Arquivos mensais: maio 2013

COMUNICADORES POPULARES

IV REGIÃO DA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR – SETOR 92

A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Salvador, 4ª Região, Setor 92 (Forania 11), concluiu no dia 25 de maio de 2013, a Capacitação de Comunicadores Populares. A capacitação aconteceu no Círculo Operário Católico, na cidade de Santo Amaro/BA, e foi ministrada por Edson dos Santos de Jesus, capacitador da Ação Comunicação Popular. O objetivo da ação é capacitar jovens ou líderes nas comunidades para utilizar os meios de comunicação popular e o jornalismo popular para divulgar as Ações e as campanhas da Pastoral da Criança nas bases, além de motivar e suscitar jovens para serem líderes. Aprofunda, também, a mística de fé e vida ao utilizar técnicas e meios de comunicação popular.

Participaram desta capacitação 12 líderes, Camila Abrão e Silvia Couto (Diocese de Camaçari)// José Raimundo Maia, Maria Inês Marques, Lívia Graciele Silva, Antônio Leite, Jocilene Gomes, Erivalda Silva, Jacineide de Deus, Ana Cristina dos Santos, Maria de Fátima de Jesus e Jaciane (Arquidiocese de Salvador, 4ª Região), além da participação de Nélia Vasconcelos (antiga coordenadora da 4ª região) e do poeta Evanilson Alves (Integrante do Grupo Ágape. do Guetto A e do Sarau da Onça). Após o termino da capacitação foram escolhidos os comunicadores responsáveis pela comunicação do setor, ficando Jocilene Gomes Machado (Joice), Paróquia Nossa Senhora das Oliveiras, Santo Amaro/BA, responsável pela 4ª Região da Arquidiocese de Salvador e Camila Abrão de Oliveira, Paróquia São Sebastião do Passé, São Sebastião do Passé/BA, responsável pela Diocese de Camaçari.

Colaboração: Edson dos Santos de Jesus – Comunicador Popular

 

VIGILÂNCIA NUTRICIONAL

SETOR 92 – IV REGIÃO DA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR

A coordenação nacional realizou nos dias 25 e 26 de maio, na Casa de Encontro Organização Fraternal São José, bairro de Roma, Salvador-BA, a capacitação de Vigilância Nutricional. A capacitação foi ministrada por Marcia Moscatelli de Almeida, Nutricionista da Equipe Técnica da Coordenação Nacional. Esse é um projeto piloto, que será iniciado na 2ª Região da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com o objetivo de preparar os líderes e pessoas capacitadas no Guia do Líder 2007 para orientar gestantes, mães e responsáveis sobre a prevenção da obesidade infantil.

Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS): 6,6 % das crianças brasileiras menores de 5 anos apresentam excesso de peso, 4,2% a 6,8% das crianças de baixa renda apresentam excesso de peso. Segundo dados da Pastoral da Criança, informados pelas FABS: 1,1% das crianças, no segundo trimestre de 2010, apresentam sobrepeso ou obesidade.

A prevenção precoce da obesidade infantil começa durante a gestação e vai até os primeiros anos de vida da criança. Os dois primeiros anos de vida da criança são fundamentais para um bom crescimento e desenvolvimento e qualquer ocorrência nesse período é decisiva para a saúde.

De acordo com pesquisas realizadas ao longo das décadas de 70, 80, 90 e primeira década do ano 2000, está ocorrendo aumento das taxas de excesso de peso com o passar dos anos, situação que evidencia um grave problema para ser resolvido. No gráfico abaixo é possível perceber o aumento das taxas no decorrer das décadas em contraponto a diminuição das taxas de baixo peso na população brasileira acima de 20 anos (POF 2008-2009). Observa-se que entre os anos de 2008 e 2009 as taxas de excesso de peso atingem cerca de metade da população adulta tanto em homens como em mulheres.

 

Corpus Christi

 

A Celebração do Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo foi marcada por procissões nos ramos da Diocese de Tubarão/ setor 331. Voluntários confeccionaram os tapetes, com o objetivo de apresentar as ações da Pastoral da Criança e com isso, incentivar mais pessoas ao voluntariado nesta missão tão linda e importante. Que o Espírito do Senhor esteja sobre todos os voluntários da Pastoral da Criança, em especial, sobre nossas gestantes, crianças e suas famílias.

 

Falecimento

D. Isolina nossa querida líder da Pastoral da Criança, aqui da paróquia Santa Luzia em Hortolândia, depois de quase 20 anos de trabalho, nos deixou no dia 12/05…  Deus a recebeu com certeza de braços abertos pois foi uma mulher que sempre esteve do lado dos mais necessitados… Nosso enorme sentimento a todos os familiares e amigos. Esteja em paz nossa querida amiga!

A coordenação.

Missa de envio de Líderes da Pastoral da Criança de Comunidade do município de Coari Coari-am

 

 

 

 

 

 

 

A comunidade Divino Espírito Santo  da Paróquia de Santana e São Sebastião, ambos localizados no município de Coari-Amazonas, realizou no dia 14 de  abril  de 2013 a missa de Envio de 10 Líderes da Pastoral da Criança que atuaram na referida comunidade.

Os líderes da pastoral assumiram o compromisso diante da igreja e da comunidade de estarem atuando em prol das crianças e gestantes em situação de  vulnerabilidade social da referida comunidade.

A missa foi celebrada pelo Pároco João Batista e a capacitação dos mesmos foi realizada pela missionária Ducinéia.

Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens,

para que, vendo as vossas boas obras,

eles glorifiquem o vosso Pai que está nos céu”

(Mt 5, 16).

 

Coari-Amazonas

ENCONTRÃO DE LÍDERES

SETOR 100 – DIOCESE DE JUAZEIRO/BA

No dia 18 de maio de 2013, aconteceu na Diocese de Juazeiro/BA, o Encontrão de Líderes, da Área Parecal (Cidades: Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes). O encontrão foi realizado no Centro de Treinamento Palmeiras de Ellim em Pilão Arcado-BA. O objetivo do encontrão foi o fortalecimento da Missão do Líder na Pastoral da Criança, foram trabalhados vários temas, entre eles Auto-estima, Missão do Líder, Ações das Pastoral da Criança e Mística e Espiritualidade.Participaram mais de 120 voluntários, entre líderes, coordenadores, capacitadores e equipe de apoio. Estiveram presentes também neste encontrão o coordenador da Área Parecal, Antônio de Souza Almeida e os coodenadores de ramo: Maria Auxiliadora Teixeira (Dorinha) coordenadora do Ramo N. S. de Lourdes, Campo Alegre de Lourdes-BA // Maria de Fátima Ribeiro, coordenadora do Ramo N. S. do Rosário, Remanso-BA// João de Sousa Dias, coordenador do Ramo Santo Antônio, Pilão Arcado-BA.

O encontrão foi ministrado por Edson dos Santos de Jesus, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, responsável pela comunicação no estado da Bahia.

A área Parecal acompanha um total de 70 gestantes e 2.211 crianças, isso representa mais de 23% das crianças pobres existentes na Área do Parecal. A área conta com mais de 240 voluntários, entre líderes e equipe de apoio, que atuam nas mais de 50 comunidades espalhadas pelos municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado. Ainda são necessários mais de 400 líderes para acompanhar as mais de 7.000 crianças pobres que ainda não são acompanhadas.

Colaboração: Edson dos Santos de Jesus – Comunicador Popular

DIOCESE DE TUBARÃO – SETOR 331

Aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, nas áreas 01,02 e 03 da Diocese de Tubarão-SC, uma Formação Contínua sobre o Papel do Articulador. Na oportunidade, contamos com a participação do Articulador e também membro do Conselho Econômico, Sr. Valmor dos Santos, que nos presenteou com várias imformações importantes a cerca do assunto. Sabemos que o Articulador deve fazer a ligação entre os Conselhos Municipais de Saúde, os líderes e as famílias acompanhadas, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade infantil e a melhoria das condições de saúde das crianças pobres e de suas famílias. Mas, para que isso aconteça, ele precisa receber constantemente informações concretas a fim de se sentir seguro em suas atividades. Informações concretas e segurança, foi o que nossos Articuladores encontraram com esta Formação Contínua. Parabéns Coordenadoras de Ramo e Articuladoras da Diocese de Tubarão por estarem sempre em busca de novas informações e de novas formas de trabalho a favor das Gestantes, crianças pobres e de suas famílias.

Visita a comunidade Quilombola

A Pastoral da Criança  do ramo Santo Antônio de Salgueiro Pernambuco visitou no dia 01 de maio a comunidade quilombola em Conceição das Crioulas, com o objetivo de busca de novos líderes para ajudar a orientação e nutrição das crianças daquela localidade, as crianças se encontram em um índice muito alto de desnutrição e situação desfavorável.

Foram convocados todos os  lideres do ramo,  juntos com o apoio da escola e comunidades Quilombolas. Foi oferecido um café da manhã, almoço, palestras e apresentações de danças.

Jornal 198 – Xingu • Pará – Dia das crianças

A Pastoral da Criança de São Félix do Xingu, reuniu todas as comunidades onde tem Pastoral e juntos celebraram a vida e a saúde das crianças acompanhadas. A abertura foi com uma Missa celebrada pelo Padre Danilo e o dia teve continuidade com palestras, brincadeiras e distribuições de brinquedos para todas as crianças. Encerramos a festa com a Celebração da Vida.

Confira o livro Brinquedos e Brincadeiras aqui

jornal-198-xingu-198-1 jornal-198-xingu-198-4 jornal-198-xingu-198-3 jornal-198-xingu-198-2

Colaboração: Maria Izabel C. Alves