Arquivos mensais: abril 2013

Capacitação Guia do Líder – Setor 325 – Joinville – SC

Novo Ramo em Joinville

 

Com muita alegria comunicamos a BOA NOTÍCIA: O nascimento de um novo Ramo no município de Araquari “ São Luiz Gonzaga” com a Participação de 11 líderes que foram capacitados no Guia do Líder, para Missão na Pastoral da Criança.

Eis alguns depoimentos:

 

  • Neste curso aprendi a ver as coisas com mais entendimento. Consigo sentir que será muito gratificante esta Pastoral em nossa Comunidade. ( Célia Aparecida de Meira)

     

  • Refletindo sobre a prática da caridade na profissão que dedico em prol da saúde,

    “ cuidar de vidas” agora Deus me chama para mais este trabalho na Pastoral. Obrigada Senhor por todos os dons que recebi. Pois cuidar de vidas e zelar por elas é com certeza um dom de Deus. (Ana Claudia L. Taborda)

     

  • Muito interessante foi a riqueza do Guia do Líder, para orientar as famílias. O empenho de cada líder buscando conhecimento, tanto para suas vidas, como para o trabalhado prático na Pastoral da Criança. ( Maria dos Santos Rocha)

     

  • Vejo a Pastoral como se fosse um coração enorme cheio de crianças felizes, saudáveis e muito amadas. No Dia da Celebração da Vida iremos fazer as crianças sorrirem, brincarem e realmente serem crianças, pois merecem serem felizes. (Ana Burigo)

     

  • Sou muito grata à Irmã Salete, Celina Leandro e a todas as líderes que fizeram o curso, construindo com suas experiências e tornando nossos encontros muito especiais. Que Deus nos ilumine sempre para cumprirmos com amor nossa MISSÃO. ( Patrícia Oliveira)

     

  • Com a Pastoral da Criança aprendi que tudo precisa ser feito com muito AMOR, sem esquecer jamais de olhar para o próximo com o mesmo olhar de JESUS. ( líder capacitada)

     

  • Participar desta capacitação para líderes foi um aprendizado edificante e gratificante. Pois as trocas e experiências entre as Comunidades, mostra a importância de conhecer variadas vivências. A Irmã Salete conquistou-nos com seu exemplo, é eficiente no que se propõe a fazer. Seguiremos enviadas , preparadas para o caminho que escolhemos.

    Que Deus nos ilumine! ( Roseni L. S. Leite)

     

  • Meu inesquecível curso na Pastoral da Criança. Quando cheguei não fazia mensão do significado que aqueles dias iriam ter na minha vida. Preparada agora para fazer experiências de ir porta em porta conhecer de perto a realidade de minha comunidade.

    Foi uma vivência totalmente transformadora estar aqui todas as quarta feiras, eu esperava muito para que chegasse esse dia. As experiências trocadas, a alegria, a amizade que se formou, a energia tão contagiante da Irmã, a qualidade peculiar de cada pessoa: Ana falante, Deize alegria, Roseni Competência, Célia timidez, Maria seriedade, Patrícia doçura, Terezinha feliz, Isabela beleza, Dulcinéia doação, Leonora atenta, Dona Terezinha bondade, Marisa ingenuidade, Laércio companheirismo, Irene sorridente, Ana Claudia séria. (Giselle Fátima Silvestro)

     

    Parabéns às líderes que assumem com entusiasmo, alegria, perseverança e disposição interior esta linda e sublime missão de salvar e PROMOVER a VIDA.

     

    Colaboração; Irmã Salete Wiggers – Setor 325 – Joinville – Santa Catarina

CAPACITAÇÃO DE MISSÃO E GESTÃO – SETOR 174 TEÓFILO OTONI

Nos dias 12 a 14 de abril foi realizado no setor 174 – Teófilo Otoni o Curso de Missão e Gestão para os 13 novos coordenadores de ramo de varios municipios da diocese. O curso foi ministrado pelas capacitadoras Iliana Santos e Jussiana de Matos, houve uma boa participação do grupo com muito interesse, troca de experiências e alegria, eles receberam toda informação necessária para desenvolver a sua função e ajudar os lideres em suas comunidades.

CAPACITAÇÃO DE CAPACITADORES EM FORMAÇÃO CONTINUA INTEGRADA NA ÁREA 2

Nos dias 23 e 24 de março aconteceu no setor 174, no municipio de São José do Divino a Capacitação para Capacitadores em Formação Continua Integrada, o encontro teve a presença dos coordenadores de ramo desta área, os coordenadores de comunidade  e o coordenador de área, Rubens Barbosa. O grupo estava muito interessado e participativo, foi trabalhado o RRA, Celebração da Vida, Visita, prestações de contas, as campanhas da Pastoral e o fortalecimento da missão, ministrado pelo Padre Nubio que conduz o tema com entusiasmo e sabedoria, fazendo-nos pensarmos na nossa verdadeira missão como cristão. Todo encontro foi conduzido pela Multiplicador Inalva Van Der Maas  e a Capacitadora Edneide Gonçalves que brilhantemente conduz todos os trabalhos. A experiência foi muito rica e proveitosa, tanto que estenderemos a todas as áreas do setor. Agradecemos a participação e empenho de todos os coordenadores e em especial a Dona Maria Elvira e sua equipe juntamente com o Pe. Nubio que nos acolheu e preparou todo ambiente para o encontro.

PASTORAL DA CRIANÇA EM AÇÃO

A Pastoral da Criança da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Catolé do Rocha/PB, recebeu da Prefeitura Municipal de Catolé no dia 29 de Abril na sexta feira da Paixão, 150 kg de peixes para distribuir para todas as famílias cadastrada nas comunidades, onde os líderes fizeram a distribuição dos peixes para as mães, 2kg por família; a coordenação agradeceu o apoio o carinho pela adoção da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha/PB disse que a Pastoral da Criança esta aberta para fazer as parceiras necessárias na comunidade.

Romualdo Barbosa – Comunicador Popular da Diocese de Cajazeiras/PB.

Luto

Olá pessoal boa tarde, quero compartilhar hoje com vocês algo muito triste, essa semana perdemos um membro de nossa Pastoral, morreu no dia 17/04/2013 um apoio de nossa comunidade de Ressaca,Piripá-Ba estamos muito tristes por essa perda ele era um senhor que já estava com uns 60 e poucos anos que veio a falecer por motivos de doença ele nos ajudava no peso das crianças, era de muita importância sua colaboração. Que Deus de paz para ele aonde quer que esteja. Amém.

Pastoral de Araçuaí

Aconteceu nas dependências do Campus Araçuaí, no dia 14/04/13, 0 17° Encontro de Plantas Medicinais e Terapêuticas Naturais, evento itinerante anual promovido pelo Departamento de Fitotecnia / UFV e em parceria com a Paróquia de Santo Antônio e Pastoral da Criança de Araçuaí. A condução do evento ficou por conta da Palestrante Irmã Anita, de Teófilo Otoni, que impressionou a todos com o domínio que apresentou sobre Práticas com Plantas Medicinais e Remédios Caseiros. Estudantes de Gestão Ambiental do IFNMG, Campus Araçuaí somaram esforços à organização do evento que contou com um público de 80 participantes, estes receberam certificados de participação emitidos pela UFV.

Fez parte da programação uma visita ao horto de ervas medicinais implantado no Campus Araçuaí, cultivado com princípios de Agricultura Orgânica e produção destinada à Pastoral da Criança que as utiliza para fins terapêuticos. O representante da UFV, professor Vicente Casali, em seu breve discurso falou da importância das Terapias Alternativas e o cultivo orgânico de plantas medicinais.

Dionísio Filho Comunicador Popular

Diocese de Patos (PB) realiza capacitação para novos coordenadores de ramo.

Capacitação em Missão e Gestão

Com muita alegria e empenho a Diocese de Patos – PB  realizou nos dias 12 e 13 de Abril o encontro de capacitação em Missão e Gestão que faz parte da formação contínua de novos coordenadores de ramo.

A capacitação contou com o apoio de Irmã Irma Rodrigues, coordenadora estadual, e representantes das dioceses de Cajazeiras, Campina Grande e Guarabira. Além da espiritualidade, os participantes puderam ver conteúdos relativos à estrutura e funcionamento da pastoral que servem de base para o bom desempenho do seu trabalho.

Confira mais em: https://www.facebook.com/PastoralDaCriancaDioceseDePatos

Jornal 198 – Balsas • Maranhão – Confraternização

A Paróquia Menino Jesus, na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, todos os anos organiza uma confraternização entre os líderes da Pastoral da Criança.
A Coordenadora Valci Miranda Silva organiza um ambiente celebrativo, onde todos se divertem depois de uma avaliação das ações desenvolvidas por todos para que gestantes e crianças tenham vida em abundância, momento este em que também é comemorado o aniversário de todos.
Sempre com um jantar muito gostoso e o mais natural possível, concluímos esse momento festivo com uma troca de presentes e com o abraço fraterno entre todos, onde renovamos os votos de um ano  melhor para todos.

Colaboração: José dos Reis Silva • Coordenador do Setor

jornal-198-balsas-198

Jornal 198 – Almenara • Minas Gerais – Formação Contínua

Aconteceu no município de Salto da Divisa uma capacitação de Formação Contínua Integrada para todos os líderes daquela comunidade. A Oficina foi um momento muito rico para todos os presentes. Tivemos a presença da Coordenadora de Área, Aparecida Rodrigues, e do Multiplicador Elves Soares. Eles trabalharam os temas com muita segurança. No final da Oficina esteve presente o Frei André, que trabalhou conosco um trecho bíblico.

Mais sobre Formação Contínua aqui
Colaboração: Dionísio  Pereira Franco Filho • Coordenador  de  Setor

jornal-198-almenara-198