Arquivos mensais: setembro 2013

Ramo Sagrado Coração de Jesus, Diocese de Oeiras realiza Formação Contínua Integrada

Durante o último sábado (21) em Isaías Coelho, a Coordenadora de Ramo Umbilina Moura e o Coordenador do Núcleo Sul Kaio Barros, ministraram uma Formação Contínua Integrada.

Nesta formação foi mostrada a real situação daquele município como de cada uma das comunidades, tendo como base os relatórios do sistema tais como: Metas e Cobertura, envio de FAB’s, Estagio de Evolução entre outros, na oportunidade provocamos os próprios líderes a dizerem como está a PC em suas respectivas comunidades, o que estava faltando, como era feito cada etapa do trabalho missionário da PC aproveitamos para tirara todas as dúvidas dos líderes. Também foi realizado oficinas de preenchimento das FAB’s e esclarecimentos dos IOC’s. Também foi trabalhado o Tripé da Pastoral da Criança que são: a Visita Domiciliar, Celebração da Vida e as RRA’s (Reunião para reflexão e Avaliação).

Toda a capacitação foi fundamentada no Guia do Líder, todas as etapas e oficinas foram introduzidas e alternadas pelas páginas do guia.

Na oportunidade foi-se falado também do desmembramento do Ramo Sagrado Coração de Jesus em Simplício Mendes, onde buscamos criar o Ramo no próprio município de Isaías Coelho, a Ideia foi bem aceita e agora inicia-se o trabalho para desmembrar o Ramo.

Confira fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastoral da Criança Diocese de Picos-PI, realiza encontro com coordenadores

Na manhã desta quarta-feira (dia 25), no Centro de Treinamento Diocesano de Picos-PI, houve um Encontro para Coordenadores de Ramos do Setor. O objetivo do encontro foi fazer o repasse do Congresso dos 30 Anos da Pastoral da Criança no Brasil e falar sobre a situação do Setor.

No encontro estavam presentes o Coordenador do Núcleo Sul Kaio Barros, a Equipe de Coordenação do Setor Irmã Dulcinéia, Sebastião Santos e Pedro Moura, as Coordenadoras de Ramo e a conselheira econômica Leidiane Rocha.

O Encontro teve início às 08h45 com a acolhida da Irmã Dulcinéia a todos os presentes. Em seguida houve a dinâmica de apresentação e o Momento de Espiritualidade, ministrado por Sebastião.

Abrindo os trabalhos, o Kaio convidou a todos para um exame de consciência sobre a vida pessoal e a vida de pastoral. Em seguida, falou sobre o trabalho do líder alicerçado na tríade Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião para Reflexão e Avaliação.

Em seguida, o Kaio passou o vídeo “Eu creio na semente” que mostrava fotos do trabalho da pastoral e apresentou dados numéricos da Diocese de Picos.

A Coordenação Setorial cobre 42 municípios do Piauí com um total de 33.483 de crianças. Dessas, 27.252, cerca de 81% são pobres(Fonte: IBGE 2010). Mais dessas pobres, apenas 2.854, cerca de 10% são acompanhadas pela Pastoral da Criança(Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança 2013).

Planeja-se um crescimento de 10% no crescimento da Pastoral da Criança neste Setor. Para isso, estima-se que o ideal seja realizar 29 capacitações para 346 novos líderes e 10 capacitadores.

O Kaio Barros avaliou como positivo o encontro e concluiu falando as coordenadoras que “convidassem a todos os que quisessem seguir os passos de Jesus, que quiserem anunciar o Evangelho, que venham fazer parte da Família da Pastoral da Criança”.

As 11h40 o Encontro terminou com os agradecimentos da Irmã Dulcinéia pela presença de todos e um almoço no Centro Diocesano da Pastoral da Criança.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Autor: 

Capacitação de Articuladores de Saúde

Aconteceu em duas etapas (17 e 31 de agosto) a Capacitação de 12 novos Articuladores em saúde, na Diocese de Tubarão/SC – Setor 331. A sede por novas informações, fez com que outros três Articuladores de nossa Diocese, participassem também desta capacitação, com o objetivo de fortalecer seus conhecimentos e melhorar ainda mais o trabalho como Articuladores em Saúde em seus ramos. Parabéns aos capacitadores Valmor dos santos e Maria Rosana de Souza Guedes, pela ótima dinâmica e transmissão de saberes.

Articuladores_tubaraoTubarão_artic

Diocese de Tubarão/SC: em busca de novos voluntários

tubaraotubaraoTubarão

No dia 13 de setembro, a Comunidade de Encruzo, do município de Jaguaruna (Ramo 2400 da Paróquia Nossa Senhora das Dores), recebeu a visita da Coordenadora Diocesana- Marlize Vitorassi de Pieri. Esta visita teve como objetivo principal, incentivar a comunidade pela busca de novos Voluntários na Pastoral da Criança na Paróquia de Jaguaruna.Novo encontro acontecerá no dia 27 de setembro, às 18h00min. na Igreja de Encruzo. Em breve, estaremos  visitando a comunidade de Garopaba, também do Ramo 2400 da Paróquia Nossa Senhora das Dores, com o objetivo de implantarmos a Pastoral da  Criança naquela comunidade.

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país.”
Zilda Arns

Novos líderes são capacitados em Cedral do S-129

P1040982P1040941P1040981O RAMO IMACULADA CONCEIÇÃO DE CEDRAL DA DIOCESE DE PINHEIRO, REALIZA CAPACITAÇÃO PARA NOVOS LÍDERES JUNTAMENTE COM O RAMO IMACULADA CONCEIÇÃO DE PORTO RICO DO MARANHÃO, A CAPACITAÇÃO FOI UM SUCESSO, TODOS OS LÍDERES PARTICIPARAM COM GRANDE EMPENHO E DESEJO DE AJUDAR A SUA PARÓQUIA NESTA MISSÃO DE SALVAR VIDA EM PLENA COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DA PASTORAL NO BRASIL. LÍDERES COMPROMETIDOS É MISSÃO REALIZADA. PARABENS. A COORDENAÇÃO DIOCESANA AGRADECE O EMPENHO DE CADA COORDENADOR PARA A BUSCAR DE NOVOS LÍDERES.

MUTIRÃO EM BUSCA DE LÍDER

MUTIRAO EM BUSCA DE LÍDERESNO DIA 19 DE SETEMBRO NO RAMO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO MUNICIPIO DE SÃO BENTO DA DIOCESE DE PINHEIRO, ACONTECEU NA COMUNIDADE DE OUTEIRO DE MARIA JUSTINA MAIS UM MUTIRÃO EM BUSCA DE LÍDER. APÓS UMA MANHA DE VISITA AS 14:30H JUNTARAM-SE MAIS DE 150 PESSOAS PARA A CUMINANÇA DO MUTIRÃO. O MOMENTO FOI DE MUITA ALEGRIA, DEPOIS DE JUNTOS PARTILHAR CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES DEUS ILUMINOU/TOCOU EM SETE PESSOAS QUE SAIRAM VOLUNTARIOS PARA SE CAPACITAR NAS AÇÕES BASICAS DA PASTORAL DA CRIANÇA. TEM DADO CERTO ESSA EXPERIENCIA EM NOSSA DIOCESE. QUE O ESPÍRITO SANTO CONTINUE ILUMINANDO A CADA VOLUNTARIO ATUANTE E DESPERTE NOVOS PARA A MISSÃO. PARABENS AOS COORDENADORES QUE TEM SE EMPENHADO COM SUA EQUIPE. QUE DEUS OS ABENÇÕE SEMPRE.

Amostra Vocacional

 

A Paróquia São Vicente de Paulo, Arquidiocese de São Luís/MA, promoveu no último dia 1º de setembro a primeira amostra vocacional com a presença de diversas pastorais, na qual a Pastoral da Criança também estava presente, oportunidade em que divulgamos nosso trabalho missionário e mostramos nossos instrumentos de trabalho (guia  e caderno do líder, balança…) bem como a degustação do bolo de beterraba com cenoura, xarope de acerola etc. Registramos ainda a presença dos padres Iliseu Schneider,scj  e Valdenir Thadeu, scj e da nossa coordenadora diocesana Rose Peixoto que prestigiaram nosso stand.