DIVINO SALVADOR (4522) CRISTINO CASTRO – PI

Com o intuito de despertar novas Lideranças para Pastoral da Criança, e animar as já existentes no Ramo Divino Salvador (4522) em Cristino Castro, Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, que do dia 18 a 22 de outubro realizou-se uma visita “in loco” das Missionárias Zofia Kusy e Daniele Orlovski neste Ramo que até o momento inspirava cuidados por estar sofrendo com a falta de lideranças para continuar os trabalhos em prol da vida e da esperança.

No primeiro dia, tivemos a presença da Coordenadora Estadual, Srta Jeane Nascimento, que acompanhou a visita realizada nos bairros da cidade. Toda a visita contou com o apoio e a presença presente do Pe. Raimundo Nonato de Oliveira, Pároco da Paróquia em questão. Ele foi muito pronto em nos conduzir até as Comunidades que necessitam que haja a implantação imediata da Pastoral da Criança, assim como nas Comunidades que já estão ativadas e enviando as Fabs para a Coordenação Nacional. As Comunidades interioranas visitadas foram: Sítio, Panasco e Sôssego, respectivamente, nestas conversamos pessoalmente com as Líderes presentes em cada Comunidade para ouvi-las em suas lutas, dificuldades, mas também para animá-las em seus trabalhos e dizer-lhes que elas não estão sozinhas na construção de uma sociedade mais humana e justa. Estas visitas contaram ainda com o apoio e presença do atual Coordenador de Ramo, Edilmar Bispo, que está deixando a Coordenação Paroquial, mas passa a integrar a nova Equipe Paroquial que começou a ser constituída para os próximos 02 anos de missão.

Tivemos a oportunidade de estar conversando pessoalmente com a nova Coordenação assumirá o trabalho da Pastoral da Criança neste Ramo. Esta nova Coordenação mostra-se muito aberta e disposta a trabalhar em prol da vida e da dignidade das crianças de Cristino Castro. No domingo á noite, dia 22/10 apresentamos nosso trabalho para todos os participantes da Missa Dominical e falamos da importância de cada paroquiano sentir-se responsável pela construção de um Reino mais justo e fraterno. Com a exposição do que Somos e o que Fazemos, na Pastoral da Criança, tivemos o desertar vocacional de novos Líderes que serão capacitados em breve, para que possam eles próprios descobrir que cuidar da vida dos pequenos e preferidos do Mestre é missão de todos, mas exige muito amor e respeito pela pessoa do próximo e necessitado.

Nós Missionárias desta rede de solidariedade que é a Pastoral da Criança, somos profundamente grata ao Senhor da vida por continuar chamando e capacitando novas lideranças para abraçarem conosco a vida. Registramos nossa gratidão a todos que nos acolheram em suas casas, permitindo-nos participar mesmo que momentaneamente de suas vidas, partilhar de seus sonhos, mas principalmente estendemos nossa gratidão a Edilmar Bispo, e ao Pe. Nonato que foram as portas de entrada para nosso trabalho missionário no Setor Bom Jesus do Gurguéia (136), vocês permitiram-nos mais uma vez acreditar que um mundo mais justo e fraterno é possível, pois somos embalados por um amor apaixonado a pessoa do Mestre Jesus e é Ele próprio a caminhar conosco e nos animar na dura, mas gratificante jornada da vida.
Em breve, teremos mais um Ramo desperto para cuidar de seu maior patrimônio, as crianças e assim construir um mundo onde reine o amor, a dignidade e a paixão pela vida.

Daniele Orlovski – Missionária da Pastoral da Criança no PI
Outubro/2012.

Assembleia Estadual da Pastoral da Criança no Pará

Aconteceu nos dias 23 a 26 deste no Hotel Trasn Brasil em Belém do Pará, a Assembleia Estadual da Pastoral da Criança,reunindo todos os coordenadores diocesanos e  de nucleos do Pa.  Com a presença  de gracinha  da CNPC Foi uma semana valiosa para todos, Avaliamos nossas atividades, Rezamos, Refletimos sobre o ano da Fé, com assessoria do Regional Norte 2 da CNBB, trocamos ideias, fomos a missa dos Religiosos na Basilica de N.sra. de Nazaré, partilhamos muitos avanços e alguns desafios da missao, mais continuamos firmes e fortes com muita fé em  DEUS e no ritmo de Acelerar….nao podemos parar pois o AMOR é Caminhar….nosso lema de motivação…
Agradecemos a DEUS por tantos Avanços  na missao e Também AGRADECEMOS  todo apoio, colaboração e carinho da CNPC, isso é fundamental para crescermos em GRAÇA E SABEDORIA….diante de DEUS e dos homens….Louvamos a DEUS pelos nossos Lideres, Coordenadores, Equipes de apoios e outros  que partilham conosco..
Nosso agradecimento todo especial com as benção da Rainha da Amazonia Nossa Senhora de Nazaré…Tu és  Rainha, teu povo canta….
irma Veneranda  Alencar, Missionaria de Santa Teresinha – Coordenadora Estadual da PCPA.

25 anos da Pastoral da Criança de Campo Maior – PI

Aconteceu no último dia 13 de outubro, p.p. a comemoração dos 25 anos da Pastoral da Criança no Setor de Campo Maior/PI. Foi um momento muito especial em que Coordenadores, Líderes, Apoios e Amigos estiveram reunidos para celebrar o trabalho realizado em prol das famílias, crianças e gestantes ao longo desta história, construída com bases cristãs e comprometidas com a vida em todos os âmbitos da sociedade.


O dia comemorativo iniciou com a Celebração Eucarística presidida por Dom Eduardo Zieslki, Bispo referencial da Pastoral da Criança, no IV Regional Nordeste. Ele foi extremamente feliz ao ressaltar a importância do trabalho voluntário nas Comunidades, além de valorizar cada Líder pela missão que ele desenvolve com amor e dedicação na realidade em que vive. Os participantes desta Celebração Litúrgica saíram com a certeza que o Mestre Jesus não abandona aqueles que ele escolheu para ajudar construir seu Reino de amor e justiça. Após a Celebração litúrgica, os Líderes seguiram em carreata para a Escola Municipal Kaique que estava toda ornamentada e preparada para acolher cada partícipe desta história de vida. A festa neste local começou com as palavras da Coordenadora Setorial, a Srta. Rita de Cássia, que fez a leitura emocionante e envolvente do inicio dos trabalhos no Setor de Campo Maior/PI em outubro de 1987. O dia foi marcado pela criatividade dos Coordenadores e Líderes da Pastoral da Criança, por meio de apresentações teatrais que relataram o inicio da Pastoral da Criança, momento tocante destas apresentações foi a dramatização do chamado de um casal pelas primeiras coordenadoras para endossarem o quadro de Líderes na Paróquia que estava iniciando os trabalhos em busca da vida em abundância para crianças e gestantes acompanhadas. Este casal foi pronto ao responder SIM para Jesus e continua sendo fiel ao chamado, participando com garra e muita dedicação dos trabalhos realizados no seu Ramo.


As primeiras Coordenadoras, assim como as Coordenadoras dos Ramos que tiveram seu inicio em 1987 foram homenageadas e receberam uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado em prol da vida e da esperança. Estiveram presentes as primeiras Coordenadoras que se emocionaram ao perceber que a vida continua sendo pedra de toque neste chão abençoado de Campo Maior.


A atual Coordenadora Estadual, a Srta. Jeane Nascimento fez-se presente e em seu discurso frisou a importância de tronar vida o lema escolhido para esta festa dos 25 anos de Pastoral da Criança: “A dedicação voluntária transforma a Comunidade”, além de agradecer a cada um dos Líderes pelo trabalho desenvolvido com amor, para salvaguardar a vida de centenas de crianças e gestantes do nosso Estado. Ressaltou também a importância da presença de Maria, a primeira Líder no trabalho de visitas domiciliares e dela interceder junto ao Coração de seu Filho por cada um e por seus familiares. 


Somos profundamente gratos ao Senhor por continuar sustentando este trabalho solidário que é capaz de resgatar e salvar muitas vidas. Que Maria a Estrela da nova Evangelização percorra com cada um de nós, Líderes da Pastoral da Criança o caminho que ainda falta ser percorrido, e nos cubra com seu manto de amor, para que possamos continuar sendo a extensão do Coração de Deus em nossas Comunidades e na sociedade da qual fazemos parte.


Campo Maior, parabéns por acolher em teu seio o nosso trabalho e por ser o chão fecundo de nossas ações.


Daniele Orlovski – Missionária da Pastoral da Criança – PI

Paróquia São José Operário comemora 25 anos da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança da Paróquia São José Operário, na Vila Operária – Rondonópolis, completou 25 anos de existência. Hoje (27), uma série de atividades foi realizada em comemoração. Entre elas, missa, apresentações culturais e café da manhã. Dezenas de agentes pastorais e crianças participaram.

No distrito de bairros, são atendidas de entre 1.300 e 1.500 crianças de zero a seis anos. De acordo com o pároco, Padre Lothar, há muito o que comemorar. “Evitamos que muitas crianças morressem de desnutrição com a multi mistura”, conta. A coordenadora diocesana, Rose Marie Telles, afirma que o trabalho está desenvolvido de forma significativa com cerca de 80 agentes pastorais. “E não só crianças católicas são atendidas, de qualquer religião também. As gestantes que aceitarem ser acompanhadas mesmo não pertencendo a Igreja Catolica também podem ser assistidas. As comunidades indígenas também são alcançadas pelo trabalho”, disse.

As crianças são pesadas mensalmente. Os cadastros são enviados para a Central da Pastoral da Criança em Curitiba-PR, que faz o monitoramento e até investigações sobr situações irregulares envolvendo crianças em todo país. Maria de Fátima de Ferreira leva o filho de um ano e quatro meses para fazer o acompanhamento na pastoral, desde os seis meses de vida do bebê. “O trabalho é excelente porque sabemos se ele está se desenvolvendo com saúde”, comenta.

Fonte: Primeira Hora Online 

Newton Lima prestigia assinatura de carta da Pastoral da Criança e abaixo assinado “Saúde Mais Dez”

Registramos a informação enviada pelo coordenador do setor de São Carlos/SP , Mauro Evaristo da Silva, sobre as assinaturas das Convocações aos candidatos das eleições 2012 e a campanha “Saúde mais Dez”
Leia na íntegra:
O deputado federal Newton Lima (PT-SP) participou na noite da última sexta-feira (24/8) de uma missa na Catedral de São Carlos, onde contribuiu com o abaixo assinado “Saúde Mais Dez” do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública.

No mesmo evento, o candidato à reeleição Oswaldo Barba assinou uma carta de compromisso com a Pastoral da Criança, uma espécie de manifesto público do seu compromisso com a honestidade na vida pública e com as propostas do documento da Pastoral da Criança “Convocação aos Candidatos”.

O objetivo da carta é construir oportunidades para que os cidadãos de São Carlos, particularmente as crianças, os adolescentes e as mulheres pobres, tenham melhores condições de vida, em especial com a realização de ações nas áreas de saúde, direitos da criança e do adolescente, assistência social, educação, agricultura e desenvolvimento.

Para o candidato, que já realiza ações importantes enquanto prefeito em proteção às crianças e adolescentes do município, essa carta vem de encontro às suas propostas contidas no Programa de Governo. “Com a assinatura dessa carta torno público o meu compromisso em integrar essas propostas em nossas propostas e meus projetos ao longo do meu mandato”, disse Barba.

Após a assinatura da carta, Barba e Newton Lima contribuíram com o abaixo assinado realizado pela Pastoral da Criança, em conjunto com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras entidades da sociedade civil, cujo objetivo é defender o aumento da oferta e a qualidade dos serviços públicos de saúde. Para isso, a proposta do movimento é coletar assinaturas para elaborar uma lei de iniciativa popular com o objetivo de assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.

Para que a mobilização tenha sucesso, é necessário coletar pelo menos 1,5 milhão de assinaturas (1% do eleitorado nacional) distribuídas em pelo menos cinco estados.

HOMENAGEM AO BISPO EMÉRITO

Neste dia em que nos reunimos festivamente para celebrar vitórias e conquistas alcançadas pelas atividades realizadas durante o ano findo queremos prestar uma singela homenagem a quem nos deu o exemplo vivo de amor ao próximo, dando-nos também a oportunidade de participar desse projeto, em defesa da vida e da esperança.

Falamos, de D. EDUARDO MILED KOAIK, responsável pela implanta-ção da Pastoral da Criança e demais atividades sociais, na Diocese de Piracicaba, através da Pasca, Pastoral do Serviço da Caridade.


Nascido em Manaus, estado do Amazonas em 21 de agosto de 1926, filho de Miled José Koaik e Helena Elias koaik, foi ordenado sacerdote em 8 de abril de 1.950 em Roma, sendo em 22 de outubro de 1973, nomeado Bispo de Noba e Bispo-auxiliar do Rio de Janeiro pelo Papa Paulo VI, tendo adotado nessa oportunidade, o lema “ Construir na Caridade”.


Em 6 de janeiro de 1974, foi ordenado Bispo pelo Cardeal D. Eugenio de Araujo Sales, arcebispo do Rio de Janeiro, tendo em 07 de dezembro de 1.979, sido transferido para Piracicaba-SP., tomando posse como Bispo Coadjutor de D. Aniger de Maria Melillo, e em 11 de janeiro de 1.984 após renúncia de D. Aniger, tornou-se terceiro Bispo da Diocese de Piracicaba.


D. Eduardo, fez de seu lema “Construir na Caridade” seu pleno ideal de vida, sempre agindo em defesa dos mais necessitados. Procurou dar a eles o sentido de dignidade e respeito, através dos projetos sociais idealizados por ele e implantados na Diocese. Seu apoio foi constante, a Pastoral da Criança, e a PASCA, em seus trabalhos de atenção aos menores e as famílias. Soube também reconhecer e elo- giar os esforços de todos os que com ele assumiram a responsabilidade de tornar esses trabalhos uma realidade.


D. Eduardo, deixou para nós um legado de bons exemplos. Viveu sua fé sem medidas. Carregou sua cruz com coragem diante de Deus e diante dos homens. Combateu o bom combate e hoje descansa jun- to a Ele, intercedendo por nós e por nossas famílias.


Obrigado D. Eduardo por ter nos confiado tão importante missão em nossa Diocese em defesa da Vida e da Esperança, obrigado por sempre nos ter alimentado com suas palavras de amor e de paz, por seu carinho para com todos indistintamente. O senhor partiu para uma nova vida, mas sabemos que jamais nos esquecerá, pois seu amor para com esta Diocese foi tão grande, a ponto de permitir que seu corpo aqui viesse a repousar para sempre.

Descance em Paz Dom Eduardo!

Por todas as líderes de nossa Diocese.

Pastoral da Criança Diocese de Pesqueira-PE participa na cidade de Arcoverde da Semana do Bebê

   

No dia 21 de outubro de 2012 na cidade de Arcoverde aconteceu o grande momento esperado por todos, a abertura oficial da semana do bebê com a celebração Eucaristica na Paróquia Nossa Senhora do Livramento. Essa semana tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a pessoas e parcerias e a toda sociedade perceber a importância fundamental de cuidar bem do seu bebê. Poesias, recreações, palestras e cursos práticos serão realizados durante toda a semana aos interessados, durante a Semana do Bebê e a II Semana Mãe Coruja. Contamos com a presença de varias autoridades presentes; O prefeito José Cavalcati , Nerianny Cavalcanty, Madelena Brito, Cristina Albuquerque representante da UNICEF  e Maira Adrianna e Silva coordenadora diocesana da Pastoral da Criança.

A “Semana do Bebê – Todos juntos pela primeira infância” propõe a mudança do comportamento doméstico e das políticas públicas que tratem da cobertura do pré-natal, redução da mortalidade infantil, humanização de partos e promoção do aleitamento materno até os seis anos.

Dalmo Leite, Multiplicador da Ação Comunicação Popular – Diocese de Pesqueira

Diocese de Pesqueira–PE participou da 6ª caminhada “Sim à vida” na cidade do recife

No dia 21 de outubro de 2012, na cidade do Recife a Pastoral da Criança da  cidades  de Arcoverde, Pesqueira e Sanharó, Diocese de Pesqueira – PE. Participaram juntas com as demais dioceses do estado de Pernambuco  da 6ª caminha “sim à vida” promovida pela arquidiocese de Olinda e recife.  A caminhada sempre reuniu padres, religiosos e leigos. Além de contar com o apoio e participação de pessoas de outras religiões, mas que igualmente consideram a vida um dom supremo dado por Deus.

Momento de reflexão para nós cristãos que não aceitam o aborto e que considera um crime a vida. Não podemos deixar que mundo olhe o interromper de uma vida como uma escolha qualquer.

Dalmo Leite, Multiplicador da Ação Comunicação Popular – Diocese de Pesqueira