Arquivos mensais: outubro 2015

Mobilização para incentivar doações pela conta energia no Estado do Ceará

Campanha de energia  – Capacitação de líderes e mobilização nas comunidades para incentivar doações no Ceará

Uma forma de divulgar o trabalho da Pastoral da Criança e ainda encontrar pessoas que ainda não conhecem, mas querem ajudar no acompanhamento das crianças, gestante e famílias.  As pessoas se motivam em ajudar quando o assunto é criança.

No período de 05 a 16/06 fizemos capacitação e mobilização da campanha  em diversas paróquias do  Setor Limoeiro do Norte e de 03 setores da Arquidiocese de Fortaleza. Foi  gratificante poder ver a motivação das líderes e coordenadoras que estão se empenhando na busca de recursos locais.

Como resultado, conseguimos  um total de 114 doações.

Entre eles: Setor 56- Limoeiro do Norte,  Setor 45-Fortaleza Região II, Setor 49 Fortaleza- Região Serra, Setor 44- Fortaleza- Região Sertão.

Segue algumas fotos  das diversas Paróquias que participaram desta capacitação campanha energia. São elas:

Paróquia Divino Espírito Santo- Comunidade Arraial, Sitio Espinho, Limoeiro Alto.

Paróquia Imaculada Conceição – Comunidade São Raimundo e Boa Fé.

Paróquia Nossa Senhora das Brotas – Comunidade Bairro São Francisco

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Comunidade Cajueiro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assembleia Anual no Setor Xingu

Nos dias 23 a 25 de outubro de 2015, no setor Xingu, no Pará (PA), aconteceu a Assembleia Anual da Pastoral da Criança, com a presença da coordenadora de setor, dos coordenadores de área e as coordenadoras de ramo. Trabalhamos sobre: correção de FABs, AFL, AFM, segunda parte do Guia do Líder 2015, avaliação e planejamento.

Colaboração: Manoel José Francisco Gonçalves

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança reuniu voluntários em Amargosa neste fim de semana

Com o tema “Amar e Servir”, a Pastoral da Criança da Diocese de Amargosa, na Bahia, Organismo de Ação Social da CNBB, realizou neste fim de semana (16, 17 e 18 de outubro) sua Assembleia Diocesana, que contou com a participação dos coordenadores paroquiais, de zonal e setor. Também marcaram presença no encontro o administrador diocesano, Padre Almiro Rezende e o responsável pelo setor financeiro da coordenação nacional, Bruno Sutério.

Segundo Cristiana Reis, conhecida como Tiana, coordenadora Diocesana, no encontro foi falado sobre o papel da Pastoral da Criança no Conselho de Saúde e a importância das parcerias para o bom êxito das ações. “Também fizemos uma avaliação do ano vigente e planejamos as ações para o próximo ano”, disse.

Para Zenilton Almeida, popular Tim, coordenador paroquial em Jiquiriçá, a assembleia foi um momento muito importante, “pois encontramos colegas voluntários das cidades da diocese, com um carinho e respeito muito especial de todos, principalmente da nossa coordenadora Tiana. Pra mim foi um momento de agradecer a Deus, pois só ele é capaz de nos dar força para está servindo aos irmãos”. O encontro aconteceu nas dependências do seminário menor, em Amargosa.

A Pastoral da Criança (PC), criada há 32 anos pela saudosa Zilda Arns, está presente em 18 países. Na Diocese de Amargosa está implantada em todas as 28 paróquias. A PC acompanha gestantes da concepção até o parto e crianças de zero a seis anos. Procure saber quem são os voluntários em sua comunidade e venha também fazer parte desta rede de solidariedade.

ASSMEBLEIA IMG-20151018-WA0007

Colaboração: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo

ASSEMBLEIA DIOCESANA AVALIATIVA DE JOINVILLE

“Mãos que embalam o berço da Pastoral da Criança jamais morreraão!

(Zilda Arns Neumam)

 Nos dias 14 e 15 de outubro com alegria e disposição reuniram-se: Coordenações de Ramos, Áreas e equipes do setor para a Assembleia Diocesana Avaliativa em Joinville. A Assembleia foi de muito fortalecimento para a caminhada e planejamento para o fututo.

Tivemos  a assessoria da coordenadora do Núcleo Leste de SC, Maria Rosana S. Guedes, com sua vasta experiência na Pastoral e seu jeito compreensivo e simpático de trabalhar com o grupo, o qual gostou muito e sentiram-se animadas para continuarem esta sublime e brilhante MISSÃO na defesa e promoção da VIDA de nossas crianças e famílias. Recebemos a alegre visita do Pe Adenir Ronchi, Vigário Geral, Pe Sérgio Silva, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pe. Inácio Giacomelli, padre referencial da Pasoral da Criança , que nos motivaram com suas ricas mensagens de pastores, agradecendo e encorajando a continuarmos firmes e perseverantes neste barco de Jesus que é a missão da Igreja          Que o Deus da vida nos acompanhe! A você que é exemplo de dedicação, amor e doação, colaboração renove sempre o seu SIM como Maria.                                                                                                                       Ir. Salete Wiggers – Coordenadora Diocesana Joinville, SC

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Pastoral da Criança comemora 30 anos na Diocese de Caxias do Sul (RS)

“Para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância”. Este é o lema que traduz a missão da Pastoral da Criança, que completa 30 anos de atuação em nossa diocese. Para celebrar a data, no próximo sábado, dia 17, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, haverá um dia de confraternização.

As líderes estarão reunidas com a coordenação diocesana, juntamente com a coordenadora nacional, Irmã Vera Lucia Altoé. A programação inicia às 9h com a acolhida e com partilha de testemunhos. Às 11h, haverá celebração eucarística e, ao meio-dia, será servido almoço no salão paroquial. À tarde, a programação prossegue com recreações e outras atividades.

Histórico
A Pastoral da Criança iniciou na Diocese de Caxias (Rio Grande do Sul), na paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, em 1985. A primeira coordenadora foi a Irmã Carmen Ritter. Após, assumiram a coordenação: Irmã Severina Erminia de Lima, Suzana Casagranda dos Santos, Alice Bidese, Beatriz Regina Agustini, Rosane Formolo e, atualmente, Doracélia Mello dos Santos.

A Pastoral da Criança está presente em 11 municípios, totalizando 28 paróquias. São atendidas 135 gestantes, 2700 famílias e 2900 crianças. Recentemente, foram abertas mais cinco comunidades e três foram reativadas. Esta missão é desempenhada por 225 líderes.

Colaboração:
Elton Marcelo Aristides – Assessoria de Imprensa – Diocese de Caxias do Sul