Arquivos mensais: outubro 2013

QUITAIÚS – LAVRAS DA MANGABEIRA – CE COMEMORAÇÃO

No dia 19 de Outubro de2013 comemoramos o dia das crianças e juntos fizemos a celebração da vida com a participação das comunidades Viturino e Banco, na comemoração tivemos a distribuição de brinquedos, bolos, salgados doado pelas lideres da pastoral da criança da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário com o incentivo do Pároco José Fabiano Duarte de Sousa.
1394370_10152003314724808_1436626391_n
Colaboração: Fernando Duarte
Coordenadora de Ramo – Maria Socorro Cirino Brito.

Relatório da ação do dia das crianças!

Aos doze dias do mês de outubro de 2013 às 16:00 h foi realizada na sede da Pastoral da Criança do município de São Sebastiao do Tocantins uma festa em homenagem ao dia das crianças. Para a realização desse evento reuniu-se toda a equipe de coordenadores da Pastoral da Criança para planejar e viabilizar juntamente com a comunidade local recursos para realização do evento. A festa contemplou doze comunidades, cento e treze famílias e duzentas crianças. Entre estes também participaram um grupo de grávidas.

O evento proporcionou pela primeira vez varias brincadeiras das quais podemos destacar (brincadeira do estoura balões, desfile de meninas) entre outras. As crianças participantes foram contempladas com premiação para os primeiros, segundo e terceiro lugar. Para a alegria de todos, as demais crianças foram contempladas com distribuição de brinquedos. As grávidas também foram agraciadas com lembranças.

Na oportunidade o coordenador Leopoldino parabenizou a todos falou sobre a importância do trabalho da Pastoral e agradeceu o empenho de toda a equipe. Logo em seguida foi servido para todos um delicioso lanche.

Gostaríamos de compartilhar com a coordenação do setor um pouco da nossa conquista e alegria.

Sim sou Lider ( setor 388 Tocantinopolis Araguaina . Ramo 1497 São Sebastião Marte-To)

Jornal 203 – Ano da fé

“Seguir, acompanhar a Cristo, permanecer com ele requer sair. Sair de si, da tentação de fechar-se em esquemas próprios que acabam por fechar o horizonte da ação criativa de Deus. (…) Temos de avançar ao encontro de nossos irmãos e irmãs e especialmente daqueles que estão mais distantes, que são esquecidos, quem precisa de compreensão, consolo e ajuda”.

(Papa Francisco)

 

Jornal 203 – Beatificação • Dra. Zilda Arns Neumann

ok Dra Zilda Arns16
Zilda Arns Neumann

O processo de beatificação da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann – Dra. Zilda – será aberto em 2015, anunciou Dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança e arcebispo da Paraíba, durante o congresso nacional da entidade, em comemoração aos 30 anos de missão, que aconteceu na cidade de Aparecida, São Paulo.

Fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda morreu em missão em 2010 vítima do terremoto que assolou o Haiti. O pleito pela beatificação não pode ser apresentado antes dos primeiros cinco anos da sua morte, esclareceu o bispo que já convidou os participantes do congresso e voluntários de todo o país para a peregrinação a Curitiba, que vai marcar, em 2015, a abertura da causa.

 

Saiba o que estão falando sobre este assunto:

Escultura monumento em homenagem a Dra. Zilda

Museu na Sede da Pastoral?

 

Colaboração: Assesoria de Comunicação.

Reunião com Gestantes

 Papa Francisco

Não somente diria que a família é importante para a evangelização do novo mundo. A família é importante, é necessária para a sobrevivência da humanidade. Se não existe a família, a sobrevivência cultural da humanidade corre perigo. É a base, nos apeteça ou não: a família”. (Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2013)

A Comunidade Nova Esperança, na paróquia Santa Maria Madalena, Município União dos Palmares, Alagoas, no dia 10/10/2013 reuniu gestantes e nutrizes para orientar, apoiar e informar sobre a importância da família nesse momento onde a mulher está gerando um filho. A gravidez é um período de muitas mudanças para a mulher. Ela pode ficar mais sensível, pois está passando por mudanças no seu corpo e no seu humor. Por isso, deve ser tratada com carinho e delicadeza.

Gestantes que não tem companheiro podem precisar mais de ajuda, pois podem sentir falta de alguém para partilhar suas alegrias e dificuldades.

Pesquisas indicam que para reduzir a mortalidade infantil, ou seja, as mortes de crianças menores de um ano deve-se dar mais atenção e apoio às gestantes pobres; de cor parda ou negra; sem companheiro; com pouca escolaridade; que têm dois ou mais filhos; com menos de 20 anos; com pressão alta ou diabetes; que perderam bebê em gestação anterior ou algum filho com menos de um ano de idade; que fumam.

Assembleia da Pastoral da Criança no Setor de Cristalândia

Nos dias 25 e 27 de outubro de 2013, realizou-se em Lagoa da Confusão- TO, A Assembleia de Avaliação e Planejamento da Pastoral da Criança do Setor de Cristalândia – TO. Devido às dificuldades pela distância e falta de transporte a participação dos Ramos não foi 100%. Mas teve a participação de 23 pessoas. Iniciamos na Sexta- Feira dia 25, com momento de espiritualidade e reforçando algumas notas importantes na missão do coordenador de Ramo, para que a missão seja exercida com entusiasmo e organização. No Sábado logo pela manhã realizamos o momento de espiritualidade e acolhida da Coordenadora Estadual Erdileia e da Ex- coordenadora de setor que veio dar um apoio e reafirmar seu compromisso de dedicar-se a Pastoral da Criança do Setor, pois segundo ela sua vida sem o trabalho voluntário ficou vazia, acolhemos seu desejo com forte salva de palmas. A coordenadora do Setor Ir. Luzia Batista fez uma reflexão e avaliação das atividades e visitas realizadas seguido de Oficinas de Prestação de Contas nos Ramos, Avaliação e planejamento para 2014,onde foi reforçado que cada ramo contemple em seu planejamento a capacitação de novos líderes, Oficinas de Formação Contínua e as campanhas da Pastoral da Criança, assembléia dos Ramos e participação nos Conselhos Municipais de Saúde e da Criança, bem como do Conselho de Pastoral Paroquial, Ir. Luzia e Erdlileia fizeram o repasse do Congresso da Pastoral da Criança. Tivemos a presença do nosso bispo Dom Rodolfo Luiz Weber, e do Pe. Jeová Lopes Cavalcante. Encerramos o dia com um momento de Ação de graças a Deus, com uma oração dinamizada por Erdiléia.
À noite aconteceu um momento muito bonito com descontração e sorteios e amigo da onça. No Domingo celebramos os 30 anos da Pastoral da Criança junto com a comunidade local em uma missa de Ação de Graças, presidida pelo pároco Padre Jeová Lopes Cavalcante, que será o padre referência da Pastoral da Criança no Setor. Nossas atividades deste dia foram Oficinas de FABs, onde Erdileia e Maria Alice esclareceram algumas dúvidas a partir das dificuldades apresentadas.

Pelo Setor Ir. Luzia Batista do Nascimento

Dia da Criança em São Gonçalo do Amarante (CE)

Estou enviando  fotos da nossa festa do dia das crianças da Área Verde do Município de São Gonçalo do Amarante (CE). Nossa festinha ocorreu no dia 12 de outubro. A festa foi muito legal. Vocês precisam ver a felicidade nos rostinhos das crianças. Foi uma manhã muito divertida. Quero agradecer de coração a todos aqueles que colaboraram. Que Deus abençoe cada de um de vocês. Muito Obrigada!!

coordenadora de Ramo Edna Prisca Santiago Santana
Setor: Fortaleza – Região II (45)
7978_398144033648138_1729104100_n 557091_398143640314844_1206128254_n 1375799_398144210314787_95044570_n 1380851_398144193648122_1757540774_n