Arquivos mensais: Março 2013

Ceará tem nova coordenação estadual

Na quarta-feira, dia 13 de março, enquanto a imprensa anunciava a escolha e recebia o Papa Francisco, a Pastoral da Criança do Ceará despedia-se de Marister Guimarães, que nos últimos oito anos esteve à frente da Coordenação do Estado do Ceará, recebendo Rita Célia Rodrigues, que assume a missão dois anos depois de ter deixado o comando da Região Serra, na Arquidiocese de Fortaleza; naquele período o setor apresentava o melhor desempenho, entre as regiões arquidiocesanas.

Na despedida de Marister, Ana Ruth Góes, agradeceu sua dedicação, em nome da coordenação nacional; Marlúzia Pessoa testemunhou esta dedicação em nome das coordenações de todos os estados, relatando alguns eupódios que demonstram o compromisso; e as coordenadoras diocesanas do Ceará apresentavam seu carinho e demonstravam alegria quando vislumbravam a probabilidade de Marister assumir, já em abril, a coordenação arquidiocesana, em Fortaleza.

Conhecida nacionalmente pelas realizações do projeto Criança Viva, que implantou na Paróquia da Morada Nova, Diocese de Limoeiro, durante sua gestão como paroquial, Marister foi diocesana de Limoeiro, e na coordenação estadual enfrentou grandes desafios, como os dano ao teto da sede da pastoral, causados pelas chuvas de 2009; ela veio a abrigar-se na sede da Pastoral da Pessoa idosa e procedeu a recuperação do prédio, com apoio de doadores. Também adquiriu um veículo para a Pastoral, em 2010. Mas sua coordenação foi marcada principalmente pela presença efetiva junto às dioceses e paróquias.

Rita Célia Rodrigues, que assume o Estado do Ceará, tem 22 anos de experiencia na caminhadas da Pastoral da Criança e ao “receber o bastão” fez memória da Irmã Maria Metildes, primeira coordenadora estadual cearense e de Dom Plínio da Luz, atual bispo de Picos, o pároco que a recrutou para a liderança pastoral.

 

 

Missionários leigos encontra-se no Ceará para avaliação dos trabalhos

Missionários Leigos da Pastoral da Criança encontraram-se em em Fortaleza, dias entre 10 e 15 de março para avaliar o andamento dos trabalhos, trocar experiências e promover pequenos ajustes onde há dificuldades. Este ano, a Pastoral está com 18 missionários leigos, semeando e organizando o trabalho em paróquias das dioceses de Limoeiro e Itapipoca no Ceará, Viana, Bacabau e Zé Doca, no Maranhão; e na Prelazia de Coari, no Amazonas.

Os missionários são oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia, Mato Grosso e Alagoas e permanecem em missão por um ano, cabendo-lhes sensibilizar, formar e organizar lideranças na implantação ou restauração do trabalho pastoral nas paróquias onde a missão se realiza.

Ana Ruth Góes, Marlúzia Pessoa, Adriana e Irmã Judite coordenaram e facilitaram o encontro, que contou com a participação das(os) coordenadoras(es) das dioceses e dos estados que recebem a missão.

 

Ação Comunicação Popular: capacitação de capacitadores em Porto Alegre/RS

Entre os dias 22 e 24 de março de 2013, foi realizada uma Capacitação de Capacitadores em Comunicação Popular na Arquidiocese de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A capacitação foi organizada pelo setor 299 Vicariato de Porto Alegre, e contou também com a participação de um grupo do setor 301 Vicariato de Gravataí.

As multiplicadoras responsáveis, Alana Pereira e Miriana Gravana, dedicaram-se com muito cuidado à preparação do encontro e exploraram bem o material oferecido pela Pastoral da Criança. Os capacitados trabalharam com os diferentes meios de comunicação, confeccionando cartaz, boletim, jornal mural, além de se dedicarem às técnicas para a elaboração e apresentação de peças de teatro bíblico.

Os momentos de espiritualidade também foram muito ricos! Eles demonstraram o grande potencial dessa nova ação da Pastoral da Criança e como a mensagem de fé e vida pode ser transmitida de maneiras inovadoras que tocam profundamente não só os missionários da Pastoral, mas também as famílias com quem trabalhamos.

MISSÃO E GESTÃO PARA COORDENADORES DE RAMO E ÁREA

SETOR 86

I Região da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Foi realizada nos dias 08, 09 e 10 de março de 2013, no Setor 86, I Região da Arquidiocese de Salvador, a Capacitação de Missão e Gestão para Coordenadores de Ramo e Área. O encontro aconteceu no Instituto das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, bairro de Piatã, Salvador/BA, e foi ministrada pelas capacitadoras da ação Jurani Pinto e Wanda Pessanha, que de forma dinamica e criativa falou da missão do coordenador de ramo e de área e de sua grande importância no trabalho realizado pela Pastoral da Criança. Participaram desta capacitação, coordenadores diversas dioceses do estado da Bahia.

 

Colaboração: Edson dos Santos de Jesus – Comunicador Popular

CELEBRAÇÃO DA VIDA

SETOR 88

II Região da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

A Pastoral da Criança do Ramo Nossa Senhora da Boa Viagem, Setor 88, Arquidiocese de Salvador da Bahia, realizou no dia 28 de fevereiro de 2013, uma belissima celebração da vida com as crianças e familias acompanhadas. Neste dia também foi entregue uma das Cartelas dos Laços de Amor, a uma das gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança, que com muito amor e atenção escutou mensagem da líder Dagmar Rocha.

 

Colaboração: Edson dos Santos de Jesus

Foto: Jurani Pinto

CELEBRAÇÃO DA VIDA

SETOR 90

III Região da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

O ramo São Gonçalo do Retiro, Setor 90, III Região da Arquidiocese de São Salvador, realizou no dia 19 de março de 2013 na Comunidade Paixão Senhor, Baixa de Santo Antonio, a sua Celebração da Vida, que contou com a participação de varias crianças e familias acompanhadas pela Pastoral da Criança. Foi um dia de muita atividade realizada na comunidade, pela manhã aconteceu a Oficina de Brinquedos confeccionados com garrafa pet, ao meio dia foi oferecido as crianças e familias um almoço delicioso feito com soja e pela tarde ouve mais atividades com as crianças e seus familiares.

 

Colaboração: Edson dos Santos de Jesus – Comunicador Popular

DIA DE ESPIRITUALIDADE DA PASTORAL DA CRIANÇA

SETOR 97

V Região da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

 

Aconteceu no dia 12 de março de 2013, na Ilha de Belinque, Setor 97, Arquidiocese de Salvador da Bahia, um Dia de Espiritualidade da Pastoral da Criança com os líderes e equipe de apoio. A coordenadora do setor, Jurani Pinto Silva, aproveitou o momento de espiritualidade para fortalecer ainda mais o trabalho realizado pela Pastoral da Criança e de agradecer a cada voluntário pelo seu esforço de levar vida e vida em abundãncia as várias crianças e gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança.

 

Colaboração: Edson dos Santos de Jesus – Comunicador Popular

Foto: Jurani Pinto Silva

Assembleia Eletiva de setor Castanhal Pará

Aconteceu nos dias 22 e 23 de março de 2013,a assembléia eletiva de  Castanhal no Pará. Estiveram presentes todos os coordenadore(a)s de Ramo e Áreas, o coordenador de Núcleo Pirí Santana e a coordenadora estadual Irmã Veneranda Alencar.

O Bispo diocesano Dom Carlos Verzelet, fez uma Espiritualidade, e depois tivemos um estudo do sistema de Informação da Pastoral da Criança. Estudo do Regimento e o momento de eleição onde foram escolhidas as pessoas que fazerão parte da listra Tríplice.

Que O Senhor possa abençõar os líderes, coordenação e todos que ajudam a construir um mundo de paz defendendo a vida.

 

Colaboração… Carlito e Pirí

ELEIÇÃO ELETIVA PASTORAL DA CRIANÇA DE BANDEIRA

O RAMO 992 REALIZOU NO DIA 2 DE MARÇO DESTE ANO UMA ASSEMBLEIA ELETIVA PARA COORDENAÇÃO,COM PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA DA COMUNIDADE E SEUS LIDERES,QUE FIZERAM A ALEGRIA DESSE DIA DE FESTA PARA TODOS NÓS DO RAMO, COM A ELEIÇÃO FOI DEFINIDA  COM UM NÚMERO EXPRESSIVO DE VOTOS  A SENHORITA  ROSANA SOUSA FOI RATIFICADA  COMO COORDENADORA  DO RAMO 992 DA PAROQUIA SENHOR BOM JESUS  BANDEIRA MG .

EM SUA PRIMEIRAS PALAVRAS COMO COORDENADORA ELA AGRADECEU A TODOS E PEDIU APOIO A COMUNIDADE PARA REERGUER A PASTORAL DA CRIANÇA.

 

 

 

 

 

NILSON SANTOS  (COMUNICADOR POPULAR DA PASTORAL DA CRIANÇA BANDEIRA-MG)

Paródia

A Pastoral da Criança

é missão bonita de levar em frente

Salvando vidas e vidas bem delicada,

trabalhando com gente

 

É preciso amor para estar aqui (bis)

Transforme em doação.

Jesus, levou a mensagem

a todo mundo sem distinção

 

O grandioso trabalho é a

missão do voluntário

É só confiar em Deus

que, você já tem o melhor salário

—————————————————————–

Município: Itacoatiara
Localidade: Costa da Conceição
Autora: Maria Orilza Leal
Coordenadora da Comunidade Nossa Sra. da Penha