Arquivos mensais: novembro 2012

NATAL SEM FOME!

Em Dezembro do ano de 2000 a Doutora Maria Thereza, iniciou a FESTA DE NATAL SEM FOME. Vendo a constante presença de crianças com baixo peso, Doutora Maria Thereza, resolveu começar a trabalhar com a ideologia da Pastoral da Criança. Hoje são mais de 80 famílias acompanhadas com o Projeto da Doutora Maria Thereza, tendo como voluntárias, algumas pessoas que se sensibilizaram com o Projeto. 

Nossa próxima FESTA DO NATAL SEM FOME, será no dia 23 sw Dezembro as 08:00 na Comunidade Santana em Posse dos Coutinhos.

VENHAM VOCÊS TAMBÉM PARTICIPAR DESTA GRANDE FESTA! 

Pastoral da Criança implanta nova comunidade na Paróquia de Santa Cruz

Pastoral da Criança implanta nova comunidade na Paróquia de Santa Cruz

A Pastoral da criança do município de Caicó implantou uma nova comunidade na Paróquia de Santa Cruz, no Bairro Barra Nova. Os líderes realizaram a segunda celebração da vida no mês de outubro, e aproveitaram para comemorar com as famílias o dia das Crianças. As crianças foram acolhidas pelas líderes com pinturas e bexigas em forma de brinquedos. AS coordenadoras de Ramo e Comunidade Naíde e Neidinha se vestiram de palhaço e divertiram as crianças com brincadeiras. Houve apresentações da Emília e fantoches feita por crianças da comunidade. A coordenadora Diocesana Francisca Fabiana, falou para os pais sobre os objetivos e ações desenvolvidas pela Pastoral da criança e incentivou as famílias a receberem bem as líderes nas visitas domiciliares e a participar na celebração da vida. No final foram, servido lanche, distribuído brinquedos e lancheiras arrecadados pelos líderes através de uma mobilização feita na comunidade.

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança visita Caicó


No próximo domingo, dia 2, a Pastoral da Criança festeja 25 anos de trabalho; no Seridó, e conta com presença de Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Será celebrada, Missa em Ação de Graças, às 8h30, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, de Caicó, RN, presidida por Dom Heitor de Araújo Sales. Ele era bispo da Diocese de Caicó quando a Pastoral da Criança chegou no Seridó. A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, permanece visitando o Rio Grande do Norte, no período de 29 de novembro a 2 de dezembro.

Antes da visita à Caicó, Irmã Vera Lúcia irá participar de encontro com líderes da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Natal, dia 30, na capital do Estado, a partir das 14h, na Catedral Metropolitana. Este encontro encerra às 16h, com celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo assistente eclesiástico da Pastoral, Padre Antônio Gomes da Silva. No sábado, dia 1º de dezembro, a coordenadora visita a Diocese de Mossoró. Lá, na parte da manhã, ela também se encontrará com os líderes da Pastoral da Criança, das paróquias da Região Oeste do Estado.

Na mesma data, no período da tarde, a freira vai participar de encontro com os líderes da Área de Itajá, em São Rafael; e à noite, na mesma cidade, vai integrar o novenário da festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Depois de visitar o Rio Grande do Norte, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, visita o Estado de Pernambuco. Irmã Vera Lúcia reside em Curitiba, no Paraná, sede nacional da Pastoral da Criança, no Brasil.

fonte: A Flor da Terra

Celebração da Vida em Fronteira dos Vales- MG!

A Pastoral da Criança do municipio de Fronteira dos Vales – MG, realiza em todo ultimo sábado de cada mês a Celebração da Vida, em todas as suas comunidades. E no ultimo sábado (24/11), teve uma comunidade que se destacou pelo fato de ter sido a primeira experiencia da nova coordenação frente a essa bonita missão: A Comunidade Solidaria do bairro centro, onde o peso acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – “Fiquei surpresa com o numero de crianças que compareceram para o peso” – disse a nova coordenadora da comunidade, Marilene de Oliveira Silva, que no inicio estava apreensiva achando que não iria quasi ninguem pelo questão do horario marcado e por ser a sua primeira vez. No entanto depois ficou muito aliviada, feliz e satisfeita junto com todo o grupo que tambem se fez presente nao medindo esforços para cumprir direitinho com sua função.

Foram pesadas 43 (quarenta e três) crianças entre as já cadastradas, outras novas que viveram a sua primeira experiencia de pesar e algumas de 6 anos, mas que ainda nao atingiu 30 kg. Durante o peso foi distribuido um lanche bem natural para todos, que ficaram muito felizes, o que deixou a equipe muito orgulhosa e tambem feliz de ver o sorriso no rosto da criançada.

No final e equipe se reuniu para decidir o que iria fazer do proximo mês, ja nao comemoraram o Dia das Crianças no dia 12/10 – depois de muita discusão decidiram fazer um bolo confeitado e promover algumas brincadeiras durante o evento, que foi marcado para o dia 15/12/2012. Foi combinado tambem que cada um do grupo irá contribuir com o que puder para a realização desse momento tão especial na vida das crianças. No mais a coordenadora agradeceu a Deus e a todos pelo voto de confiana e a dedicação de cada um no cumprimento da missão. Valeu Pastoral da Criança… Viva a Vida!

 

Fronteira dos Vales, 28 de novembro de 2012.

 

Comunicadores Populares.

Assembleia Diocesana de Teresina – Piauí

Aconteceu nos dias 16, 17 e 18/11/2012 em Teresina a Assembleia da Pastoral Criança com a presença dos Coordenadores de Ramo e Área, com o tema: O VOLUNTARIADO JUNTO A PASTORAL DA CRIANÇA. Foi um momento privilegiado para retomar o chamado de Cristo para endossar a fileira de tantos homens e mulheres que doam sua vida em prol dos pequenos e pobres, além de ser sido um momento ímpar para avaliar, planejar e celebrar os trabalhos realizados por cada Ramo em suas respectivas comunidades.

Durante os trabalhos foi realizado uma Oficina de Formação Contínua Integrada com base nos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) e FABS, além de estudos de casos que facilitou a compreensão da aplicação dos mesmos na missão cotidiana do Líder, com o intuito de estar fortalecendo a correção das mesmas antes de serem enviadas para a Coordenação Nacional. OS Coordenadores tiveram a oportunidade de se inteirarem do SISTEMA DE informação da Pastoral da Criança, para que possam estar acompanhando de perto a digitação das FABS NO sistema.

Significativo foi a forma como Maria de Fátima, coordenadora de uma das Áreas conduziu o momento do planejamento, ela começou com a dinâmica intitulada: “O grande encontro das mãos” que tinha como principal objetivo fazer despertar em cada um a necessidade de estar em contato com o outro, além de importância do trabalho em equipe. Após este momento primeiro, os participantes foram divididos em áreas para a elaboração do planejamento do primeiro semestre de 2013. As Áreas e Ramos tentarão organizar seu planejamento enfocando as ações básicas, ou seja, Capacitação no Guia do Líder, para que posteriormente as demais ações possam ser organizadas e possam realizadas nos Ramos.

A Assembléia num todo, foi bastante positiva, conseguimos atingir os objetivos, além de ter incultido em cada Coordenador a necessidade de uma espiritualidade enraizada no próprio Cristo, e de fazermos aprte de uma Pastoral que não está alheia à Igreja, mas ser uma Pastoral em consonância com a mesma. As coordenações ficaram bastante motivadas com a presença do Pe. Gonçalo Teixeira Lima, referencial da Pastoral da Criança na arquidiocese de Teresina Ele agradeceu o trabalho já realizado por cada, além de pedir que cada um continue desempenhando com doação e dedicação sua missão.

Os participantes foram ainda agraciados com a participação da Coordenadora Estadual, Srta. Jeane Nascimento que fez-se presente animando-os na caminhada. Por tudo o que de bom foi acontecendo nesta Assembleia, louvamos e agradecemos a Deus e pedimos que seja Ele próprio a recompensa de cada um que coloca-se a serviço do Reino, ajudando assim construir uma sociedade mais justa e fraterna.

Colaboração: DANIELE ORLOVSKI – Missionária da Pastoral da Criança no Piauí

Pastoral da Criança Diocese de Pesqueira -PE e o Ano da Fé

Pastoral da Criança estuda a carta do Papa Bento XVI. “Porta Fidei”.

 

No encontro com as lideranças da Pastoral da Criança, Pe. Edson Rodrigues junto com o Pe. Benevaldo nos ajudaram na reflexão sobre a Carta do Papa Bento XVI. Momento de aprendizagem e reflexão, onde podemos estudar mais obre o ano da fé. Assim fortalecendo nossa espiritualidade para que possamos melhor desenvolver nossos trabalhos nas paroquias da nossa diocese.

 

Dalmo Leite – multiplicador da ação comunicação popular, diocese de Pesqueira – PE

encontrão de lideres em Olinda-PE

 

No dia 30 de setembro aconteceu o encontrão de líder no setor Olinda. Com muita motivação e entusiasmos conseguimos reunir todos os lideres do setor Olinda na faculdade de igarassu (facig), fez-se uma grande procissão e foram entrando por comunidade ao plenário. Encontravam-se presente a coordenadora da Arquidiocese Sra. Socorro Aguiar e a coordenadora de núcleo Sra. Nádja que falaram para todos os lideres a importância dos trabalhos por eles desempenhados. Foi um momento de muita confraternização, espiritualidade, celebração etc.

Tivemos a presença de um irmão da fraternidade O CAMINHO, que palestrou sobre a importância da família e o trabalho da pastoral da criança, também deu seu testemunho de vida no qual relatava seu ministério de serviço e como é importante o trabalho voluntario. Houve um maravilhoso almoço e logo em seguida apresentação de um grupo de ciranda que é típico da região. Finalizamos com a celebração da liturgia da palavra com o diácono permanente …. e o sorteio de brindes.

A coordenadora do setor Sra. Maria José(Didi) agradeceu a todos os participante por se fazerem presente e todos que de modo geral direta ou indiretamente ajudaram para organização desse maravilhoso encontro.

Pastoral da Criança em Maringá: 25 anos

Pastoral da Criança completa 25 anos na Arquidiocese de Maringá. Festa será domingo

“São 25 anos de muito trabalho, luta e muitas conquistas”.  Esta é a fala da coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Maringá, Leilane Rodrigues, ao comentar as atividades de comemoração do aniversário da pastoral na Arquidiocese. A festa dos 25 anos será realizada no próximo domingo (25) a partir das 9h no Colégio Carlos Démia – Avenida Carlos Borges, 1828.

A programação vai incluir diversas apresentações artísticas com a participação de centenas de líderes da pastoral, fundada por Zilda Arns. Às 12h30 haverá “alimentação partilhada” para os participantes.

A missa de ação de graças pelos 25 anos da Pastoral da Criança em Maringá vai ser presidida pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti a partir das 14h30 na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, também na Avenida Carlos Borges.

Ainda para Leilane Rodrigues essa data “é motivo de muita alegria já que durante esses anos as líderes da pastoral contribuíram muito para a transformação de milhares de famílias, que conquistaram cidadania”. “Essa festa é em agradecimento aos voluntários, em especial às lideres da pastoral”, finaliza.

Fonte: O Diário de Maringá Online – 21/11/2012