Arquivos mensais: novembro 2018

Pastoral da Criança Diocese de Pesqueira-PE celebra 30 anos de missão.

30 anos de Missão na Diocese de Pesqueira 

         A pastoral da criança chegou em nossa diocese no ano de 1988 na cidade de belo Jardim, sob a responsabilidade do padre José Miguel tendo com bispo Dom Manuel Palmeira da Rocha, começou na paroquia de Nossa Senhora do Bom Conselho e se estendeu para a paroquia de São Pedro tendo como como primeira coordenadora Rivanete que junto com as irmãos doroteias: irmã Cícera, irmã Terezinha e irmã Zefinha, faziam um trabalho muito bonito nas comunidades  onde a missão e ação acontecia, juntas levando vida nova as crianças em situação de risco. Esta pastoral foi crescendo e em 1989 chega a Pesqueira a convite de padre Pedro: Eunice, Lucia e Margarida passaram atuar na paroquia de Santa Águeda e na da Imaculada Conceição respectivamente levando vida e esperança as crianças e mães através do acompanhamento da missão, solidariedade e organização. Mobilizando pessoas voluntarias (nossos líderes) que junto as famílias desenvolviam atividades de saúde, educação e cidadania tendo sempre em primeiro lugar a missão.

         Incentivados sempre por Drª Zilda fundadora da Pastoral, e envolvendo as lideranças nos conselhos municipais, estaduais e nacional lutando para que os direitos fossem garantidos, tornando as pessoas mais conscientes dos seus direitos e deveres. Das nossas famílias acompanhadas transformando a realidade sofrida das nossas crianças. Depois fomos levando a pastoral a outros municípios de nossa Diocese descobrindo lideranças, que apesar dos grandes desafios seguimos em frente com amor e dedicação até os dias atuais, como dizia a nosso fundadora “ nunca se deve complicar o que pode ser feito de maneira simples” .  Ele em 1994 fez sua 1ª visita a nossa Diocese, para nossa alegria foi ela quem fez a palestra para os representantes que saíram escolhidos para a implantação do conselho tutela de Pesqueira que também contou com a presença dos líderes e autoridades do nosso município.

Na diocese outros coordenadores estiveram a frente da nossa pastoral, Eunice, Adrianna, Deydson e agora Lucianna cada um com seu jeito cuidado dos líderes, os bispos: Dom Dino, Dom Francisco Biasin e agora Dom Jose Luís que sempre estão nos apoiando, animando e juntos nessa missão. Hoje somos quase 700 líderes em toda diocese, fazendo 9.596 acompanhamentos.

 

Dalmo Leite

Comunicador Popular

Pastoral da Criança celebra o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança

A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Piedade do Éden – Sorocaba_SP –  realizou no dia 20 de novembro o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança foi instituído pela Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC) e a data – 20 de novembro – foi escolhida por ser o Dia Internacional da Infância e, também, da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança.

A programação foi realizada no Centro Social da Paróquia e teve inicio às 14h com a oração do terço, cada uma das dezenas foi composta dos membros das diversas pastorais, comunidades e movimentos.

Logo em seguida foi celebrada a Eucaristia presidida pelo Pe. Luciano Andreol, pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, de Perus, São Paulo. As leituras proclamadas ajudaram a refletir sobre o cuidado com a criança recordando o exemplo das Parteiras do Egito e também de José e Maria por ocasião da fuga para o Egito.

Este rico momento de oração terminou com o chamado para a Ação, com o convite para ser líder da Pastoral da Criança. Em seguida toda comunidade se confraternizou com um lanche alternativo preparado pelas líderes da pastoral.

  • : são_paulo
  • : Sorocaba
  • : Sorocaba

Segunda Rua de Lazer Paróquia Imaculada Conceição Monte Belo Diocese de Guaxupé

Na manhã do dia 27 de outubro de 2018, as crianças puderam se divertir durante a segunda Rua de Lazer realizado no centro da cidade de Monte Belo-MG.

Com o objetivo de resgatar os jogos e as brincadeiras de rua, o evento foi organizado pela Pastoral da Criança e contou com a ajuda de Profissionais de Educação Física e grupo de jovens da Paróquia.

Mais de 200 crianças puderam passar uma manhã agradável se divertindo através de jogos de futebol, basquete, vôlei, queimada, peteca, boliche, amarelinha, pula corda, slackline, pintura e carrinhos de rolimã, atração do evento.

Além disso, as mães puderam se informar sobre nutrição com a Nutricionista Laysa Bueno.

  • : minas_gerais
  • : Monte Belo
  • : Guaxupé