Arquivos mensais: novembro 2016

Espiritualidade e Formação Continuada

 

 

Aconteceu no dia 27 de Novembro de 2016, na Casa dos Conselhos Municipais do Município de Belém do Brejo do Cruz – PB, uma formação com todos os lideres, coordenadores de comunidades e equipe de apoio da Paroquia de São Sebastião, com o Vigário Padre Anderson Braga.

O mesmo iniciou o encontro com uma bela oração e fez uma reflexão sobre a oração do líder da Pastoral da Criança com três perguntas. O que te motiva na Pastoral da Criança? Qual é o seu objetivo? Como você trabalha a Espiritualidade frente a tantos desafios?

Em seguida o Padre Anderson perguntou aos lideres quantas criança e famílias cada líder estavam acompanhando na comunidade, quais os desafios que a pastoral da criança esta enfrentando hoje no seu trabalho nas comunidades?

Depois passou a palavra para o Coordenador Paroquial na pessoa de Romualdo Barbosa, onde o mesmo fez apresentação sobre as ações que a pastoral da criança esta realizando nas comunidades, como a participação no Conselho Municipal de Saúde, entre outros conselhos no município. O Senhor Romualdo Barbosa falou sobre as três atividades que o líder realizar mensalmente, o líder da Pastoral da Criança visita as gestantes e crianças de famílias próximas a sua casa. Eles realizam três atividades prioritárias: Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação. Também falou das ações básicas, São as ações que complementam e reforçam as Ações Básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania: Articulador, Alimentação e Hortas caseiras, Brinquedos e Brincadeiras, as ações implementadas segundo as necessidades das comunidades, após a realização das Ações Básicas e Complementares: Comunicação Popular, Saúde Bucal e Hanseníase.

As 10:30 a coordenação de ramo ofereceu um lanche para todos os participantes do encontro, logo depois ouve apresentação do site da Pastoral da Criança para todos. O Padre Anderson agradeço a presença de todos, que esta muito feliz pela participação dos voluntários na pastoral da criança.

Romualdo Barbosa de Araújo – Coordenador de Ramo

Comunicador Popular

Ramo São José na cidade de Venturosa Diocese de Pesqueira – PE, elege nova coordenação.

20161104_095947

No dia 01 de novembro no salão paroquial na cidade de venturosa, foi realizada assembleia eletiva para eleger nova coordenação para o ramo. Luciana Bispo antiga coordenadora junto com o coordenador de setor fizeram o processo eletivo o qual foi escolhida: Josilene Bezerra Galindo e logo ratificada pelo Padre Erivânio, para dar continuidade a caminhada da pastoral da criança no ramo. Agradecemos aos líderes que fazem parte dessa rede de solidariedade e amor.

20161104_091131

20161104_091415

20161104_091500

20161104_095846

Dalmo Leite
Comunicador popular

Setor 168 (Caratinga – MG) sob nova coordenação

Entre os dia 1º a 3 de julho, no Centro Pastoral Bom Pastor em Manhuaçu, aconteceu a Assembleia Avaliativa e Eletiva da Pastoral da Criança da Diocese de Caratinga. Na sexta-feira, dia 1º a equipe de Coordenação Diocesana, acolheu a todos com uma calorosa recepção e com um momento de espiritualidade, organizada pela Forania de Inhapim. No sábado, dia 2, pela manhã, padre Marcondes, atual Assessor Diocesano da Pastoral da Criança, ministrou uma reflexão sobre o tema:” As Maravilhas do Senhor em Nossas Vidas através da nossa Vocação”, baseado na Exortação Apostólica do papa Francisco, Laudato Si. Por volta das 10 horas, Dom Emanuel chegou ao Centro Pastoral, onde permaneceu até o dia seguinte para celebrar a missa de encerramento. A tarde foram organizados 6 grupos para que fossem refletidos e avaliados os andamentos da pastoral em cada forania, em seguida houve o plenário. A noite, como já é de costume, aconteceu a Noite Cultural organizada por Ângela Mota e a equipe de cantoria e a comemoração dos aniversários com um delicioso bolo. No domingo, dia 3, houve a eleição do novo coordenador diocesano da Pastoral da Criança, sendo eleita como coordenadora Isa Cordeiro Pires Moreira, atual coordenadora da Forania de Carangola e como suplente Maria Cecília Carvalho Rebelo, coordenadora da Forania de Manhuaçu, as quais irão assumir em janeiro de 2017. Logo após a eleição Dom Emanuel proferiu palavras de boas vindas à nova coordenação e iniciou a Celebração da Eucaristia. Em sua reflexão, Dom Emanuel, destacou as seguintes palavras: “Não podemos nos esquecer de que o sofrimento é redentor, nos aproxima de Deus!”, encorajando os Lideres da Pastoral da Criança a nunca desanimar diante dos obstáculos.

Márcio Santos, que deixa a coordenação da Pastoral da Criança em janeiro de 2017, disse a nossa equipe: “Louvado seja Deus, já temos uma nova coordenação. Neste sentido peço a todos que rezem , a fim de que o Espírito Santo possa suscitar nesta nova equipe o desejo ardente de servir a Deus, através do Ministério da Coordenação na Pastoral da Criança. Não tenho dúvidas: Deus sempre cuida de seus escolhidos e jamais os deixam só, e como dizia Dra. Zilda: “ Quanto mais a gente se dedica mais amor a gente sente”. À Isa Cordeiro, coordenadora eleita, incansável missionária, e a toda sua equipe queiram receber minha valiosa estima e admiração pela missão que continuará realizando à frente desta tão nobre pastoral. Quero, em nome de todos, louvar e bendizer a Deus por suas vidas e desejar pelas mãos de Maria Santíssima as bênçãos necessárias de seu filho Jesus”.

Márcio Santosassembleia-eleitiva-01 assembleia-eleitiva-08assembleia-eletiva-09

Dia da Criança em São Sebastião do Tocantins (TO)

No dia 12 de outubro de 2016, a partir das 16h, no rincão da Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião Mártir, na cidade de São Sebastião do Tocantins (TO), foi realizada uma festa de confraternização e comemoração ao Dia das Crianças que são atendidas pela Pastoral da Criança no Setor 388, Ramo 1497. A festividade reuniu inúmeras crianças e mães que vieram comemorar mais um ano de acompanhamento de nossas crianças, bem como da caminhada espiritual da Celebração da Vida.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir de doações de leigos da comunidade, pequenos empresários da cidade e da primeira dama do Estado, a equipe da Pastoral da Criança arrecadou vários brinquedos e presentes para serem entregues às crianças, além de um lanche comemorativo para ser entregue a todos no final da celebração. A Pastoral da Criança é extremamente agradecida pelas doações e pela generosidade daqueles que com o seu pouco, fizeram um muito para nossas crianças.

As comemorações se iniciaram com as boas vindas da Coordenadora da Pastoral da Criança, a senhora Maria Gomes, que apresentou também as líderes de cada setor, destacando o compromisso de cada uma na missão em prol das crianças de nossa cidade. O momento foi de agradecimento a Deus pelo dom da vida de cada criança ali presente e de todas as crianças em que o trabalho pastoral alcançou e se firmou.

Em seguida, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que moram na sede paroquial, fizeram um breve estudo da palavra de Deus, envolvendo a comunidade ali reunida. Parabenizando também, as crianças, o trabalho das líderes e a participação das famílias no projeto em prol da construção do reino de Deus, por meio do trabalho com os mais carentes e mais necessitados.

Também como forma de envolver todas as crianças foram realizadas brincadeiras, desfile do “Garoto e da Garota Pastoral”, entrega de brinquedos e sorteio de brindes. A festividade se encerrou com a distribuição do bolo e entrega do lanche para todos.

A Pastoral da Criança de São Sebastião do Tocantins tem um compromisso com a vida de todas as crianças e a celebra com entusiasmo, vendo no próximo, a figura divina e, no irmão que ajuda, o poder da ação divina. Agradecemos ao nosso Pai celestial que muito tem abençoado a Pastoral da Criança de nossa cidade, e oramos a Ele que nos dê força a cada dia para construirmos em cada gesto e em cada ação, o seu reino, aqui na Terra.

Colaboração:  Clebson Gomes