Arquivos mensais: Maio 2014

31/05 Dia da Pastoral da Criança no Estado do Ceará

Este slideshow necessita de JavaScript.

A paróquia Sagrada Família Setor 48 Diocese do Crato – CE festejou neste dia 31/05 o dia da pastoral da Criança no Estado do Ceará. O pároco Cícero Leandro Cavalcante celebrou uma Missa com intenções voltadas para as crianças, as famílias acompanhadas , os Líderes, coordenadores e apoios desta importante pastoral. A missa foi animada pelo coral formado pelas crianças da pastoral. E aconteceu na hora da Misericórdia.

Encontrão de lideres, Belém-Pa 2014

No Mês de Maio Belém e Região Metropolitana. Tivemos o Encontrão de Lideres da Pastoral da Criança. o Encontro aconteceu na Região Menino Deu- na Cidade de Marituba.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O encontro aconteceu no dia 18 de maio de 2014. na Paróquia do Bom Pastor. Foi um encontro muito animado, tivemos palestra com o padre Francisco, Todos os setores se fizeram presentes. Foi um dia abençoado.

 

capacitação de missão e gestão na Diocese de Afogados da Ingazeira-PE

Aconteceu nestes dias 24 e 25 de maio de 2014 a capacitação de missão e gestão na Diocese de Afogados da Ingazeira-PE, foram dois dias de muita informação para as pessoas que estavam participando, terminando mais uma etapa da missão de salvar vidas em nossas paróquias e comunidades.
colaborador José gomes multiplicador da ação de comunicador popular.

ASSEMBLEIA ELETIVA DA PASTORAL DA CRIANÇA

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 16 de maio foi realizada a Assembleia Eletiva Paroquial da Pastoral da Criança na Paróquia Nossa Senhora das Dores, Diocese de Guarabira. Participaram da Assembleia os líderes, coordenadores, a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Irmã Lourdinha e o Padre Marcos Paulino. O Padre Marcos iniciou a Assembleia dando as boas vindas a todos os líderes e realizou um momento de oração. A Irmã Lourdinha conduziu o momento da eleição, onde a lista tríplice foi formada por: Maria Aparecida (Cida), Maria Ferreira e Vilma. O Padre Marcos Paulino ratificou o nome de Maria Aparecida como Coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora das Dores  de Juarez Távora por mais dois anos e anunciou o nome dela ainda na Assembleia. Assembleia foi finalizada com um almoço para todos os participantes.

?Capacitação de Missão e Gestão no Setor 388

ERDILÉIA COORDENADORA DE ESTADO, ANTONIA CELMA CAPACITADORA DE MIÇÃO E GESTÃO E HELISMEIRE ALVES COORDENADORA DE SETOR. CAPACITAM 4 COORDENADORA DE RAMO EM ARAGUAÍNA TOCANTINS DATA 23,24,25 DE MAIO DE 2014. ESTA ACONTECENDO A CAPACITAÇÃO.

GE DIGITAL CAMERA DO LADO ESQUERDO HELISMEIRE, ERDILÉIA, ANTONIA CELMA, NILDÉA, RAMO CRISTO REI (DARCINÓPOLIS).  E DO LADO DIREITO MARILIA (PAU D’ARCO), Ir. TANIA, RAMO SÃO VICENTE FERRE E SILVIA RAMO JESUS BOM PASTOR (ARAGUATINS).

30 Anos da Pastoral em Alagoas

A Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB, há trinta anos vem vivenciando com ações concretas o compromisso com os pobres, numa expressão de FÉ e VIDA. As lideranças acompanham 21.293 mil crianças, 1.320 gestantes, em 600 comunidades. Para essa expressão de amor a Deus, nesta busca de valorização da vida contamos com o apoio e incentivo dos Bispos e dos Padres e e de instituições civis. O trabalho dedicado das lideranças, de colaboradores e parceiros foram imprescindíveis para o êxito até hoje desta ação de promoção da vida. A Pastoral da Criança em Alagoas começou na Arquidiocese de Maceió, no Bairro Brejal onde moravam mais de 4 mil famílias em condições de extrema pobreza, viviam catando mariscos na Lagoa Mundaú, muitas crianças morriam por diarréia, desnutrição, pneumonia e outras doenças de fácil prevenção. Em 1984 Dom Miguel Fenelon Câmara, pediu a Dra Zilda para implantar a Pastoral da Criança em Alagoas. Dra Zilda com sua sabedoria divina pediu a Dom Miguel que apresentasse uma pessoa que confiasse no povo. A Irmã Vicência foi a escolhida.

Dra Zilda com dedicação e amor começou a capacitar os primeiros líderes, eram cerca de 30 pessoas ensinando a fazer o soro caseiro com as colheres-medida do soro. Capacitação das cinco ações básicas: saúde da gestante, aleitamento materno, vigilância nutricional e vacinação. Depoimentos de mães com suas histórias sofridas, crianças morrendo, palavras de encorajamento dado por Dra Zilda ao visitar famílias: ofereça a Deus todo poderoso o seu trabalho pois Ele há de dar o consolo necessário. -Perguntaram a uma líder: se você encontrar uma criança com diarréia forte, o que você faz? Você não tem medo que essa criança morra em suas mãos? Com o microfone nas mãos e a segurança de um sábio, a líder respondeu: se a mãe da criança bater à minha porta ás duas da madrugada, eu digo: É Jesus que está me chamando, é Jesus que quer que eu atenda. Se me disser: “está com diarreia” eu preparo o soro caseiro, acompanho-a até a casa, vejo se a criança melhora e, se não sou eu que curo, é Jesus que cura por meio de minhas mãos abençoadas para fazer este trabalho.

A Pastoral da Criança foi crescendo, se expandindo para mais cidades. A cada ano que passava precisava crescer para salvar mais vidas. Foi descentralizado em três setores:Nossa Senhora dos Prazeres, São José e Nossa Senhora da Conceição. A dedicação e o compromisso de expansão foi visível por parte das coordenações dos Setores. Foi implantado também nas Dioceses de Palmeira dos Indios e Penedo. Somos convidados a atualizar sempre nossa ação evangélica missionária, “Coragem, Mensageiros da Paz! Continuem a espalhar a paz junto às famílias de sua comunidade.”

Daqui a alguns anos, vocês perceberão como valeu a pena o seu trabalho de hoje. Quantas crianças estarão agradecendo a vocês a vida que têm e as condições de vida que levam. Muitos pais olharão para vocês com muita gratidão pela presença de vocês junto delas, somos mensageiros da paz e do bem.

CONVITE PASTORAL 30 ANOS

Pastoral da Criança promove formação em Flórida Paulista

A Pastoral da Criança promoveu encontro de formação na Região III

No dia 24 de agosto, a cidade de Flórida Paulista sediou o encontro de formação contínua para coordenadores e líderes da Pastoral da Pastoral. Além do coordenador diocesano, Ademir Aparecido Munhoz, o evento também contou com a presença do Pe. Manoel Cirino de Souza, pároco em Flórida Paulista e assessor da Pastoral da Criança na Região III.

“Acreditamos que quanto melhor for a qualidade das formações, melhor será a atuação da Pastoral da Criança e mais significativa e produtiva será a resposta dadas às famílias e crianças assistidas”, afirmou Ademir, que ministrou a formação.

Dentre os temas abordados, estavam os primeiros mil dias de vida das crianças, que afetam sua saúde para sempre. “São eles os 270 dias de gestação (nove meses), os 365 dias do primeiro ano e os 365 dias do segundo ano de vida”, explicou o coordenador.

Ademir afirmou, ainda, que nos últimos 20 anos, observou-se que, mesmo com a diminuição da mortalidade infantil, houve um aumento considerável em nascimentos prematuros e também com bebês de baixo peso, com menos de 2,5 kg.

“Infelizmente, existe uma probabilidade de que esses bebês com baixo peso venham a enfrentar problemas de saúde no futuro. E alguns problemas na idade adulta, relacionados ao baixo peso ao nascer, são doenças cardíacas, diabetes tipo II, obesidade, doenças renais e osteoporose”, informou Ademir durante a formação.