Aconteceu nos dias 01 e 02/12 em Bom Jesus a Assembleia da Pastoral Criança com a presença dos Coordenadores de Ramo, Comunicadores, Missionárias, Pe. referencial e convidados. Foi um momento privilegiado para parar a correria diária, refletir sobre o chamado de Cristo para contribuir na construção do seu Reino, doando parte de seu tempo e de sua vida em prol dos pequenos e pobres, além de ser sido um momento singular para avaliar, planejar e celebrar os trabalhos realizados por cada Ramo em suas respectivas comunidades, durante o decorrer deste ano.
O grupo foi brindado com uma excelente colocação do Pe. Raimnudo Nonato, referencial da Pastora da Criança para o Setor de Bom Jesus, sobre o Ano da Fé. Ele ajudou os participantes adentrarem no contexto proposto pelo Papa Bento XVI para bem vivenciarmos este ano temático, além de oferecer pista de ação e celebração deste ano nas Comunidades locais de cada ouvinte. Durante os trabalhos foi realizado uma Oficina de Formação Contínua Integrada com base nos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) que buscou facilitar a compreensão da aplicação dos mesmos na missão cotidiana do Líder, com o intuito de estar fortalecendo a correção das mesmas antes de serem enviadas para a Coordenação Nacional. Foi oferecido aos participantes, pela primeira no Setor, ver o Sistema de Informação da Pastoral da Criança em tempo real, pela internet, pois já tinham ouvido falar da Sistema de Informação em outros momentos de formação contínua, mas foi a primeira vez que o visualizaram. Eles adentraram na dinamica do Estágio de Evolução de sua Comunidades, Metas e Coberturas, Fabs, além de outros. Foi um momento muito significativo, pois eles comprrenderam a importância de enviar as Fabs mensalmente, ajudando assim alimentar o Sistema de Informação.
Significativo foi a gforma criativa e envolvente utilizada por Daniele, Missionária presente no Setor, conduziu o momento do planejamento, ela começou com um filminho chamado: “Quem mexeu no meu queijo”, que teve como objetivo levar os participantes a refletirem sobre seu tipo de atuação no Ramo que coordena, após os participantes avaliaram as luzes e sombras prsentes durante o ano em cada Ramo. Posterior a este momento, os participantes foram divididos em dois grupos para a elaboração do planejamento do primeiro semestre de 2013. Cada Ramo tentou organizar seu planejamento enfocando as ações básicas, ou seja, Capacitação no Guia do Líder, para que posteriormente as demais ações possam ser organizadas e possam realizadas nos Ramos, além de agendarem a visita da Coordenadora de Setor e do Pe. referencial em suas Comunidades. O planejamento foi encerrado com a dinâmica intitulada: “O grande encontro das mãos” que tinha como principal objetivo fazer despertar em cada um a necessidade de estar em contato com o outro, além de importância do trabalho em equipe.
No domingo dia 02/12 os participantes foram agraciados com uma belíssima e concreta colocação do pe. José Valdo que falou sobre as 05 Urgências da Ação Evangelizadora da igreja no Brasil (2011-2015). Foi um momento muito singular pois trouxe a tona a necessidade de sermos cativado e envolvidos pelo desejo de pertencer a Cristo, ajudando-o a solidificar seu Reino em nosso mundo tão conturbado por diversos tipos de barulhos, e tão “fechado” para o cuidado com os mais necessitados. Este momento culminou com a Celebração Eucaristica, onde pudemos alimentar nosso coração e nossa alma com o Coprpo e Sangue do Senhor.
A Assembléia num todo, foi surpreedente pois conseguiu despertar nos participantes o desejo de ser fiel a missão que receberam do Mestre, além de ter incultido em cada Coordenador a necessidade de uma espiritualidade enraizada no próprio Cristo, e de fazermos aprte de uma Pastoral que não está alheia à Igreja, mas ser uma Pastoral em consonância com a mesma. Os participantes foram ainda agraciados com a participação da Missionária Zofia Kusy que percorreu o Setor juntamente com a Coordenadora diocesana Luiza Ribeiro e a Missionária Daniele Orlovski, animando e testemunhando a importância deste trabalho em prol da vida em cada Comunidade.
Os participantes foram ainda agraciados com a presença do jovem Comunicador da Pastoral da Criança neste Setor, Janderson Andrade, que auxiliou na animação, e ainda com uma noite cultural, onde tivemos a presença de músicos locais nos presenteando com suas bleas vozes e dando vida ao momento de confraternização.
Por tudo o que de bom foi acontecendo nesta Assembleia, louvamos e agradecemos a Deus e pedimos que seja Ele próprio a recompensa de cada um que doa um pouco de si, para que o Reino seja de fato implantado em nossa Comunidade.
Missionária Daniele Orlovski