Arquivos mensais: agosto 2013

Assembléia Setor Sé

Aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, no espaço da Sagrada Família região Ipiranga, a assembléia anual do Setor Sé com o tema a Parábola do Bom Pastor.

O encontro teve inicio as 8 hs. Helena, coordenadora do Setor, leu a passagem do Bom Pastor e pediu para os presentes refletissem, trazendo para os trabalhos desenvolvidos que tipo de pastor cada comunidade está necessitando. Logo após a reflexão a palavra foi dada ao Padre Luiz Claudio Braga Assessor da pastoral da Criança do Setor.

Padre Luiz falou da importância da fé que professamos e a importância de sermos batizados e a fé de modo geral, qual nosso papel como cristãos dentro da igreja. Também cada coordenadora contou um pouco de suas experiências em suas comunidades. Logo após a palestra foi passada a palavra para Aparecida (coordenadora Arquidiocesana) que falou da importância a valorização delas enquanto voluntários e também de como atrair novos líderes também mostrou uma radiografia de cada paróquia e dos trabalhos desenvolvidos.

Maria do Rosário e seu esposo Josué fizeram a oficina de agilidade no envio de informações, uma parceria com a operadora Tim que servirá como uma nova ferramenta que ajuda líderes a acompanhar os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde e enviar estas informações via torpedo (mensagem de celular).

No encontro foi prestado contas dos gastos e como anda cada comunidade e suas dificuldades e desafios daqui para frente.

A assembléia foi encerrada com a missa celebrada por Dom Tarcísio, bispo da Região Episcopal Sé.

Incentivo ao Aleitamento Materno

“E tudo que disserdes ou fizerdes, que seja sempre no nome do Senhor Jesus, por ele dando graças a Deus Pai.” Co 3,17

ACONTECEU:

A Paróquia São João Maria Vianey, comunidade Mãe Rainha conjuntos Rosane Collor e Colibri – Clima Bom em Maceió e a Paróquia São Sebastião em Messias,  ambas em Alagoas,  com muita dedicação e alegria no dia 25 de agosto de 2013, no salão Paroquial, reuniu líderes, mães e crianças para um momento de Roda de Conversa tendo como tema: INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO. Na oportunidade foram convidadas (os) brinquedistas para brincar com as crianças enquanto as mães aprendiam com as líderes sobre a importância de amamentar. Destaque nos testemunhos das mães que amamentam ” Eu ainda estou amamentando o meu segundo filho que já tem 2 anos e por mim eu não deixava de dar de mamar. Me senti muito triste porque só dei de mamar o meu primeiro filho até os 5 meses,  mas agora com o segundo está sendo difícil deixar de dar”.

 

Muito carinho e leite materno: eis a receita para começar bem a vida!

Assim vem orientando a Pastoral da Criança ao longo de seus 30 anos de trabalho na área de saúde materno-infantil. A Pastoral da Criança orienta as famílias e gestantes sobre o aleitamento materno porque sabe que o leite materno é o melhor alimento para o bebê e que o protege de muitas doenças. Além disso, receber leite materno é um direito de toda criança até os dois anos ou mais, após o sexto mês em conjunto com outros alimentos, traz resultados fantásticos para a saúde da mãe e do bebê.

Pastoral da Criança: orientação segura e confiável para gestantes e famílias, em busca de vida plena para todos.

Reunião da Pastoral com as mães no salão da comunidade.

Pastoral da Criança em Messias (interior de Alagoas).

Pastoral da Criança em Lucas do Rio Verde – MT

A Pastoral da Criança em Lucas do Rio Verde – MT, com o apoio da coordenadora Zoraide e de todas as líderes, fazem um bonito trabalho em nossa cidade. Além das visitas e celebração da vida, temos também um trabalho com algumas mães, que é a Padaria do Lar. Elas aprendem a fazer pão, bolachas, bolos, etc. O lucro da venda destes produtos é distribuido entre elas. Muitas já estão fazendo em casa e ajudando na renda familiar.

Vamos ensinar a pescar.

Missionária Nelma Nasaré de Assis, cmscj

COMUNIDADE MISSIONÁRIA SCJ

nelmaassissscj@hotmail.com

Pastoral da Criança realiza capacitação de Comunicação Popular em Alagoinha – PE

A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Conceição na cidade de Alagoinha- PE da Diocese de Pesqueira, liderada pela coordenadora Maria de Lourdes Leite, realizou nos dias 24 e 25 de agosto de 2013 na comunidade Perpetuo Socorro, no espaço cedido pela direção da creche Ramiro Mendes, uma capacitação em Ação Comunicação Popular, com o apoio da equipe diocesana , formada por Dalmo José Leite da Silva, Maria Lúcia Leite, Carla Patrícia e Cleonides Santos. No qual participaram vários lideres, coordenadores e representantes da juventude.

Com o objetivo de melhorar a comunicação foram realizados, trabalhos em grupo, oficinas, dinâmicas e exposições de cartazes onde cada participante teve a oportunidade de expressar a sua capacidade comunicativa. Todos os trabalhos foram baseados em textos bíblicos. Foi de grande valor o que foi passado pelos capacitadores, que deram oportunidade aos participantes de se sentirem muito a vontade e entender as mensagens transmitidas, como também a equipe de acolhida teve um grande esforço para acolher o melhor possível aos participantes. Ficamos confiantes de que o conhecimento recebido durante a capacitação, que os demais participantes se sentiram motivados a fazer parte desse movimento de amor e doação que é a pastoral da criança.

Comunicadores: José Eudes, Luiz Anselmo e Maria José

Mutirão em busca de líder

Olá, família Pastoral da Criança espalhada pelo Brasil a fora, a Diocese de Pinheiro no Maranhão, tem a alegria de partilhar uma experiencia que tem dado certo. Na Assembleia do Setor ficou combinado/planejado para os Ramos com dificulldades de encontrar lideranças a ação “MUTIRÃO EM BUSCA DE LÍDER”  e os Ramos começaram a realizar e deu resultados positivos no dia 20/08/2013 o ramo Nossa Senhora da Conceição do município de São Bento realizou o seu 1º mutirão na comuinidade de campinho, Deus derramou graças na vida deste povo pois de lá sairam 13 voluntários para serem capacitados.

Parabens aos coordenadores, líderes e comuinidade, pela disposição e companheirismo. A missão se faz com pessoas comprometidas com a causa do menor, com a causa das crianças e gestantes de nossas comunidades. Quero lembrar ainda que hoje dia 24/08/2013 na comunidade de Pericaua no ramo Imaculada Conceição do município de Cedral do Maranhão está acontecendo tambem um grande mutirão em busca de líderes. Parabens a Família Pastoral da Criança. Peço a Deus que neste mês vocacional cada pessoa que faz a familia Pastoral possa buscar redescobrir a sua vocação de LÍDER VOLUNTÁRIO MISSIONÁRIO, com grande ardor missionário e confiança Naquele que chamou a cada um de nós e enviou para a missão. JESUS

Oficina de Brinquedos e Brincadeiras

“E tudo que disserdes ou fizerdes, que seja sempre no nome do Senhor Jesus, por ele dando graças a Deus Pai.” Co 3,17

ACONTECEU:

O setor Nossa Senhora da Conceição da Pastoral da Criança, com muita dedicação e alegria no dia 11 de julho  de 2013, no salão próximo a Igreja de Santo Antônio no município de Barra de Santo Antõnio reuniu as Coordenadoras das Paróquias dos municípios de Barra de Santo Antônio, São Luiz de Quitunde, Flexeiras, Maragogi, Porto Calvo,  Japaratinga, Paripueira para um dia de  SENSIBILIZAÇÃO, E OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS. Na oportunidade foram convidada(o)s  brinquedistas  com objetivo de integrar mais a ação BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS e refletir sobre a importância do brincar para promoção do Desenvolvimento Infantil.

A Pastoral da Criança entende ser o brincar uma necessidade para o desenvolvimento infantil. A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas. Por sua relevância o brincar é assegurado como um direito no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 16). assegurado como um direito no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 16).

Por outro lado, observa-se que as transformações da sociedade, principalmente nas grandes cidades, estão diminuindo as oportunidades que as crianças têm de brincar: a televisão ocupa um tempo cada vez maior nas atividades delas, a necessidade de mães e pais se ausentarem para o trabalho por um longo período impedindo que convivam e brinquem mais com seus filhos e filhas; a insegurança nas ruas que impedem o brincar em calçadas, praças e parques; as moradias das famílias, em especial das mais pobres, cada vez menores, são alguns dos motivos que diminuem as oportunidades para as brincadeiras seja em casa e também, em especial, junto com outras crianças. A ação busca:

• promover a defesa do direito da criança de brincar;

• incentivar o brincar que dá oportunidade à criança de escolher livremente o como e com quem quer brincar;

• criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras característicos das diferentes regiões do país;

• estimular a transmissão de valores e cultura da comunidade pela interação das gerações mais velhas com as mais novas;

• defender a criação de espaços nas comunidades para que as crianças brinquem juntas e ao ar livre em praças, parques, calçadas.

A Pastoral da Criança incentiva o brincar que tem como característica a livre escolha da criança porque entende que é por meio de escolhas que a criança pode ir aprendendo a exercitar sua autonomia, ou seja, aprender a fazer as coisas por conta própria, julgar o que gosta ou não gosta de fazer. A brincadeira, sendo o momento em que quem comanda a atividade é a criança e não o adulto, é uma oportunidade fundamental para que a criança aprenda a fazer escolhas, a tomar decisões, libere e controle emoções, exercite seu corpo, aprenda a fazer escolhas, a tomar decisões, libere e controle emoções, exercite seu corpo, estimule sua imaginação e criatividade.

Brincar é a principal atividade de uma criança e isso se deve a um fato muito importante: brincando ela aprende a conhecer o mundo, a conviver com as outras pessoas, a desenvolver habilidades e fazer coisas, a expressar os potenciais do seu Ser.

Sugestão de uma brincadeira com crianças menores de 2 anos.

ABRAÇO DE URSO.

LOCAL: ABERTO OU FECHADO

IDADE: ACIMA DE 1 ANO.

MATERIAL : UM OBJETO DE QUE SEU BEBÊ MAIS GOSTE.

DESCRIÇÃO DA BRINCADEIRA:

PEGUE O URSINHO DE PELÚCIA DE SEU FILHO OU QUALQUER OUTRO ANIMAL E DÊ UM ABRAÇO NELE. EM SEGUIDA, PASSE O URSINHO PARA QUE SEU FILHO DÊ UM ABRAÇO TAMBÉM.  REPITA VÁRIAS VEZES E TERMINE ABRAÇANDO OS DOIS JUNTOS. ESTA ATIVIDADE PERMITE QUE SEU FILHO DEMONSTRE SUA AFETIVIDADE E CONSIDERAÇÃO PARA COM OS OUTROS. É SUFICIENTEMENTE PEQUENO PARA QUE SEU FILHO POSSA TOMAR CONTA DELE, E MACIO O BASTANTE PARA QUE SEJA GOSTOSO ELE APERTÁ-LO.

 

Capacitação de capacitadores Comunicação popular e capacitadores em rádio

A Pastoral da Criança do Estado da Bahia realizou nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2013 a Capacitação para Capacitadores em Comunicação Popular e Capacitadores em Rádio, com o objetivo de fortalecer a comunicação das atividades desenvolvidas pela pastoral. Representantes das 22 dioceses do estado da Bahia estiveram presentes nesta capacitação que foi realizada na Casa de Encontro – Organização Fraternal São José, situada no Bairro da Boa Viagem, cidade de Salvador/BA.

Nos primeiros momentos da capacitação o comunicador responsável pela comunicação no estado da Bahia, Edson dos Santos de Jesus (Arquidiocese de Salvador/BA) fez uma saudosa acolhida a todos, seguida da apresentação de todos os participantes. Após foi exibido um vídeo sobre a Pastoral da Criança, que há três décadas põe em pratica as palavras de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude” (João 10, 10). Com muita alegria e expectativa os participantes foram se entronizando na proposta da capacitação que objetivava capacitar lideranças no âmbito da comunicação popular e comunicação em rádio. Muita música e dinâmicas motivaram o encontro que foi animado pelos cantores Renato Santana da Silva (Arquidiocese de Salvador) e Zilda Botelho (Diocese de Teixeira de Freitas) autora de várias músicas da Pastoral da Criança. A capacitação de Comunicação em Rádio, foi ministrada por Roberta Machado da Rosa Ferreira (Equipe Nacional da Pastoral da Criança) e a capacitação em Comunicação Popular, foi ministrada por Nayane Silva Gonçalves (Diocese de Jequié/BA). Durante a capacitação foi apresentado para os participantes o novo layout do Site da Pastoral da Criança.

O após o término do primeiro dia os participantes foram divididos em quartos que levava o nome diversos temas: Quarto Esperança, Quarto Solidariedade, Quarto Serviço, Quarto Amor, Quarto Alegria, Quarto União, Quarto Caridade, Quarto Humildade e Quarto Felicidade. Cada quarto ficou responsável em assumir em cada dia da capacitação um momento de mística, espiritualidade e animação. Estes momentos foram realizados pela manhã, intervalos para lanche, tarde e noite.

No segundo dia do encontro foi marcado pela oração inicial na qual foi lida o texto Bíblico “Sal da Terra” (Mt 5, 13-16). O gesto marcante nesta oração inicial foi a passagem do prato com sal entre os participantes, que com o dedo tocava o sal e colocava-o na língua para sentir seu sabor. Após a oração inicial os participantes receberam os crachás e divididos em duas salas de acordo com a temática escolhida para a capacitação. Entre os assuntos abordados foram refletidos sobre o teatro na comunidade, diversos meios de comunicação, avisos na comunidade, como aproveitar melhor o tempo numa emissora de rádio, técnicas de dicção, técnicas de como fazer o programa Viva a Vida local, entre outros. Os participantes puderam vivenciar a arte teatral e de como fazer um programa de rádio, através de apresentações feitas  por eles mesmos.

As desenvolturas teatrais e os programas de rádios marcaram o encontro durante todo o dia. Na sala onde ocorria a comunicação popular, houve duas apresentações teatrais cômicas onde uma retratava um velório onde até o morto levantava, dando susto em todos e outra apresentada ao ar livre, falava de uma “SANTA” que se movia para reclamar de alguns meliantes que levaram os pertences de um bêbado.  Já na sala onde ocorria a Comunicação em Rádio os participantes divididos em quatro grupos gravaram e apresentaram programas de rádio para entender na prática como se faz este trabalho de produção e transmissão das informações por meio do rádio.

Já à noite a capacitação foi agraciada pelas apresentações teatrais, que desta vez trazia a reflexão das parábolas do Semeador e do Filho Pródigo, os participantes em comunicação popular deram um show de apresentação. Após as apresentações teatrais a noite ainda presenteada pela apresentação do Sarau da Onça, grupos de poetas do Bairro de Sussuarana, Salvador/BA que através da música e da poesia apresentam temáticas que nos leva a refletir mais profundamente sobre a questão da violência, da consciência negra, da periferia, drogas, questões raciais, entre outros assuntos. Os participantes da capacitação também demonstraram seus dotes artísticos através de historinhas e músicas. A cantora Zilda Botelho também abrilhantou a noite com uma música feita em homenagem a saudosa Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que faleceu no Haiti em janeiro de 2010.

No ultimo dia da capacitação foi marcada pela oração inicial que trazia uma belíssima reflexão sobre a Oração do Pai Nosso, seguida da divisão dos grupos por sala que trabalharam diversos assuntos. Como técnicas vocais, programas de rádio que trazia como tema a Vigilância Sanitária, entre outros. A capacitação foi encerrada com muita alegria, tendo também a presença do coordenador estadual Cosme Oliveira dos Santos que agradeceu a presença de todos e que os mesmo possam levar a voz da Pastoral da Criança as famílias e comunidades acompanhadas no estado da Bahia. Edson agradeceu também as coordenadoras diocesanas que enviaram seus representantes e que os comunicadores capacitados possam ser verdadeiros comunicadores da Pastoral da Criança, levando a voz da pastoral a todos os cantos e formando assim a belíssima Rede de Comunicadores no Estado da Bahia.

Colaboradores: Reginalda Alves, Camila Abraão, Celso Nepomuceno, Raimunda Aparecida, Renato Santana, Rosânia Ornelas e Tatiane Lima.

5º dia de Espiritualidade da Área Poços – Guaxupé – MG

Aconteceu, no último domingo (18 de agosto de 2013), o 5º Dia de Espiritualidade da Pastoral da Criança Área Poços ( Setor Guaxupé – 197 – Minas Gerais), com a presença dos Líderes Comunitários, Equipes de Apoio, Capacitadores e Coordenadores.

Padre Márcio fez a abertura oficial do Encontro contando seu testemunho de vida e como a Pastoral da Criança colaborou no seu Ministério Sacerdotal. Logo em seguida, Dom José Lanza Neto – Bispo Diocesano ministrou uma Palestra sobre o Concílio Vaticano II e seus frutos nas questões sociais da Igreja. As 12h, Dom Lanza e Padre Dênis Nunes de Araújo celebraram a Santa Missa em comemoração aos 30 anos da Pastoral da Criança. No período da tarde, foi realizado um grande Baile para os integrantes. Em seguida, foi trabalhado as Oficinas de Agilidade na Informação – Projeto da Pastoral da Criança em parceria com a operadora TIM, onde foram feita várias ocorrências via mensagens de texto, relatando falta de antibiótico nos Postos de Saúde nas regiões onde os líderes atuam.

Após o café da tarde, foi apresentado aos participantes as grandes mudanças que a Celebração da Vida vai passar com a implantação da Vigilância Nutricional nos Ramos e a nova forma de se fazer os encontros com as crianças, gestantes e famílias assistidas. No final da tarde, foi proposta pela Coordenadora da Área – Benedita Rosângela Grela Anunciação, o planejamento para 2014, em que se destacam as Capacitações em Alimentação e Hortas caseiras em todos os Ramos, Atualização dos Brinquedistas e Brincadores, Fortalecimento da Oficina de RRA e visita aos Ramos da Área. O Encontro encerrou com a mensagem final da Coordenação Diocesana que desejou sucessos e alegria para a Área visitada!

Reativação de Ramo ( Santo Antônio- Pe. Marcos-PI)

No dia 30 de junho de 2013, a coordenação do Setor juntamente  com a coordenação de Núcleo  sul (Kaio), realizaram um encontro na Paróquia Santo Antônio de Pádua  em Padre Marcos- PI, com  objetivo de reativar a Pastoral da Criança, contamos com a participação  de vários líderes da comunidade Barra, e o apoio total  do Padre Wagner que  na ocasião  pediu-nos que  fosse feita uma eleição  para escolha de uma nova coordenação. E também agendamos nova data de visita e oficinas neste ramo.

Nos dias 17 e 18 de julho de aconteceu na  Comunidade  Barra do Ramo Santo Antônio Pe. Marcos-PI,  uma oficina  de formação contínua  integrada da Pastoral da criança. Esta formação contou com a presença  de todos os líderes da Comunidade e das Coordenadoras de Ramo(Josefa Pedrina), Setor( Ir. Dulcinéia) e da Multiplicadora (Cipriana). Com as seguintes  orientações:  Preenchimento de FAB`s Laços de amor, cartão da gestante, cartão de vacinas do menino e da menina e curva de crescimento.

Comunidades de comunidade: uma nova paróquia

No primeiro semestre  de  2013, as líderes Maria do Amparo e Ivonete implantaram  a  Pastoral da Criança na Comunidade Jardim Aristildes (grota Samambaia), na Paróquia Santa Terezinha, no bairro da Serraria, Maceió – Alagoas. Contamos com o apoio do Pe José  Augusto,  orientando  a nos unir aos homens do terço. Está sendo uma experiência  muito enriquecedora, pois a mesma nos dá oportunidades  para iniciar a  Pastoral da Criança num contexto  de vivência de fé e vida. Em conversa com o Padre  ficamos sabendo  que  o mesmo havia comprado um terreno para a construção de uma capela. Ficamos muito alegres. Momentos  de  oração da reza do terço de Nossa Senhora junto com as crianças, jovens e adultos. Percebemos a sede de Deus das pessoas. Atualmente ao nos aproximarmos da comunidade, as crianças perguntam: “ TEM IGREJA HOJE? ”. Sentimos  mais próximos de Deus, nos dá muita alegria em sermos presença e instrumentos de Deus. Como é gratificante implantar  a Pastoral da Criança em parceria  com outros movimentos da igreja. As dificuldades  diminuem e sentimos mais coragem para enfrentar os desafios que se apresentam diante do quadro de pessimismo, violência, indiferença e esquecimento(palavra usada pelos moradores da comunidade referida). Nosso objetivo  é  despertar  líderes  local, porém percebemos que  é necessário oportunizar momentos de oração para brotar diante da fé compromisso com a igreja e com os irmãos mais  próximos.

Realizamos mensalmente  as atividades da Pastoral da Criança como:  visitas as famílias  com gestantes e crianças de 0 a 6 anos, orientando sobre a vida. Buscamos unir fé e vida. Nos momentos de visita desejamos a paz e conversamos sobre um versículo de um salmo e em seguida  conversamos sobre a vida das gestantes e crianças através dos indicadores  de saúde, educação, nutrição e cidadania.

Realizamos  Celebração da Vida onde pesamos as crianças e orientamos as mães sobre o estado nutricional das crianças. Realizamos também momentos do brincar com narração de histórias, brincadeiras, etc.

O local onde rezamos o terço ainda está  só o terreno. Os homens do terço colocaram a  cruz e um banner de Nossa Senhora. É nesse espaço que junto com os homens do terço, rezamos o terço, partilhamos a palavra de Deus e percebemos o começo de uma vivência de fé dos moradores da comunidade que expressam muita vontade de ter uma capela construída. Em momentos de conversa escutamos as pessoas: “ nós somos esquecidos por todos” . a expressão  dos rostos é de sofrimento, que são esquecidos esquecidos por todos” . a expressão  dos rostos é de sofrimento, que são esquecidos de vida. As palavras do papa Francisco nos encorajam a sermos presença de Deus no meio dos pobres.  Convidamos a todos a colaborar conosco neste início de Pastoral da Criança e a construção de uma capela que segundo o Padre vamos construir com a graça de Deus.

 

Implantação da Pastoral na comunidade.

 

Líderes implantam Pastoral na comunidade.