Arquivos mensais: março 2015

Ramos da Área I são visitados pela Equipe Missionária da Pastoral da Criança da Diocese de Mossoró – RN.

A Equipe Missionária da Pastoral da Criança da Diocese de Mossoró – RN visita os Ramos da Área I e viaja no dia 21 de Março de 2015 para os municípios de Dr. Severiano onde se reuniu com o Coordenador Antônio Rafael e Líderes comunitários do Ramo de Santa Luzia – 4519 discutimos sobre a importância de não deixar a Prestação de Conta atrasar e enviar as FABs na data correta . A Coordenadora falou das carteirinhas com 10 anos ou mais de 10 ( Prata e Ouro ) que deverão enviar junto ao formulário preenchido uma fotografia 3 X 4. Falou também da importância da assinatura do Livro Ouro que fica no Ramo e não esquecer a data da saída se algum Líder sair. Falou também da Capacitação do Guia do Líder que não deve deixar Líderes sem capacitação e ver possibilidade de capacitar Brinquedista e Brincador em todas as comunidades. Foi discutida a importância da Imprensa falada e escrita (Jornal e Rádio) para divulgação dos trabalhos da Pastoral da Criança e incentivou a sempre dar uma olhada no Sistema para atualização das informações e ficarem antenados com as notícias da Pastoral da Criança no Brasil e nos outros Países.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Às 14:00 horas visitamos o Ramo de São Sebastião – 1941 no município de Encanto – RN conversamos com Padre Zé Mário e reunimos com os Líderes e Coordenador, mostramos a situação do Ramo com muitas comunidades sem vida e a situação de abrangência das que estão com vidas e vimos que o Ramo não está legal então foi feito um levantamento das necessidades começando pela capacitação do Guia do Líder que será realizada em Abril de 2015.

ÀS 16:30 visitamos o Ramo Santa Luzia – 6556 no município de Rafael Fernandes onde foi discutido a melhor maneira de fazer a Celebração da Vida com a participação da Família, a escolha de Brincador para cada comunidade, colocar em dia a documentação do Ramo e ver a possibilidade de aumentar o número de crianças e comunidades e melhorar o Estágio de Evolução das existentes e mais atenção no preenchimento das FABs.

Dia 22 de Março de 2015 reunimos com os Lideres e Coordenador do Ramo Nossa Senhora da Conceição – 1796 do município de Pau dos Ferros onde discutimos o Estágio de evolução de cada comunidade e como melhorar as comunidades que estão no estágio baixo e uma das coisas a ser realizada é intensificar a Visita Domiciliar e ficarem mais atentos no preenchimento das FABs. Outro assunto discutido foi a possibilidade de aumentar o número de crianças e de comunidades e procurar Brinquedistas e brincador para as comunidades.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comunidade Brejão celebra a Vida das Crianças – Brejo Grande/SE

IMG-20150328-WA0019A luta pelo reconhecimento e garantia dos direitos das comunidades tradicionais é um dos pilares na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e que respeita e valoriza a diversidade. Dessa forma a Pastoral da Criança soma-se nessa luta e atua na comunidade quilombola Brejão, no município de Brejo Grande-SE, acompanhando integralmente gestantes, crianças e suas famílias, num contínuo trabalho de espalhar informações essenciais de saúde, nutrição, educação e cidadania.

A Celebração da Vida da Comunidade Brejão aconteceu no último dia 28/03/2015 e contou com a participação de líderes, apoio, brincadores e da comunidade que juntos celebraram a vida plena.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nova formação de coordenadores acontece em Curitiba

A Pastoral da Criança conta com oito novos multiplicadores de Formação Contínua. Eles estiveram presentes na Capacitação para Novos Coordenadores de Setor, Estado, Núcleos e Padres assessores que aconteceu entre os dias 24 a 27 de março.

Três pessoas da coordenação nacional participaram da formação que contou ainda com a colaboração da coordenadora estadual do Ceará, Rita Célia Silva Rodrigues, e das missionárias da coordenação nacional, Daniele Orlovski e Geny de Oliveira Soares.

Que os novos multiplicadores se sintam ainda mais inspirados em seguir a missão após a formação!

Veja quem foram os capacitados:
Pe. Leandro Oldra Sustiço – Padre assessor de Palmas, Diocese de Francisco Beltrão-PR
Leyla Menezes de Santana – coordenadora estadual de Sergipe
Irmã Therezinha Norma Kliemann – coordenadora do setor 341, Ipameri-GO
Maria Jucileide Rodrigues Viana – coordenadora do setor 43, Arquidiocese Fortaleza-CE
Irene Pires da Silveira – coordenadora do setor 316, Rio Grande-RS
Maria Lucinete da Silva – coordenadora do setor 13, Itacoatiara-AM Bernarda Marques de Lima – coordenadora do Núcleo Norte do Piauí

Este slideshow necessita de JavaScript.

Formação Contínua em Itacoatiara/AM

As líderes das paróquias de Itacoatiara participaram de uma Formação Contínua sobre o preenchimento de FABS nos dias 14 e 15 de março. A formação começou no sábado das 14:00 às 17:00, e domingo das 08:00 às 12:00, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Foi muito gratificante, pois elas conseguiram ver e tirar as dúvidas sobre o preenchimento e disseram que diante de tudo aquilo seria mais fácil para elas continuarem sua missão nas comunidades.

Maria Lucinete da Silva – Coordenadora de Setorfoto0416

Equipe Missionária da Pastoral da Criança da Diocese de Mossoró – RN visita Ramos da ÁREA VII.

Dia 07 de Março de 2015 a Equipe Missionária da Pastoral da Criança chega ao município de Almino Afonso – RN para visita ao Ramo Sagrado Coração de Jesus – 6529 conversou com o Padre George, Coordenador de Ramo e Líderes para juntos montarem um planejamento para reativar a Pastoral da Criança que está sem vida, ficando acertado que os Lideres iriam fazer atualização dos Cadastros das Crianças e Famílias das Comunidades fazer a Celebração da Vida e reanimar o Ramo com o propósito de até o final do ano atender mais de 50 % das crianças pobres do município.
Às 11: 00 foi realizado um encontro de sensibilização com Lideranças das comunidades do Ramo Santo Antônio dos Pobres – 4521 do município de Rafael Godeiro – RN para reativar o Ramo. Foi decidido que os Líderes fariam o levantamento das Crianças e Famílias e agendado com a Coordenadora de Área Luciene Evaristo para o dia 21 de Março de 2015 haverá eleição para escolha do Coordenador de Ramo e em seguida fazer a Celebração da Vida e enviar as 1ªs FABs para dar Sinal de Vida com data agendada para a Capacitação e atualização do Guia do Líder.
Às 14:00 horas a Reunião foi no Sítio Exú em Lucrécia – RN com o objetivo de aumentar o grupo de voluntariados, Crianças, Famílias e Comunidades do Ramo São Francisco de Assis – 3652, onde compareceram 08 pessoas que vão fazer parte da Pastoral da Criança, ficando marcado a data da Capacitação do Guia do Líder.
Dia 08 de Março de 2015 às 09:00 horas se reunimos no Ramo Nossa Senhora das Graças – 6550 onde foi discutido com o Coordenador Raimundo Nonato de Almeida e Líderes o Ramo sem vida e realizado um planejamento para reativar a Pastoral da Criança ficando marcado uma próxima Reunião com Coordenadores, Líderes e comunitários para o dia 25 de Abril de 2015 onde haverá eleição para a Coordenação de Ramo.
Às 14:00 horas nos dirigimos para a Serra de Patu – RN para uma visita ao Ramo Nossa Senhora das Dores – 2855 onde nos encontramos com a Coordenadora Rita Clementino de Brito e Líderes da Pastoral da Criança onde fora discutidos os Erros das FABs, atraso de Prestação de Conta e o Estágio da Evolução do Ramo. A data para escolha da Coordenação de Ramo será discutido em outro momento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

ENCONTRO COM OS COORDENADORES DE RAMO E ÁREA

NO DIA 19 DE MARÇO TIVEMOS MAIS UM ENCONTRO NA SEDE DA REGIONAL DA CNBB/NE-2 DO SETOR RECIFE/67 COM OS SEUS COORDENADORES. SÃO JOSÉ, O SANTO DO DIA, FOI NOSSA REFERÊNCIA ESPIRITUAL E NOS AJUDOU PARA UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSA MISSÃO. COMO SEMPRE, DISCUTIMOS E PLANEJAMOS NOSSAS ATIVIDADES. GOSTARIA DE TERMINAR AGRADECENDO A DEUS E A TODOS OS LÍDERES E COORDENADORES PELA DEDICAÇÃO A MISSÃO AO REINO DE DEUS. UM FORTE ABRAÇO