Comunidades de comunidade: uma nova paróquia

No primeiro semestre  de  2013, as líderes Maria do Amparo e Ivonete implantaram  a  Pastoral da Criança na Comunidade Jardim Aristildes (grota Samambaia), na Paróquia Santa Terezinha, no bairro da Serraria, Maceió – Alagoas. Contamos com o apoio do Pe José  Augusto,  orientando  a nos unir aos homens do terço. Está sendo uma experiência  muito enriquecedora, pois a mesma nos dá oportunidades  para iniciar a  Pastoral da Criança num contexto  de vivência de fé e vida. Em conversa com o Padre  ficamos sabendo  que  o mesmo havia comprado um terreno para a construção de uma capela. Ficamos muito alegres. Momentos  de  oração da reza do terço de Nossa Senhora junto com as crianças, jovens e adultos. Percebemos a sede de Deus das pessoas. Atualmente ao nos aproximarmos da comunidade, as crianças perguntam: “ TEM IGREJA HOJE? ”. Sentimos  mais próximos de Deus, nos dá muita alegria em sermos presença e instrumentos de Deus. Como é gratificante implantar  a Pastoral da Criança em parceria  com outros movimentos da igreja. As dificuldades  diminuem e sentimos mais coragem para enfrentar os desafios que se apresentam diante do quadro de pessimismo, violência, indiferença e esquecimento(palavra usada pelos moradores da comunidade referida). Nosso objetivo  é  despertar  líderes  local, porém percebemos que  é necessário oportunizar momentos de oração para brotar diante da fé compromisso com a igreja e com os irmãos mais  próximos.

Realizamos mensalmente  as atividades da Pastoral da Criança como:  visitas as famílias  com gestantes e crianças de 0 a 6 anos, orientando sobre a vida. Buscamos unir fé e vida. Nos momentos de visita desejamos a paz e conversamos sobre um versículo de um salmo e em seguida  conversamos sobre a vida das gestantes e crianças através dos indicadores  de saúde, educação, nutrição e cidadania.

Realizamos  Celebração da Vida onde pesamos as crianças e orientamos as mães sobre o estado nutricional das crianças. Realizamos também momentos do brincar com narração de histórias, brincadeiras, etc.

O local onde rezamos o terço ainda está  só o terreno. Os homens do terço colocaram a  cruz e um banner de Nossa Senhora. É nesse espaço que junto com os homens do terço, rezamos o terço, partilhamos a palavra de Deus e percebemos o começo de uma vivência de fé dos moradores da comunidade que expressam muita vontade de ter uma capela construída. Em momentos de conversa escutamos as pessoas: “ nós somos esquecidos por todos” . a expressão  dos rostos é de sofrimento, que são esquecidos esquecidos por todos” . a expressão  dos rostos é de sofrimento, que são esquecidos de vida. As palavras do papa Francisco nos encorajam a sermos presença de Deus no meio dos pobres.  Convidamos a todos a colaborar conosco neste início de Pastoral da Criança e a construção de uma capela que segundo o Padre vamos construir com a graça de Deus.

 

Implantação da Pastoral na comunidade.

 

Líderes implantam Pastoral na comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.