Arquivos mensais: Fevereiro 2013

ENCONTRO DE COMUNICADORES DA PASTORAL DA CRIANÇA

Foi com alegria e esperança que a Pastoral da Criança do Estado da Bahia realizou no dia 23 de fevereiro (sábado) o Encontro de Comunicadores da Pastoral da Criança. O encontro aconteceu na Casa de Encontro Fraternal São José, Bairro de Roma, Salvador-Ba. Com o objetivo de fortalecer a rede de comunicadores no Estado da Bahia e melhorar a comunicação na Missão da Pastoral da Criança junto à sociedade, às famílias e às crianças acompanhadas em todo o estado, para que a comunicação seja a cada dia uma verdadeira Fonte de Vida, na busca de vida plena e abundante para todas as nossas crianças.

O encontro foi iniciado com uma belissima acolhida, seguida de mistica e espiritualidade da Pastoral da Criança. Os comunicadores fizeram um relatório de como anda a comunicação no seu setor (diocese). Pela tarde foram trabalhadas algumas ações de comunicação da Pastoral da Criança: Ação de Comunicador Popular, Assessorria Voluntária de Imprensa e Comunicadores em Rádio. Os comunicadores aproveitaram o momento também para planejar as capacitações em seus setores. O encontro foi encerrado com a certeza de dias melhores para a comunicação no estado da Bahia e na certeza de que a Rede de Comunicadores seja cada dia mais fortalecida no Amor de Deus e que a mensagem de vida e esperança da Pastoral da Criança, possa verdadeiramente chegar às famílias acompanhadas pela pastoral e também áquelas que ainda não são acompanhadas, principalmente as mais carentes.

Participaram do encontro representantes de 17 dioceses do Estado da Bahia: (Foto da esquerda para direita – em pé) Sheyla (Diocese de Ilhéus), Celso (Diocese de Ruy Barbosa), Jorge (Diocese de Eunapólis), Geraldo (Diocese de Bonfim), Auricélia (Diocese de Irecê), Robson (Arquidiocese de Salvador – II Região), Alexandre (Diocese de Teixiera de Freitas), Maria de Lourdes (Diocese de Caetité), Nayane (Diocese de Jequié),Thais (Diocese de Livramento de Nossa Senhora), Delci (Diocese de Barra), Edineide (Diocese de Irecê), Hélio (Diocese de Amargosa), Edson (Arquidiocese de Salvador – III Região)// (Foto da esquerda para direita – sentados) Gilmar e Ivan (Diocese de Itabuna), José Raimundo (Diocese de Serrinha), João (Diocese de Juazeiro), Renato (Diocese de Paulo Afonso) e Cristiane (Arquidiocese de Feira de Santana).

A equipe de coordenação da Comunicação da Pastoral da Criança no Estado da Bahia ficou a seguinte: Edson (Estado), Robson (Núcleo 1), Hélio (Núcleo 2), Celso (Núcleo 3), Nayane (Núcleo 4), Auricélia (Núcleo 5) e Ivan (Núcleo 6).

COLABORAÇÃO: Edson dos Santos de Jesus – Responsável pela Comunicação no Estado da Bahia.

Obs: Se quizerem mais fotos acesse o site da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Salvador:

www.pcriancasalvador.com

 

 

ESPERANÇA

No dia 12 de Janeiro na reunião de área o Setor 80 foi honrado pela visita da nova coordenadora Estadual,(Marine Ramos da Silva). Foi um momento muito Bom, tivemos a oportunidade de nos conhecer, se percebia no rosto de cada um a vontade imensa de continuar, o   entusiasmo, a esperança de um presente e um futuro cheio de muitos frutos.. É Maravilhoso servir.

Que Deus abençõe todos que se dedicam ao serviço voluntário.

 

 

carinhosamente  Ir. Adélia, Smf

ENCONTRO COM OS COMUNICADORES DO ESTADO DA BAHIA

DIA 23 DE FEVEREIRO DE 2013 NO LARGO FRATERNAL EM ROMA,ACONTECEU UM ENCONTRO COM OS COMUNICADORES DO ESTADO DA BAHIA,A NÍVEL DE NUCLEO E SETOR,NO MESMO OS COORDENADORES SE ARTICULARAM COM AÇÕES E METAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO NA BAHIA.UM ENCONTRO PROVEITOSO E TODOS OS COORDENADORES SAIRAM COM O ESPIRITO RENOVADO E ESPERANÇOSO PARA DAR SEQUENCIA AOS TRABALHOS.É ISSO AI MAIS UMA AÇÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA

Histórias de sucesso na Pastoral da Criança

Há trinta anos a Pastoral da Criança faz a diferença na vida de muita gente! As histórias da Pastoral da Criança são feitas de pequenos gestos cotidianos, de atenção permanente para o “prevenir” e “cuidar”, que geram grande impacto na vida de gestantes, crianças e famílias. Tudo parece tão simples em um primeiro olhar mais superficial, porém de grande importância quando se observa os resultados.

Quem diria que uma simples receita em que se mistura um pouco de sal, açúcar e água, passada de boca em boca, pudesse salvar tantas vidas. Isso sem contar a vigilância nutricional, a orientação para os sinais de risco na gestação, para o aleitamento materno, o alerta para vacinar, para dormir de barriga para cima, para lavar as mãos, a primeira dose imediata do antibiótico e ainda o incentivo para brincar.

A cada dia uma multidão de voluntários sobem ladeiras, enfrentam estradas, atravessam rios e matas para estar onde deles mais se necessitam. No diálogo com as famílias, no debate com os poderes públicos, os voluntários vão conquistando espaço e abrindo caminhos para que a vida possa acontecer.

Neste espaço vamos registrar as histórias de sucesso realizadas pela rede de voluntários nestes trinta anos. Coordenadores, capacitadores, líderes e demais voluntários estão convidados para contar suas histórias de sucesso sobre as ações básicas desenvolvidas pela Pastoral da Criança.

O que são as histórias de sucesso na Pastoral da Criança

São histórias que mostram como uma ideia criativa (iniciativa) resolveu um problema e melhorou o trabalho da Pastoral da Criança, aumentou o número de crianças com vacina em dia, a amamentação exclusiva, as visitas de pré-natal, a participação da comunidade, o aumento no número de líderes e voluntários ou ainda ajudou no entendimento do trabalho da Pastoral da Criança junto às famílias e na comunidade.

Voluntários: mandem suas histórias de sucesso

Os líderes da Pastoral da Criança podem enviar sua história de sucesso juntamente com a FABs. Lembrar de identificar a história com o seu nome, endereço e telefone. As coordenações podem enviar junto com a notícia para o jornal da Pastoral da Criança ou com outros materiais enviados para a Coordenação Nacional.

As histórias de sucesso também podem ser enviadas por qualquer voluntário ou família acompanhada, através do e-mail comunic@pastoraldacrianca.org.br . É importante identificar com nome, endereço e telefone. Podem ser enviadas várias histórias, não há limite.

Contamos com vocês!

 

 

 

 

Visita de Pe Ademar e Dr. Nelson Arns Neumann ao setor 325 Joinville

No final de janeiro a Diocese de Joinville teve a alegria de receber a visita de

Pe Ademar Rover e Dr. Nelson Arns Neumann, da coordenação Nacional e Internacional da Pastoral da Criança.

Foi gratificante! Sua presença alegre, espontânea, contagiante, nos motivaram na caminhada e fortaleceram a missão e compromisso social na construção de uma sociedade solidária, promovendo a vida de nossas crianças e famílias.

 

Ficamos felizes por tão simpática e agraciada visita!

Obrigada! Tivemos a oportunidade de resolver algumas dúvidas do momento.

Que Deus os acompanhe e proteja em tão SUBLIME e BELA MISSÃO! Salvar VIDAS!

 

Com Estima – Coordenação do setor     –    Irmã Salete Wiggers

Reunião importante Pastoral da Criança de Fronteira dos Vales – MG.

No proximo domingo dia 24 de fevereiro de 2013, a Pastoral da Criança do municipio de Fronteira dos Vales – MG, pertencente ao setor 178 de Almenara Minas Gerais realizará uma importante reunião, a partir das 10horas da manhã, na casa de uma das lideres, onde o objetivo é eleger a nova coordenação do ramo 3132. A sessão contará com a presença do Coordenador do Setor Sr. Dionisio, que auxiliará e acompanhará o processo. É a Pastoral da Criança mostrando a sua forma democratica de desenvolver a sua missão em prol da vida de nossas crianças – descentralizando “poder” onde todos são todos.

 

Fronteira dos Vales, 19 de fevereiro de 2013

 

comunicadores populares

Confraternização Pastoral da Criança Fronteira dos Vales – MG.

No dia 27 de janeiro de 2013, a partir das 9horas e 00mints da manhã, toda a equipe da Pastora da Crianaça de Fronteira dos Vales – MG, com seus familiares, reuniram-se na sede da Escola Municipal a Praça Intendente Nascimento – centro desse municipio, com o objetivo de se confraternizarem, ja que segundo a Coordenadora Marisa Arcanjo – nao foi possivel realizar esse momento no fim do ano de 2012, por conta da onda de outros movimentos onde todos estavam envolvidos com seus amigos e familiares. Bom! Foi um evento inesquecivel com a presença da maioria dos membros da Pastoral e seus familiars, inclusive a criançada que se divertiram muito nos brinquedos: piscina de bolinhas e cama eslastica. Outro momento marcante, com muito bom humor, foi a realização do amigo secreto, com a troca de presentes e abraços entre todos, tudo isso regado a churrasco, almoço e uma linda mesa de frutas e o mais importante: muita alegria, paz e espiritualidade fraterna. Um evento merecido depois de mais um ano de muita dedicação a causa da Pastoral, que é gerar vida em abundância!

obs.: A maioria do que foi consumido foi doaçao dos proprios membros da Pastoral.

 

Fronteira dos Vales, 19 de fevereiro de 2013

 

Comunicadores Populares

Pastoral da Criança murbanense forma novos líderes

“Balança, livro de registro, estopinha e muita disposição são algumas das nossas ferramentas nesse trabalho em prol das crianças daqui”. Comentou a líder da Pastoral da Criança de Manoel Urbano, Maria do Carmo na apresentação na Igreja Nossa Senhora da Penha e por ocasião da celebração dominical, de novos líderes que atuarão nos bairros da cidade este ano.

Os mais de 15 voluntários que trabalharão na Pastoral da Criança este ano passaram uma semana em formação.

Pastoral da Criança é uma rede de solidariedade formada por mais de 242 mil pessoas capacitadas, trabalhando voluntariamente no combate à desnutrição e à mortalidade infantil e colaborando para a melhoria da qualidade de vida das crianças brasileiras.

Especificando mais, podemos dizer que é um serviço de ação social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que acompanha gestantes e crianças em bolsões de pobreza e miséria, independente de cor, raça, crença religiosa ou política.

Os espaços para o voluntariado estão abertos!